Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
Olha pessoal, me desculpem, mas
não concordo com algumas palavras do
\"ScreamingFox\" e nem com o nosso amigo e colaborador
\"Renato.conti\".A
Computação Gráfica é uma ciência exata, baseada, vivenciada, toda criada em linguagens de programação, com operadores lógicos e muita Física e muita matemática embutida dentro desses softwares 3d.É claro que a luz falando em um campo que
não seja físico, falando em um campo
\"metafísico\", ou de outros campos como o
\"filosófico\", realmente essa mensagem subliminar de poesia realmente acho que nenhuma máquina ou computador nunca irá produzir.
Mas dizer que as
luzes photometrics não são fisicamente corretas, me desculpem, mas elas são sim, é tanto que no
help do 3ds Max, a própria
Autodesk descreve com detalhes os
níveis de iluminação e de fotometria dessas
luzes fotométricas.Mas dizer que
não há princípios matemáticos e nem
físicos corretos por detrás dessas
luzes, me desculpem, mas isso não é verdade.
Primeiro porque todo e qualquer
software 3d ( não estou nem falando das luzes ) são escritos e tem seus códigos fontes baseados em
\"pura lógica\" tanto
computacional, como lógica matemática e Física também.Atualmente um dos maiores renderizadores usados no
cinema mundial é o
\"Arnold Render\" da Solid Angle ( Maya, SoftImage, Houdini e Katana ) é um super renderizador e sua atuação brilhante e seu sistema de renderização com sistema raytrace muito robusto, muito rápido, veloz e muito eficiente, é atualmente muito usado hoje em dia.
Para
provar por A+B que
não só
quase todo renderizador, como todo item
computacional gráfico, principalmente uma
luz 3d, é um sistema físico baseado em
equações matemáticas e físicas que descrevem sim, seu funcionamento baseado em sistemas
fisicamente corretos.Esta é a equação que normatiza o
funcionamento do renderizador Arnold render da Solid Angle. Não me diga que um renderizador deste não é fisicamente correto!! É claro, é óbvio, que é sim fisicamente correto, como suas
luzes também são fisicamente corretas.Até as
luzes do 3ds Max são fisicamente corretas, podem
não obedecer a
princípios filosóficos e nem metafísicos, mas
princípios físicos elas respeitam sim, é tanto que a
intensidade das luzes você observa que elas diminuem de acordo com a
distância, inversamente proporcional a distância e muitos outros itens.Para nós que somos
artistas gráficos, não
somos programadores natos, nem Físicos e nem matemáticos e nem Engenheiro de softwares, é muito fácil falar simplesmente que uma luz não é fisicamente correta.
Nós não temos nenhum
conhecimento físico e nem matemático aprofundado para dizer se é ou não é, mas apesar de não ser nem Físico e nem matemático, eu pesquiso muito mesmo tudo o que vou dizer, e garanto a todos que pelas várias pesquisas que fiz, as luzes fotométricas do 3ds Max obedecem a princípios Físicos de fotometria e de decaimento da luz ( inversamente proporcional com a distância e outros fatores ).
Bem, é isso. Desculpem pelo
texto longo.Forte abraço e sucesso a todos.