Qual software foi usado?

Por: Filipe Reis  

Em: 28/06/2013 15:52

Eae galera da 3d1!
Estou com um duvida, e gostaria de saber qual software de modelagem foi usado neste modelos. Abraços!
Lembrando q alguns a malha é quadrada e outros é triangular.
Quem souber me fala aee!

Abraços!

Filipe Reis
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Filipe Reis: oi Filipe!! tudo bem?? Esses poltronas aconchegantes podem ter sido feitas em qualquer software 3d high-end.

Na verdade estes sofás podem ser feitos tranquilamente no 3ds Max e fazendo os detalhes dos vincos e das dobras dentro do próprio 3ds Max mesmo.

Poderiam ter sido feitos ( modelos de poltronas ) também ou no Z-Brush ou no Mudbox e feitos a retopologia ou no 3ds Max, Maya, SoftImage, LightWave 3d, Cinema 4D, Luxology Modo, Blender, TopoGun, Silo...etc.

Estas poltronas podem ser feitas em qualquer software 3d que tenha recursos poligonais de modelagem. O que daria mais trabalho para fazer seria os vincos e as dobras no tecido, mas mesmo assim poderiam ser feitos em qualquer software 3d.

Na parte de tecidos e alfaiataria, o software Marvelous Designer tem sido muito usado para fazer tecidos realistas, já que ele é atualmente o software mais poderoso para a linha de moda de roupas realistas e simulação de tecidos fisicamente corretos.

O Marvelous Designer se desenvolveu tanto que ele é um dos softwares mais usados e robustos na linha de tecidos e roupas, assim como o Real Flow e o Naiad ( único concorrente sério do Real Flow ) são os dois softwares do mundo melhores pra simulação de líquidos e viscosidade.

Hoje a maioria dos grandes estúdios de animação e VFX do mundo, preferem logo modelar formas muito orgânicas e complexas usando ferramentas avançadas de \"escultura digital\": Usando o Z-Brush ou Mudbox para fazer estes detalhes mais complexos e toda modelagem do objeto.

Um bom exercício para alunos de Computação Gráfica que estão treinando muito à parte de modelagem, seria modelar uma poltrona dessas, daria um certo trabalho, é claro, mas o resultado final seria bem gratificante.

Por essas imagens ai olhando rapidamente, não tenho certeza, mas acho que essas poltronas foram modeladas no 3ds Max e renderizadas com o render V-Ray, mas podem ter sido feitas em outros softwares 3d e usado outros renderizadores.

A questão de em alguns a malha ser retangular e em outros triangular, é porque alguns modelos 3d são modelados em um software \"X\", e alguns artistas gráficos exportam esse modelo 3d pra outro software \"Y\" e não habilitam a opção \"malha quad\" e o modelo acaba sendo exportado com a malha triangular.

Ou então exportam em .OBJ um objeto 3d de um software para outro, e este objeto 3d vai com a malha toda triangular.

Se eu fosse modelar uma poltrona dessas, certamente iria criar primeiro a \"base mesh\" ou no Maya ( preferência minha ) ou no 3ds Max, e faria os detalhes das dobras e dos vincos do tecido no Z-Brush ou no Mudbox.

Na parte de criação de materiais poderia criar em qualquer software 3d e renderizar com qualquer renderizador que deixe a poltrona com um nível de qualidade \"apresentável\".

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

Abraços!
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Filipe Reis: oi Filipe!! tudo bem?? Você pode modelar estas poltronas tranquilamente no 3ds Max.

A questão de usar algum outro software 3d seria para dar um detalhamento maior e melhor nos vincos e nas dobras do tecido, apesar do 3ds Max já fazer isso também tranquilamente.

dois softwares 3d atualmente no mercado de Computação Gráfica que já possuem em suas ferramentas nativas, ferramentas próprias de \"escultura digital\", para que evitem usar o Z-Brush ou o Mudbox.

Esses dois softwares que já possuem em suas ferramentas nativas, ferramentas próprias de \"escultura digital\", são: Cinema 4D e o Blender.

Pode fazer todas essas poltronas tranquilamente em qualquer software 3d, tudo bem?? Pode ser feito no 3ds Max, Maya, SoftImage, LightWave 3d, Cinema 4D, Luxology Modo, Blender, TopoGun, Silo, Z-Brush, Mudbox...etc.

Quando a modelagem é mais \"hard surface\" que é uma modelagem muito detalhada, muito complicada, bastante complexa e bem intricada, ai a alternativa mesmo é partir pro Z-Brush ou Mudbox, pois são dois ótimos softwares de escultura digital e quase que \"únicos\" que fazem modelagem \"hard surface\" bem complexo e muito detalhado com maestria.

Exemplos de modelagem \"hard surface\": Modelagem de robôs com muitos fios, detalhamentos de latarias em alto relevo, baixo relevo, motores de carros, motos estilo \"Harley-Davidson\", formas da natureza orgânicas...etc.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

Pode usar o Marveus para fazer o tecido e termina no max
Pra moveis eu recomendaria o zbrush.
Cria a forma basica no max e detalha nele.
Customizando alguns brushs vc faz isso rapidinho.
mudbox e super simples de se criar os vincos, vc tb pode criar pelo marvelous mas e um pouco complicado...
esse tuto e meu da uma olhada e ve se te agrada, abs...

video...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138079

Últimos membros registrados: diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk.

Usuário(s) on-line na última hora: 721, sendo 11 membro(s) e 710 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, qazxsw123, Leonardo, emersonforentin, Cledson, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, gago, Eng Damasceno, Starter.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.