Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

joncar2012   Bento Gonçalves - AC
Alexandro   Cascavel - PR
Alexandro   Cascavel - PR
Leandro   São Paulo - SP
RafaGama   São Paulo

Portfólios Ver Mais

brito   maranhão
Evandro   Joinville - SC
andre.denzel   Sao Jose dos Campos
lokiibr   rio de janeiro - AC

qual a unidade certa para se trabalhar com animacao?

Por: carolinda14  

Em: 24/05/2013 14:28

oi pessoal tudo bem minha duvida e a seguinte:
qual a unidade que eu devo usar para se trabalhar com animacao no max?
Eu costumo nao mexer nas unidades do programa, mudo apenas o Display das unidades para cm, porem trabalho com maquetes, acredito que pra animação o ideal é deixar tudo padrao, inches
Vai depender, pessoa andando, carro, avisao, arquitetura etc...

Cuida, caso vc fizer algo que tenha uns 9 metros, na viewport poderá fica extramanete pekeno, pq vc colocou em medidas gigantescas. Ai vc pega aquele objeto de 9 metros e coloca em 3 metros, ferrou, será minusculo.

Tenta fazer as medidas do plano no perspective em 3x3 metros.

Imagem 2: Ideial
Imagem 3: Exagero onde mostra que vc tem 60Mtros em um quadrado pekeno, imagina se vc kiser fazer ele com 1 metro ? vai sumir na tela de tao pekeno
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Acho melhor se manter em inches no botão SYSTEM UNIT SETUP e na janela UNIT SETUP converter no DISPLAY para uma unidade que vc conheça bem (cm ou metros por exemplo).

Entendendo mais um pouco sobre esta questão de unidades de medidas no max. O 3ds max trabalha por padrão (default) com unidades em polegadas (inches)(botão System Unit Setup), mas estas unidades são impostas externamente como genéricas. Tanto é que se vc inserir na cena um box de 1x1x1 e converter o modo de visualização das unidades (no Display da janela Units Setup) para centímetros, aquele mesmo box vai passar a ter 2,54cm x 2,54cm x 2,54cm. O 3ds max tem duas formas de configuração das unidades de medidas, e uma delas é justamente o exempo que mostrei com o box, ou seja, é uma conversão de uma unidade para outra (seria a mesma coisa que dizer 10 polegadas são 25,4 centimetros, pois 1 polegada = 2,54cm) Viu como o tamanho ou escala não mudou? Houve somente uma conversão de unidades. Também a mesma coisa que converter dolar para real. Só houve conversão de moeda, mas o valor permanece o mesmo . A outra forma de configuração nas unidades de medidas dentro do max é feito como se fosse uma troca da própria unidade, mas mantendo o número. Exemplo; o que antes era tratado como 1 polegada agora será tratado como 1cm ou 1m ou 1km, etc. Viu a diferença? É justamente nisto que que teremos muitos problemas de configurações, porque muitos objetos (principalmente relacionado a arquitetura) já estão por padrão com configurações corretas (exemplo a espessura do vidro das portas e janelas posui +- 1/4 de polegada = +- 0,6cm). Se for mudado a unidade para metros, por exemplo, o mesmo vidro vai passar a ter uma espessura de 1/4 de metro = 25cm. Absurdo! Agora se mudar somente a visualização da unidade de medidas aí a espessura do vidro permanecerá com 0,6cm ou 0,006m (conforme a unidade no Display para qual foi mudada). Outra coisa é que é preferível trabalhar no max com centímetros. Mas não é mudar a unidade de medida do programa, mas somente o seu modo de visualização (igual ao primeiro exemplo que dei do box) Lembra-se? Porque se vc usar metros e não centímetros, há alguns parâmetros que estão configurados como milésimos de centimetros (exemplo 0,001cm). E a configuração padrão de precisão do max é configurada como até 3 casas decimais, ou seja, até 0,000. Se vc usar metros em lugar de centímetros o valor 0,001cm passa a ser 0,00001m. Aí este valor ficaria como, simplesmente, 0,000 porque a quantidade de casas decimais está sendo insuficiente para poder visualizar o número. E isto ocorreria em um efeito muito diferente para aquilo que estava configurado como 0,001 e agora passou a ser 0,000 por causa das casas decimais. E sabemos que 0,001 é bem diferente de 0,000. Porque o primeiro, depois do 1 há infinitos zeros, tornando-o imenso em relação ao segundo (0,000) que é zero absoluto. Bom! Num sei se esta parte vc vai conseguir entender, pois as vezes me enrolo no meio de campo (na explicação). Continuando.... aí para poder resolver o problema de continuar trabalhando em metros vc teria que aumentar a quantidade de casas decimais de 3 para 5 casas.

3 casas 0,000> 0,001cm = 0,000m
5 casas 0,00000> 0,00100cm = 0,00001m

uma outra coisa importante é quando usamos modelos prontos de bibliotecas. Esses modelos é bem provável que foram modelados na unidade de medida polegadas (inches). Se vc mudar de unidade na janela System Unit Setup (de inches para centimetros por exemplo), tu vai ter que ficar escalonando esses modelos. Uma porta de 2,1m passará a ter menos de 1m. Aí tu tem que ficar perdendo tempo escalonando até que fique num tamanho coerente.

Veja aí na imagem anexada para vc ver onde é configurado as unidades de medidas.

Caso eu não conseguir ser claro em algum assunto pode falar aí a vontade que tentarei explicar de uma outra forma.
New ta parecendo o Danilo com esse texto shauhsaush
New ta parecendo o Danilo com esse texto shauhsaush

HE!HE!HE! Deixa baixo. Deixa baixo. hehe!
Obrigada a todos voces pelas dicas vai me ajudar muito no meu trabalho.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

carolinda14: oi carolinda14!! tudo bem?? A melhor unidade para se trabalhar com animação, realmente vai depender muito do que você deseja animar.

Gostei das respostas de todos os nossos colegas e colaboradores da 3d1, em especial a resposta do nosso amigo e colaborador \"new\".

Também não gosto de mudar o sistema de unidades do 3ds Max ( System Unit Setup ). Sempre deixo 1 unit ( unidade ) = 1 inche ( polegada ).

Não é recomendável mudar o System Unit Setup, a não ser que o artista gráfico tenha muita experiência no 3ds Max em questão de escalas e animação, do contrário terá vários inconvenientes.

Mude somente o display do Units Setup para cm ( centímetros ) pois na escala métrica, é a escala mais próxima de polegadas, mais próxima inclusive do que a escala metros ( m ).

Espero ter ajudado de alguma forma, \"carolinda14\".

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

--------------------------------------------------------------------------------------

Juliano Kloss: oi Juliano, tudo bem?? huahua..kkkkkk... realmente o \"new\" gosta de escrever como eu, mas isso é ótimo porque nos \"esforçamos\" para sermos metódicos e perfeccionistas. [;)]

Obrigado por ter lembrado da minha pessoa, colega \"Juliano Kloss\". Quero ver depois seus mais novos trabalhos para todos nós os admirarmos.

Forte abraço e sucesso, Juliano.

Porto Alegre - RS
Justamente o que expliquei lá em cima é para se tornar mais fácil de se mexer no 3ds max, pois ele trabalha internamente em polegadas (valor real). Nisso, como não temos muito o costume de usar polegadas , somente convertemos para centímetros (é a mesma coisa que converter dolar para real)> 1\" = 2,54cm. Assim se torna fácil manter os modelos em tamanho conforme a realidade.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138081

Últimos membros registrados: EngeviN, fbolcone, diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey.

Usuário(s) on-line na última hora: 636, sendo 18 membro(s) e 618 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: fbolcone, marcola, Fabio Catelleno, qazxsw123, Luis Antonio, Eduardo Ramos, Leonardo, Duda, Ronaldo, JMDesign, Victor Mendonça, Hot, EngeviN, Vladis, Joao Barreto, Adalberto Rocha, CNC, nildoe.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.