Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]
ericosantos: oi ericosantos!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! A linguagem de programação \"MaxScript\" é uma linguagem de script embutida no 3ds Max, e pode ser usada para automatizar tarefas repetitivas, desenvolver novas ferramentas e interfaces pros artistas gráficos e usuários, entre outros.
Os plugins e scripts podem ser criados inteiramente no MAXscript, basta teclar \"F11\" para abrir a janela de \"MaxScript listener\", depois você clica em File >> New Script ( Ctrl + N ) para começar a criar um \"novo script\" no 3ds Max.
O Max script é uma linguagem de programação usada dentro do 3Ds Max para se criar ferramentas, que podem ir de uma simples rotina a ferramentas complexas e inovadoras para o programa.
Como a grande maioria dos usuários ( inclusive eu ) do 3ds Max são formados por artistas e não programadores natos, acabamos por passar longe dos scripts do software.
Existe um canal do Vimeo do programador \"John Wainwright\", que é simplesmente o criador do MaxScript, e ele liberou o seu curso de MaxScript 101 no vimeo.
O link do curso do Vimeo do \"John Wainwright\" é este aqui: http://vimeo.com/19276145#at=0
Se você só usa o 3ds Max, você tem duas opções principais: Aprender MAXScript, ou usar o Visual C + + e o Max SDK ( se você tiver conhecimento prévio sólida de C + + ).
O Maxscript é a solução mais fácil de aprender se for comparado com o \"Max SDK\", pois este último ( SDK ) é uma ordem de magnitude mais difícil de dominar.
Outras aplicações 3D da Autodesk têm opções diferentes, como o Maya que tem scripts em MEL e Phyton, que ajudam demais mesmo a nós artistas gráficos.
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Geralmente nós artistas gráficos não estudamos muito linguagem de programação, porque a grande maioria não é programador por formação superior, o que já dificulta um pouco a criação de scripts, se for comparado com outra pessoa que domina bem programação e está aprendendo Computação Gráfica.
O fato é que em muitos de meus trabalhos como arquiteto e artista gráfico, ultimamente \"senti na pele\" o quão os scripts são muitíssimos importantes para agilizar a nossa tarefa de trabalho.
Por exemplo: Recentemente fiz um tutorial pra modelar uma cadeira \"zak\" usando o 3ds Max, Maya, Z-Brush, Photoshop, Mental Ray e V-Ray e realmente na hora de fazer as costuras do tecido com os vincos da cadeira, se fosse modelar uma costura somente e distribuí-los um por um, ia me dar um imenso trabalho.
Só do lado esquerdo da cadeira zak, tinha algo em torno de 180 costuras, a do lado direito, obviamente, também tinha algo em torno de 180 costuras, pois a cadeira zak é simétrica e na parte da frente, algo em torno de 100 costuras.
Então somando todas essas costuras, tínhamos algo em torno de 460 costuras ( pequenos box que fiz no Maya ) e já pensou se eu fosse distribuí-los de um por um, o tempo enorme que ia levar??
Para resolver essa situação das costuras dessa cadeira zak, eu usei um script bem robusto pro Maya 2013, chamado \"Duplicate along path\" vs. 1.5.0, que faz uma duplicação em torno de um shape 2D ( linha, curva, helix, retângulo, círculo, elipse, estrela...etc )
O uso deste script poderoso pro Maya 2013, me economizou um tempo enorme mesmo de se criar as costuras, porque se fosse criar estas costuras a mão e duplicá-las de uma por uma, ia levar um tempo enorme pra distribuir algo em torno de 460 costuras.
**O link do tutorial de criação da cadeira zak que eu fiz pra um leitor que esteva com dúvidas sobre modelagem dessa cadeira é este aqui: http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-maquete-eletronica/88834
Uma coisa muito interessante é que quando o script criou rapidamente as costuras da cadeira \"zak\", o mais impressionante é que algumas costuras não estavam encostando direito na malha 3d, mas o script ainda lhe dava a oportunidade de poder selecionar a shape 2D de um retângulo que eu fiz da mesma forma que a vista lateral da cadeira, e quando você selecionava o retângulo pelos vértices, as costuras mais próximas aqueles vértices selecionados, automaticamente se moviam sozinhas e encostavam na malha.
Deixei algumas costuras sem ajeitar direito o posicionamento correto na malha, mas com mais calma, fica muito mais fácil o artista gráfico selecionar as costuras e encostá-los na malha com mais calma.
Mas tudo isso só foi possível por causa da existência desse maravilhoso script. E o melhor de tudo é que os scripts rodam em qualquer versão do seu software 3d, diferente dos plug-ins, que todo ano tem que ser recompilados para as novas versões dos softwares 3d que vão surgindo.
Portanto, tente estudar a parte de MaxScript que é mais simples que a parte de Max SDK, tudo bem??
Porque dominando a parte de scripts, nós fazemos o que desejamos muito mais rápido do que outros artistas gráficos que ficam limitados as ferramentas nativas dos softwares 3d, que são excelentes, mas que em situações mais \"complexas\" começam a mostrar suas verdadeiras limitações.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Boa sorte.
Forte abraço e sucesso!!
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...