Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
irenapalermo   españa - PR
Max Idalgo   são paulo - SP
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
dpi3d   Recife - PE

Portfólios Ver Mais

Juttahir   São Paulo - SP
Erick   Rio de Janeiro
fefacabrera   São Paulo
bernardoneri   Uberlandia Minas Gerais - MG

cores

Por: sangernis  

Em: 23/09/2013 16:54

por que quando se usa luzes standard a intensidade das cores é mais fraca?
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

sangernis: oi sangernis!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE DO SITE E QUE GOSTE MUITO!! Sobre a sua pergunta, luzes padrão ( standards ) são objetos baseados em computador que simulam luzes, tais como lâmpadas de uma casa ou de um escritório, os instrumentos de luz usados em palco, por exemplo e trabalho no cinema, e o próprio sol ( fonte primária e direta de luz ).

Diferentes tipos de objetos luminosos geram luz de maneiras diferentes, simulando diferentes tipos de fontes de luz no mundo real. Ao contrário das luzes fotométricas, as luzes padrão \"não\" têm valores de intensidade fisicamente corretos.

Para os parâmetros específicos para um determinado tipo de luz, você terá que ver a descrição desse tipo de luz. Parâmetros específicos para luzes padrão, em geral, bem como distribuições específicas para refletores e luzes direcionais, são descritos nas luzes padrão do 3ds Max.

Mas se você for usar luzes standard, você pode trabalhar em um sistema que não seja em LWF ( Linear Work flow ) ou LCS ( Linear Color Space ), que deixa sua cena mais escura, porém as cores ficam mais \"vivas\", vibrantes.

Tem muitas cenas de bibliotecas de estrangeiros prontas que não usam muito a técnica de LWF ( Linear Work flow ), preferem renderizar como alguns falam: a moda antiga.

O fato é: luzes photometrics sempre geram resultados muito realistas, pois são luzes fisicamente corretas, que respeitam rigorosamente as leis da Física. O que não acontece com as luzes standard dos softwares 3d.

Quando for usar qualquer renderizador, seja Mental Ray, V-Ray, Final Render, Arnold Render, Fury ball, Renderman, 3d-elight, Maxwell Render...etc, sempre prefira usar as luzes nativas ( específicas ) do renderizador, pois o resultado é muito melhor e bem mais realista, tudo bem??

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso.

Nao sei pq gostam de entitular as luzes fotometricas como fisicamente corretas sendo que cada render possui seu tipo de luz especifico, e se o render nao for fisicamente correto acho que a luz nao pode ser chamada de fisicamente correta, até hoje nao entendo isso, mas me viro hahaha.
É.. Fiiiiiiiiisicamente correto mesmo.. não é né.. =D.. É o q o pessoal lá imaginou representar melhor \"o que é o fisicamente correto\"..

Parêntese que ficou grande e achei interessante =DD

O fisicamente correto de fato, envolve calculos que vão muito alem das capacidades (fisicamente corretas, hehehe) dos computadores comuns... a Luz é uma das coisas mais sutís, poéticas da natureza... Algo \'poético\'.. É algo que, por conceito, é extremamente extenuante à maquina de replicar de uma maneira que um ser \'poético\' (com o perdão poético XD), estético, como o humano, entenda como real (\'fisicamente correto\', a meu ver, nada mais é do que um eufemismo pra \'realista\'), então os matemáticos, certamente sob o auspicio dos Grandes, da ordem de Bhaskara (Bhaskaracharya, pai da Lilavati =D), criam constructos lógicos, teoremas e sob a égide destes, algoritmos especificos, que são de tal maneira visualmente eficazes e simples que se diz que são \'elegantes\'.. mas essa elegancia é poética, é uma arte, no campo da matemática, mas não deixa de ser uma arte.. levando-se até as ultimas consequencias, não é fisicamente correta. Mas é uma poesia, uma obra de arte da matemática, sobre a crença do que é o fisicamente correto a respeito da luz.

A obra de arte, qualquer retrato ou produção imagética feita por um ser, é, na verdade, uma descrição de como é sua cognição (e a cognição é diferente da realidade de fato.. uma frase interessante sobre isso é o que Prahlad falou para seu pai, \"Sua crença não muda o que é a Verdade\"... ou seja.. o que dizem que É a Luz Fisicamente Correta.. está, na Verdade de fato, longe da Luz Fisicamente Correta, e se aproxima da \'luz como o ser humano a vê\').

Na verdade as luzes, fotometricas ou não, vão se aproximar do \'fisicamente correto\' quando o operador das luzes fizer o posicionamento e parametros excelentes.. Na minha opinião..

@edit: Ooh! agora o meu ícone tem mapa procedural amadeirado =D.. Boa consideração filosofica sobre a luz e o 3d, pra esse debut de novo material de icone não é XDDD

@edit2: Oh! Relendo o parêntese, aprendí a Razão Real pela qual o Sábio Bhaskara não foi bem sucedido em seu famoso cálculo que era capaz de dizer o momento no qual determinada maldição karmica poderia ser evitada! (eu seria malvado se não explicasse isso (ou seja, só Deus sabe O que É Verdade.. embora a matemática de Bhaskara fosse extremamente poderosa, era capaz de \'descrever\' o que é Verdade, e não de \'dizer de fato\' o que É Verdade.. só Deus é capaz de Dizer o que É Verdade..))=DDD... muito bom o tópico.. Apesar de ser uma \'babaquice\' terminar o post dizendo q só Deus como a luz é né.. mas enfim.. foi prazeroso de escrever isso..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
resumindo o que o fox falou, o fisicamente correto que dizem sobre as fotometricas nada mais é do que propaganda enganosa.
Pra mim a difernça da luz photométrica é que elas criam o padrão de sombra proximo a paredes, se ficam mais fortes ou não ae é só ajustar a intensidade que vc deseja.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Olha pessoal, me desculpem, mas não concordo com algumas palavras do \"ScreamingFox\" e nem com o nosso amigo e colaborador \"Renato.conti\".

A Computação Gráfica é uma ciência exata, baseada, vivenciada, toda criada em linguagens de programação, com operadores lógicos e muita Física e muita matemática embutida dentro desses softwares 3d.

É claro que a luz falando em um campo que não seja físico, falando em um campo \"metafísico\", ou de outros campos como o \"filosófico\", realmente essa mensagem subliminar de poesia realmente acho que nenhuma máquina ou computador nunca irá produzir.

Mas dizer que as luzes photometrics não são fisicamente corretas, me desculpem, mas elas são sim, é tanto que no help do 3ds Max, a própria Autodesk descreve com detalhes os níveis de iluminação e de fotometria dessas luzes fotométricas.

Mas dizer que não há princípios matemáticos e nem físicos corretos por detrás dessas luzes, me desculpem, mas isso não é verdade.

Primeiro porque todo e qualquer software 3d ( não estou nem falando das luzes ) são escritos e tem seus códigos fontes baseados em \"pura lógica\" tanto computacional, como lógica matemática e Física também.

Atualmente um dos maiores renderizadores usados no cinema mundial é o \"Arnold Render\" da Solid Angle ( Maya, SoftImage, Houdini e Katana ) é um super renderizador e sua atuação brilhante e seu sistema de renderização com sistema raytrace muito robusto, muito rápido, veloz e muito eficiente, é atualmente muito usado hoje em dia.

Para provar por A+B que nãoquase todo renderizador, como todo item computacional gráfico, principalmente uma luz 3d, é um sistema físico baseado em equações matemáticas e físicas que descrevem sim, seu funcionamento baseado em sistemas fisicamente corretos.

Esta é a equação que normatiza o funcionamento do renderizador Arnold render da Solid Angle. Não me diga que um renderizador deste não é fisicamente correto!! É claro, é óbvio, que é sim fisicamente correto, como suas luzes também são fisicamente corretas.

Até as luzes do 3ds Max são fisicamente corretas, podem não obedecer a princípios filosóficos e nem metafísicos, mas princípios físicos elas respeitam sim, é tanto que a intensidade das luzes você observa que elas diminuem de acordo com a distância, inversamente proporcional a distância e muitos outros itens.

Para nós que somos artistas gráficos, não somos programadores natos, nem Físicos e nem matemáticos e nem Engenheiro de softwares, é muito fácil falar simplesmente que uma luz não é fisicamente correta.

Nós não temos nenhum conhecimento físico e nem matemático aprofundado para dizer se é ou não é, mas apesar de não ser nem Físico e nem matemático, eu pesquiso muito mesmo tudo o que vou dizer, e garanto a todos que pelas várias pesquisas que fiz, as luzes fotométricas do 3ds Max obedecem a princípios Físicos de fotometria e de decaimento da luz ( inversamente proporcional com a distância e outros fatores ).

Bem, é isso. Desculpem pelo texto longo.

Forte abraço e sucesso a todos.

É mais fácil fazer algo fisicamente correto, pois existe documentação e teorias concretas do que inventar um algoritmo pra simular algo.
Então, essa que é a questão (não é o mais \'facil\' uma vez que envolveriam dinamicas e variaveis demais pra serem processadas..), se fosse de fato fisicamente correto, ia levar anos pra renderizar.. O que ocorre com as luzes dos programas é uma simplificação matemática da teoria fisica.. Ou seja.. a nivel estético, são \'fisicamente corretas\'.. Mas a nivel estético apenas e se. Uma vez que o programa não contem todas as variáveis que a realidade fisica abrange, a luz dos programas não é, de fato, fisicamente correta.. Ou seja, alguem pode fazer calculos pra prever a realidade, porém, é impossivel para uma mente abranger todas as variaveis da Criação, logo, esse alguem vai ser capaz de inferir de maneira relativamente eficaz sobre a realidade, mas não vai poder replicar ou prever a realidade de fato, uma vez que não conhece todas as variaveis possiveis.

@Cauê: É q \'fazer\' seria ligar uma luz (no mundo real e tal..), quando se faz num programa é \'simulação\' mesmo.. E aí é isso q eu tinha falado né.. conforme a tecnologia vai evoluindo, os programas conseguem fazer simulações estéticas cada vez mais eficazes, mas são simulações.. As luzes, na minha opinião, por exemplo, do 3ds, quaisquer luzes, são muito mais cinematográficas ou artisticas do que de fato uma tentativa de simular luz (o que não se necessitaria, e, de fato, ou geralmente né.. a iluminação de um lugar numa cena de 3ds vai ser mais criteriosa do que natural, quando na realidade é puramente causal/natural.. hehe..)..

Enfim, seria mais perfeito se fosse chamada de \'Luz estéticamente correta\'.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710611.

Total de membros registrados: 138076

Últimos membros registrados: deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr.

Usuário(s) on-line na última hora: 431, sendo 3 membro(s) e 428 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Aahiravan026, claro_lima, deluronforte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.