Como fazer o RIG de uma coluna ?

Por: Fabio M R  

Em: 02/02/2005 02:08

e ai galera, blzera ? estou seguindo os tutoriais do Help do Max pra aprender Rig, até que pra fazer as pernas eu entendi bem... http://paginas.terra.com.br/arte/arquivosfmr/movielegs01.zip só que agora estou tentando fazer a parte da coluna, este tutorial está em Help/tutoriais.../Character Animation/Character Animation Without Biped/Creating Complex Character Rigs/Rigging the Spine ensina configurar a coluna mas usa uns comandos de Max Script que eu não entendo nada, existe uma outra forma mais facil de configurar uma coluna sem ter q usar esses comandos??? pois acredito que não seria só colar os comandos em um outro personagem, cada um deve ser diferente e eu não saberia fazer isso!!! sera q alguem poderia me ajudar com isso ? fico agradecido desde já forte abraço a todos
cara... se vc fizer com os bones padrão do max.. tipo... uns 3 a 4 bones... depois faça uma spline com no máx uns 4 pontos tb q vá da pelvis até o pescoço(cabeça).... aí vc vai em Animation > IK Solvers > Spline IK solver... aí clique o Bone Pai. Irá aparecer uma linha tracejada ligada ao seu mouse acredito eu, depois clique no último bone da estrutura e depois na spline. em cada ponto da spline será criado um dummy para movimentação. Lembre-se q os vertex da spline tem q ser bezier. Abraços!
www.rodolforoth.com
entao veio, se fizer os bones ja com o SplineIKsolver ligado e tb com o Assign to Children ja cria sozinho esses helpers com a spline né ? mas como eu faço pra controlar elas depois sem ter q mover uma por uma?, tipo no tutorial que tem um NGon que qdo vc move ele, move todos os helpers "esticando" eles em relação um ao outro, deu pra intender o q eu to querendo dizer ? ja tentei umas par de coisa aqui mas nao deu certo ainda... valeu ai cara.. abraços
Ah! leia então a matéria da Tresd1 sobre "Reaction Manager" aí vc vai ter suas dúvidas respondidas! hehehe flw!
www.rodolforoth.com
valeu ai brow, vou dar uma procurada abraços
Oi gente, tudo bem? Ziriguidum, o que o Fábio quer fazer é o Rig da coluna, e não apenas montar a estrutura básica da mesma. Até seria bom para você ler os outros tópicos sobre Rig que conversei com o Fábio, pois ele está estudando exatamente o que você pretende começar, ele está alguns passos a frente, já sabe fazer o Rig de certas partes do corpo. Fábio, é bem simples fazer o que você está querendo com o conhecimento que já tem. Eu nunca usei Script para isso e sempre funcionou muito bem. Em pouco tempo você vai estar "vendo" a solução sozinho, pense no que já tem, no que já sabe, nos Controladores que conhece, nos Constraints que conhece, e tente fazer com isso. O melhor era eu não te falar como, porque quando você "ver" isso vai ser igual a cena de Matrix que o Neo vê a programação no Smith, como costumo falar aqui no fórum. Ai você vai passar a "ver" direto tudo que precisa fazer. Mas vai as dicas. Você conhece o Wire, e conhece o Expressions, então pense!!! Qual é o movimento que mais precisa primeiro? Que a coluna vire para frente até um certo ponto e para trás um pouco, certo? Então se colocar um Wire com uma expressão, ou um Expression direto "falando" para a segunda vértebra (Dummy do IKSpline) rotacionar um determinado valor num determinado eixo, ela vai girar um pouco quando girar a primeira, certo? Está ai a solução. Então basta fazer o mesmo em todas as vértebras, a de cima se guiando pela de baixo. No final você faz isso num controlador, pode ser um Círculo sobre a primeira vértebra, assim, quando girar ele, a coluna se inclina. Viu como é simples sem aquilo tudo de Scripts. Mas isso é o basicão do basicão, junte com seus conhecimentos e pense nos outros movimentos. Com a prática vai fazer contoladores melhores, o círculo confunde um pouco quando tem muitos, pode usar hastes com círculos pequenos na ponta e um texto, assim facilita muito num personagem completo. Mas isso você vai notar facilmente com o tempo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 302

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.