É, isso é interessante, pq, por exemplo, tinha umas vezes lá q eu fazia umas visualizações e tal, pra coisa de moveis.. E tem o branco que é laca, o branco que é o \"fantasy\" (um q é bem liso (glossy) e dá pra escrever com caneta q c passa um pano e sai), e tem o \'branco TX\'..
E tem a laca fosca, e a laca brilhante ((no mundo dos moveis)chamam a fosca de \"Satin Color\" e a brilhante de \"Shine Color\").. Essa \'laca\' não é a laca tradicional (um exemplo da laca são os instrumentos musicais como o violão ou violino, aquela \'resina\' é a laca tradicional, com outros seladores vegetais mas 90% laca mesmo..)..
Um parêntese interessante, sobre a questão da laca, é que a \'laca\' em inglês é \'shellac\'.. q é um tipo de material standard no 3ds.. No caso, é um material \'aditivo\', tem os materiais \'base\' e o \'shellac\', q seriam, comparativamente, os materiais da madeira e do \'verniz\' (resumidamente, a laca é um dos mais tradicionais vernizes, e muito alem disso)..
Ah, então.. Aí eu tinha uns problemas pra renderizar coisas de laca branca lisinha (a brilhante é mais facil, é como uma tinta de carro), q, devido a questões de sampling e antialiasing, ficava com uma cara muito de branco TX.. Então eu comecei a usar samplings muito maiores pra tudo, e essas coisas lisinhas ficaram muito melhores... Mas aí, devido a não ter de fato quase nenhum aliase, tive uma breve dificuldade de fazer esse material de branco TX.. Até porque, poderiam os dois tipos de acabamento numa mesma cena.. Então fui testando uns mapas pra bump (um bump bem fraco que é o que é esse TX de fato).. E o q achei q dá melhor esse efeito, de longe, é o speckle... Ele dá algo similar ao noise do photoshop, ou a um \'chuvisco\' televisivo..
No caso do vidro em especifico, q eu mencionei ser um assunto muito rico quanto aos materiais no 3ds, teria esse mais \'bruto\' (de granulação maior), mas q é lisinho (e opaco), q é um nome italiano lá q eu esquecí (a Italia, principalmente a região de Murano, é referencia mundial em vidros), tem um q se chama \'argentato\', que é como se fosse \"um espelho de veludo\" (com vidro na frente.. é um efeito esquisito de explicar verbalmente, mas bastante bonito), e o \'acidato\' que é fosco mas bem lisinho, meio aveludado ao toque também, alem de muitos e muitos outros especificos (esses aí q eu lembro são uns mais usados pra moveis e tal.. por isso lembrei mais...)..
Enfim, gosto muito dos materiais de vidro =DDD.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..