Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
flauretti   São Paulo - SP
gutobocchi   Ribeirão Preto - SP
Millow   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

goiabinha   Sumaré - AC
Paulo Lira   ferraz - AC
Kiko 7   São Bernardo do Campo - SP

salvar uma biblioteca de materiais

Por: carlão  

Em: 02/06/2013 10:25

ola,
gostaria de saber se tem como eu criar uma biblioteca de materiais,propia,e salva-la,pra quando eu for usar em um outro pc, possa levar num pendrive,
valeu,
sim tem como ... quando vc abre a janela de materiais ( no exemplo usei a de materiais compacta) vc vai no GET MATERIALS e depois nessa seta preta no canto superior esquerdo. Cria uma nova lista de materais. Toda vez que quizer salvar um material que vc esta utilizando na cena vc clica em cima da textura e arrasta para a lista que vc criou. Para salvar basta clicar com o botao direito em cima da sua lista de material e vai em save as.

O unico problema desse metodo é que eles nao salvam as bitmaps que estao espalhadas no computador eu ja procurei em todo lugar inclusive criei topico aqui mas ninguem conseguiu me dizer se tem como salvar mat lib com as bitmaps todas como se fosse um archieve.

Deu para entender como fazer?
deu pra entender sim é bem facil,de qualquer forma esse metodo ja economiza um tempo,se desse pra salvar os bitmap ai,ficava show,talvez tenha um jeito,vo esperar mais um pouco pra ver se alguem da uma luz,mas ja valeu mesmo,
até mais
o metodo que eu utilizo atualmente é sempre salvar todas minhas texturas em uma pasta separada e carregar a pasta junto ... quando eu aplico o material e nao encontrar a textura eu utilizo um script chamado relink e aponto a pasta ... ai ja encontra certinho a textura .. se vc quizer eu depois te explico como funciona o relink
com certeza,só que ce vai ta explicando prum cara que numca usou script do max,mas agora que eu to pegando firme no max, quero aprende muito,assim que eu voltar do serviço vou ver se eu acho aqui na 3d1,esse script,
até mais
Todo mundo aprende uma hora ou outra nao se preocupe .. o importante é tentar fazer e se tiver duvidas tira-la aqui .. estamos aqui para isso ...

1- Baixe o script relink bitmaps no link http://www.colinsenner.com/relinkbitmaps/Relink%20Bitmaps%20v2.05.mzp

2- Vai no menu MAXScript, opção Run Script selecione o script baixado.

3- Vai para o menu Customize, opção Customize User Interface. Vai na aba Toolbars, em category selecione Colins script. Clique no relink bitmaps

arraste e jogue na barra dos menus.

4- Execute o atalho que vc acabou de criar e vai aparecer uma janela de update avalible e clica em NO.

5- Em Search Directory vai em Browse e coloca o caminho onde que esta a textura. Tentar colocar o caminho o mais restrito possivel. Se colocar o

caminho geral por exemplo C:/ vai demorar muito procurando pasta por pasta. Se for procurar colocar caminho mais restrito por exemplo colocar

c:/texturas/evermotion/archmodels vol.4/

6- ativar as 2 opções IGNORE CASE e IGNORE EXTENSION.

7 - o que aparece em missing files sao as texturas que estao faltando ou com caminho incorreto.

8 - Clique em Relink e espere ate ele encontrar as texturas.

9- Feche a janela e pronto, suas texturas foram procuradas no novo caminho e alteradas com sucesso.
o script instalou de boa,só que num tive as manha de buscar a textura,talvez eu tenha entendido o funcionamento dele,fiz um teste bem basico,coloquei uma imagem no desktop,dentro duma pasta,e segui oque voce disse,mas ele só deu até o caminho da pasta e não encontrou a textura,posso não ter entendido bem o funcionamento dele,mas é que o sono ta pegando,amanhã eu vou fazer um teste mais complexo,ai eu posto oque que deu,o script ta rolando de boa,é só da uma questão de ser a primeira vez :)
até mais
mas essa textura que vc jogou na pasta do desktop ela esta sendo usada na cena? faz o seguinte teste... pega um modelo no evermotion, joga no max, recorta a pasta e joga em outro lugar ... Feito isso o max nao vai encontrar mais as texturas ai usa o plugin, coloca a pasta com o caminho novo e pronto ve se vai funcionar.
Mas se os bitmaps que usamos estiverem organizados, em pastas, dentro da pasta maps, no diretorio raiz do 3dsmax o programa acha a imagem automaticamente. Eu procuro deixar os jpgs sempre na pasta maps. Quando tenho que usar um 3dsmax em outra maquina, gravo as imagens usadas no projeto e levo para copia-las na pasta maps desse outro 3dsmax.

Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
nao so na pasta maps ... se for la no customize e colocar custom user interface o caminho novo vai estar da mesma forma ... o problema é quando vc sai dando merge em arquivos e fica perdendo os caminhos .. projetos muito grandes fica inviavel vc ficar alterando e copiando todas as texturas de lugar.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138081

Últimos membros registrados: EngeviN, fbolcone, diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey.

Usuário(s) on-line na última hora: 615, sendo 18 membro(s) e 597 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: fbolcone, marcola, Fabio Catelleno, qazxsw123, Luis Antonio, Eduardo Ramos, Leonardo, Duda, Ronaldo, JMDesign, Victor Mendonça, Hot, EngeviN, Vladis, Joao Barreto, Adalberto Rocha, CNC, nildoe.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.