Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
Heder Perdigão   Belo Horizonte - AC
An3dre   Araras / SP - SP
Quintino3D   Blumenau, SC - AC
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC

Portfólios Ver Mais

Rosinha   Rio de Janeiro - AC
conceptart   franco da rocha
marcomaquetes   Santos, SP - SP
RENATO RAP   INDAIATUBA - SP

Problema com luzes e sombras no 3Ds Max

Por: Jacksonhsaqs  

Em: 09/08/2013 22:43

Olá pessoal.
É o seguinte, eu tava estudando aqui sobre estudio de render, segui uns tutoriais aqui do site e outros tutoriais por ai, eu sigo o passo a passo todo sem mudar nada do que esta ensinando nos tutoriais e quando eu termino de montar e iluminar meu estudio e vou renderizar me vem a surpresa...Um render com a iluminaçao mega estourada...
Tipo que fica tao clara que nao da pra ver nem os objetos que estao na cena, ja tentei alterar a intensidade da luzes por conta propria mais nada adianta, eu posso colocar a intensidade das luzes com valor bem baixo que mesmo assim a cena estoura em luzes, o estranho é que isso so acontece quando eu renderizo com o mental ray e com o exposure control desativado, se eu ativo o exposure control a cena fica toda preta e nao sai nada no render...
E ai o que voces acham que pode estar dando errado?
Nao nasci para COMPETIR com os outros... Nasci para SUPERAR a mim mesmo!!!
Estranho..
Vc esta usando q luzes pra esse studio?
No Mental costumo usar uma skyportal com um shader temperatura keivin nela..
Noa uso expsousure nesses caso de studio.
Posta as configurações e um print pra gente v.
Mude a configuração de Gamma.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
provavelmente é porque as luzes estão fortes dimais para ficar sem controle de exposição, e quando o habilita aí já fica escuro. É simples: vc deve conhecer as configurações das luzes que está usando como também do controle de exposição.

outra coisa: a intensidade das luzes tambem vão depender da unidade de medida que está usando (no caso de luzes Standard isso não faz muito diferença).

logo abaixo há um tutorial onde explico todas as opções do controle de exposição do Mental Ray:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/mental-ray-,-photographic-exposure-control

http://emersonarts-arts.blogspot.com.br/2011/08/tutorial-mr-photographic-exposure.html

e aqui sobre luz photometric do André Vieira:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-avancado/luzes-photometrics
Resolvido o problema aqui pessoal...
O problema que eu encontrei aqui foi que a unidade de medida tava toda errada...
Eu descobri depois que eu vi um tutorial sobre as configuraçoes da unidade de medida, configurei tudo mesmo, desde a unidade de medida que eu coloquei em \"centimetros\" ate a unidade de medida da luz...
Depois q eu mudei as configuraçoes de medida eu abri o arquivo do meu estudio ai o max perguntou se eu queria escalar o arquivo para a unidade de medida atual ai eu aceitei, resultado, meu estudio ficou pequenininho la no fundo da viewport ai eu selecionei tudo e aumentei a escala dele ate ele cobrir a grid da view perspectiva toda, ai eu selecionei a vista da camera e renderizei, e pra minha surpresa a cena ficou com a iluminaçao \"Normal\"...
Conclusao logica: Se voce colocasse uma lampada dentro de uma caixa de sapato ela iria gerar uma \"super iluminaçao\" dentro da caixa, mais se voce pegar a mesma lampada e colocar dentro de um comodo grande ela iria iluminar normalmente(Comparaçao sinistra né rsrs), e foi o que aconteceu comigo, eu tava colocando a luz dentro de um ambiente muitissimo pequeno e isso tava fazendo a iluminaçao explodir dentro desse minimo espaço...
Nao nasci para COMPETIR com os outros... Nasci para SUPERAR a mim mesmo!!!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138079

Últimos membros registrados: diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk.

Usuário(s) on-line na última hora: 582, sendo 9 membro(s) e 573 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: DeividRobert, TadeuB79, qazxsw123, diobene, Carlos E. Nogueira, Rodrigo, mastermax, Willmitnick, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.