Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Antonio   São Paulo - AC
Alisson Braga   Maceió - AL - AC
An3dre   Araras / SP - SP
arbarcelos   Porto Alegre
WinterPT   Portugal - AC

Portfólios Ver Mais

krabat   ceara - AC
Vitor Mendes   Belém - AC
Osvaldo   São Paulo - Brasil - AC
mse   Novo Hamburgo

Dúvida no valor do output gamma ( tutorial de Johan Aka)

Por: Roberlane Godoi  

Em: 27/06/2013 15:24

Prezados colegas do site
O tutorial do Johan Aka ( CG Arena)é muito bem explicado sobre o gamma.No entanto, fiquei com uma dúvida. No final ( página 4), ele sugere que se coloque \" imput gamma\" : 2,2 e \" output gamma\": 2,2 para trabalhos a serem renderizados no mental ray, que envolvem texturas JPG ou sejam completados com outro software ( por exemplo: After Effects). Fora isso, ele recomenda manter sempre o valor de 1,0 para o \" output gamma\". Eu pensava que o valor de 2,2 seria definitivo no \" output gamma\". Será que entendi errado?
Quem puder me ajudar a esclarecer essa dúvida, agradeço
Roberlane
É isso que ele falou, se vc quer a imagem só para visualizar e ficar com ela do jeito que saiu, salva em jpg e gamma em 2,2. Se pretende trabalhar com a imagem na pós salva em EXR com gamma em 1,0 ou usa o max 2014 que ja faz isso sozinho.
poderia fala mais o max 2014, notei que ele detona a imagem jpg quando salva, ai ja com tga nao acontce... ou seja fica certo
queria muito saber inglês fluente nessas horas... hauhauauhau...

Tbm fiquei na dúvida Roberlane.
\"Com uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com 5 ou 6 setas é facil fazer um castelo\" http://marcelorezende3d.blogspot.com/
Prezado Fla3DMadness
Eu trabalho com vinhetas usando o Max e After Effects( ás vezes). Salvo sempre em TGA. Nessas situações, uso o \" output gamma com 2,2 ou 1,0 ? Essa é a minha dúvida.
Obrigado pela atenção
Roberlane
De novo depende do uso, mas em geral as imagens em 8-bit como jpg ou tga pode salvar com gamma em 2,2, já em 16-bit ou 32-bit como as EXR se salva sempre com gamma em 1,0.

Juliano, não vi problema em salvar jpg aqui, mas vc pode sempre dar um override na hora de salvar o arquivo ou digitar uma linha de maxscript como descrito aqui:
http://www.cg-blog.com/index.php/2013/06/08/gamma10-max2014.htm

E para entender a mudança no funcionamento do 2014:
http://docs.autodesk.com/3DSMAX/16/ENU/3ds-Max-SDK-Programmer-Guide/index.html?url=files/GUID-B1D5ABC8-8D9A-4E99-81C6-E46DF9E5FFA4.htm,topicNumber=d30e4575
Obrigado, Fla3DMadness.
Roberlane

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138079

Últimos membros registrados: diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk.

Usuário(s) on-line na última hora: 609, sendo 14 membro(s) e 595 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Antonio, CNC, Celso Borttoloto, qazxsw123, Leonardo, emersonforentin, Sergio1987, Cledson, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, Daniel Monteiro, gago, Eng Damasceno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.