Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
luyspaulo: oi luyspaulo!! tudo bem?? Você pode renderizar somente um pass de hair and fur no
3ds Max tranquilamente.
Só tem um pequeno problema. O único filtro que o render element de \"hair and fur\" do 3ds Max aceita é o método de render
\"buffer\" usando tanto o
Scanline default do
3ds Max quanto o render
Mental Ray.O problema do
\"buffer\" do
hair and fur do
3ds Max é que ele demora bem mais no render do que o método de
render \"mr prim\" e do que o
\"geometry\".No método de
render \"buffer\" do
hair and fur do
3ds Max, você não consegue ver a prévia de como está ficando a
qualidade do seu hair and fur na janela de
frame buffer do
3ds Max.Com o método de
render \"buffer\", o
3ds Max só gera o
hair and fur quando termina o
render final, depois o
3ds Max faz um pequeno render do pass de
hair and fur pra você.
Para usar o
render element de
hair and fur é bem simples. Basta abrir a janela de
\"Environment and effects\" do
3ds Max, teclando
\"8\", clicar na guia superior
\"Effects\", depois clicar em
hair and fur, e em
\"hair rendering options\" lá embaixo, escolher a opção de
\"buffer\" para gerar o pass de hair and fur pelo 3ds Max.
Esta é a imagem teste que eu fiz no 3ds Max 2013, um simples box com o modificador \"hair and fur\", plane com material branco, uma luz daylight system e render Mental Ray.
Para gerar os passes de render elements, basta teclar
F10 para abrir a janela de
render scene ( escolhi o
Mental Ray como render ), clicar na guia superior
\"Render elements\", depois clicar no botão
\"Add\" ( adicionar ) e escolher quais
canais de render elements você quer gerar na sua imagem, tudo bem??
ATENÇÃO: Selecione cada render element em separado, clique na caixinha com três pontinhos embaixo de \"name\". É nesta caixinha aonde você vai escolher a pasta externa aonde o 3ds Max irá salvar os seus renders elements.
Por padrão, o
render elements é salvo na pasta
C:\\Users\\Seu nome\\Documents\\3dsMax\\renderoutput. Não esqueça de colocar o nome de cada render element, por exemplo, clicando no render element hair and fur, cliquei na caixinha dos três pontinhos ( marcado com o número 4 em vermelho ) e abre a janela do
\"Render element output file\", para você digitar o nome do element que deseja, no meu caso, coloquei hair and fur porque o element que vai ser gerado em separado é exatamente o hair and fur, tudo bem??
** Acompanhe a imagem abaixo:Os
renders elements que gerei neste cena foram estes da imagem abaixo:
hair and fur, background, atmosphere, alpha, lighting, material ID, mr A&D ( Arch & Design ) diffuse, mr A&D ( Arch & Design ) reflections e mr A&D ( Arch & Design ) specular.Se quise mudar qualquer coisa como cor do hair and fur, escolha o pass de hair and fur gerado pelo 3ds Max e use o
\"Photoshop\" ou
\"Gimp\" para alterar o que você quiser do
\"hair and fur\".Fiz um render teste de uma imagem bem simples com um box aplicado um hair and fur, um plane com material branco, uma l
uz daylight system e o render
Mental Ray.
Olhe o teste que fiz rapidamente pra você, luyspaulo:
*** Renders elements que foram gerados:1.0- hair and fur ( renderizado com o render Mental Ray com a opção de \"buffer\" do \"hair rendering options\".
2.0- Background ( que é o fundo, como eu salvei com a extensão .tga e com canal alpha, automaticamente o fundo sai branco ). Não tem o que mostrar no background.
3.0- Atmosphere: Não saiu nada porque tem que ter algum tipo de atmosfera e efeito especial na cena com partículas e não coloquei nenhum efeito especial e nenhuma partícila. Também neste passo não tem nada.
4.0- Alpha ( canal alpha, onde tem 3d é branco ( alto relevo ) e onde não tem 3d é preto ( baixo relevo ), facilita muito na composição de vídeo e edição de imagens, pois permite retirar o fundo facilmente e colocar o que você quiser.
5.0- Lighting ( guarda informação luminosa, luz, sombras e Global Illumination também. )
6.0- Material ID ( identified object ). São as cores que identificam cada objeto 3d, uma espécia de camada de cor ( layer ).
7.0- mr A&D Level Diffuse: canal diffuse dos materiais Arch & Design.8.0- mr A&D Level Reflections: canal de reflexão dos materiais Arch & Design. Ideal para cenas com objetos reflexivos.
9.0- mr A&D Level Specular: caal de reflexão polida e especular em cenas com objetos metálicos do canal specular dos materiais Arch & Design.
Como no teste que eu fiz não tem nenhum objeto com material metálico, portanto não apareceu nada, mas se tivesse um objeto metálico, tinha aparecido o canal destacado para que pudesse ser modificado da forma que eu desejasse.
Peguei o element
\"hair and fur\" e modifiquei as cores dele no Photoshop, sem ter que renderizar de novo no
3ds Max. Isso facilita e muito a vida cotidiana de quem tem que alterar muitas coisas nas suas imagens e não quer esperar tanto tempo de render para sair a sua imagem final.
Mudei a cor do hair and fur no
Photoshop, adicionando um
fill color vermelho no layer do element
hair and fur e foi preservado o brilho e o specular dos fios.
Hair and fur vermelho:Hair and fur verde:Hair and fur azul:Espero ter ajudado de alguma forma, luyspaulo.
Forte abraço e sucesso!!
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...