Acho melhor se manter em inches no botão SYSTEM UNIT SETUP e na janela UNIT SETUP converter no DISPLAY para uma unidade que vc conheça bem (cm ou metros por exemplo).
Entendendo mais um pouco sobre esta questão de unidades de medidas no max. O 3ds max trabalha por padrão (default) com unidades em polegadas (inches)(botão System Unit Setup), mas estas unidades são impostas externamente como genéricas. Tanto é que se vc inserir na cena um box de 1x1x1 e converter o modo de visualização das unidades (no Display da janela Units Setup) para centímetros, aquele mesmo box vai passar a ter 2,54cm x 2,54cm x 2,54cm. O 3ds max tem duas formas de configuração das unidades de medidas, e uma delas é justamente o exempo que mostrei com o box, ou seja, é uma conversão de uma unidade para outra (seria a mesma coisa que dizer 10 polegadas são 25,4 centimetros, pois 1 polegada = 2,54cm) Viu como o tamanho ou escala não mudou? Houve somente uma conversão de unidades. Também a mesma coisa que converter dolar para real. Só houve conversão de moeda, mas o valor permanece o mesmo . A outra forma de configuração nas unidades de medidas dentro do max é feito como se fosse uma troca da própria unidade, mas mantendo o número. Exemplo; o que antes era tratado como 1 polegada agora será tratado como 1cm ou 1m ou 1km, etc. Viu a diferença? É justamente nisto que que teremos muitos problemas de configurações, porque muitos objetos (principalmente relacionado a arquitetura) já estão por padrão com configurações corretas (exemplo a espessura do vidro das portas e janelas posui +- 1/4 de polegada = +- 0,6cm). Se for mudado a unidade para metros, por exemplo, o mesmo vidro vai passar a ter uma espessura de 1/4 de metro = 25cm. Absurdo! Agora se mudar somente a visualização da unidade de medidas aí a espessura do vidro permanecerá com 0,6cm ou 0,006m (conforme a unidade no Display para qual foi mudada). Outra coisa é que é preferível trabalhar no max com centímetros. Mas não é mudar a unidade de medida do programa, mas somente o seu modo de visualização (igual ao primeiro exemplo que dei do box) Lembra-se? Porque se vc usar metros e não centímetros, há alguns parâmetros que estão configurados como milésimos de centimetros (exemplo 0,001cm). E a configuração padrão de precisão do max é configurada como até 3 casas decimais, ou seja, até 0,000. Se vc usar metros em lugar de centímetros o valor 0,001cm passa a ser 0,00001m. Aí este valor ficaria como, simplesmente, 0,000 porque a quantidade de casas decimais está sendo insuficiente para poder visualizar o número. E isto ocorreria em um efeito muito diferente para aquilo que estava configurado como 0,001 e agora passou a ser 0,000 por causa das casas decimais. E sabemos que 0,001 é bem diferente de 0,000. Porque o primeiro, depois do 1 há infinitos zeros, tornando-o imenso em relação ao segundo (0,000) que é zero absoluto. Bom! Num sei se esta parte vc vai conseguir entender, pois as vezes me enrolo no meio de campo (na explicação). Continuando.... aí para poder resolver o problema de continuar trabalhando em metros vc teria que aumentar a quantidade de casas decimais de 3 para 5 casas.
3 casas 0,000> 0,001cm = 0,000m
5 casas 0,00000> 0,00100cm = 0,00001m
uma outra coisa importante é quando usamos modelos prontos de bibliotecas. Esses modelos é bem provável que foram modelados na unidade de medida polegadas (inches). Se vc mudar de unidade na janela System Unit Setup (de inches para centimetros por exemplo), tu vai ter que ficar escalonando esses modelos. Uma porta de 2,1m passará a ter menos de 1m. Aí tu tem que ficar perdendo tempo escalonando até que fique num tamanho coerente.
Veja aí na imagem anexada para vc ver onde é configurado as unidades de medidas.
Caso eu não conseguir ser claro em algum assunto pode falar aí a vontade que tentarei explicar de uma outra forma.