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vidro jateado

Por: nels  

Em: 25/10/2013 12:39

Ola pessoal,gostaria de saber como faz para fazer vidro jateado com detalhe transparente.Sei que jateado tem no material, mas a duvida é como fazer um detalhe transparente e o resto jateado,pois trabalho com desenho em vidro jateado e tem pessoas que pedem para ver como ficaria.
Abraço a todos,desde ja agradeço a ajuda.
Deus escreve certo por linhas tortas
Use um mapa no glossiness do material..


Imagine que o branco vai ser 100% de glossiness, e o preto vai ser o 0% de glossiness.(e os cinzas são intermediarios).
(100% é um espelho e 0% é opaco).

Dependendo do aspecto da parte jateada do vidro, dá também pra usar o mesmo mapa como mascara num mapa de mix, e aplicar o bump (bastante baixo, tipo 3, 4%, etc..) com o mapa speckle.
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Acho que nesse caso teria de compor um mapa no ps pra aplicar no material depois


com essa imagem acho que vc irá entender bem o conceito

fiz uma textura simples (vários quadrados com contorno em volta)
no contorno deixei na cor branca
nos quadrados deixei na cor cinza médio

apliquei essa textura no canal Glossiness de um material transparente.

no contorno com cor branca ficou com transparencia mais limpa.

onde há os quadrados na cor cinza ficou uma transparencia mais difusa


no seu caso vc só precisa deixar seus desenhos com escala de cinza (branco onde for transparente limpo e cinza onde for um transparente mais difuso.

Interessante nesse render do new é q \"parece q usou speckle\" de bump bem fraco.. Ficou com uma aparencia meio \'aspera\' ou \'TX\'... Sei q vc costuma usar o mentalRay né.. Não sei porque, deve ser o renderer mesmo, no Vray, se eu faço coisa semelhante ele fica com menos gloss mas mesmo assim com aparencia \'lisa\' (não lisa lisa, mas igual ao vidro, que chamam de \'com efeito Acidato\').. Pra ficar aí desse jeito q vc deixou, com o vray, eu uso speckle no bump (bem fraquinho tipo entre 3 a 5%).

E o interessante disso também é que, dependendo do sampling e antialiasing, esse efeito fica dramaticamente melhor. :)




@edit: Nels, seria muito elegante da sua parte se vc, a cuja imagem desse tipo é mais relevante, fizesse algum tipo de tutorial do genero.. O vidro é um material esteticamente muito rico, lembro dos primeiros \'glass\' do 3ds hehehe.. As possibilidades de material e iluminação com o vidro são muito ricas, e um pouco diferentes de renderer pra renderer..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
E aí, brother!

Esses granulados na parte difusa da transparencia é porque o Sample Glossy tá com valor baixo. Aumentando o Sample Glossy tira esse granulado, mas o tempo de render é maior.
É, isso é interessante, pq, por exemplo, tinha umas vezes lá q eu fazia umas visualizações e tal, pra coisa de moveis.. E tem o branco que é laca, o branco que é o \"fantasy\" (um q é bem liso (glossy) e dá pra escrever com caneta q c passa um pano e sai), e tem o \'branco TX\'..

E tem a laca fosca, e a laca brilhante ((no mundo dos moveis)chamam a fosca de \"Satin Color\" e a brilhante de \"Shine Color\").. Essa \'laca\' não é a laca tradicional (um exemplo da laca são os instrumentos musicais como o violão ou violino, aquela \'resina\' é a laca tradicional, com outros seladores vegetais mas 90% laca mesmo..)..

Um parêntese interessante, sobre a questão da laca, é que a \'laca\' em inglês é \'shellac\'.. q é um tipo de material standard no 3ds.. No caso, é um material \'aditivo\', tem os materiais \'base\' e o \'shellac\', q seriam, comparativamente, os materiais da madeira e do \'verniz\' (resumidamente, a laca é um dos mais tradicionais vernizes, e muito alem disso)..

Ah, então.. Aí eu tinha uns problemas pra renderizar coisas de laca branca lisinha (a brilhante é mais facil, é como uma tinta de carro), q, devido a questões de sampling e antialiasing, ficava com uma cara muito de branco TX.. Então eu comecei a usar samplings muito maiores pra tudo, e essas coisas lisinhas ficaram muito melhores... Mas aí, devido a não ter de fato quase nenhum aliase, tive uma breve dificuldade de fazer esse material de branco TX.. Até porque, poderiam os dois tipos de acabamento numa mesma cena.. Então fui testando uns mapas pra bump (um bump bem fraco que é o que é esse TX de fato).. E o q achei q dá melhor esse efeito, de longe, é o speckle... Ele dá algo similar ao noise do photoshop, ou a um \'chuvisco\' televisivo..



No caso do vidro em especifico, q eu mencionei ser um assunto muito rico quanto aos materiais no 3ds, teria esse mais \'bruto\' (de granulação maior), mas q é lisinho (e opaco), q é um nome italiano lá q eu esquecí (a Italia, principalmente a região de Murano, é referencia mundial em vidros), tem um q se chama \'argentato\', que é como se fosse \"um espelho de veludo\" (com vidro na frente.. é um efeito esquisito de explicar verbalmente, mas bastante bonito), e o \'acidato\' que é fosco mas bem lisinho, meio aveludado ao toque também, alem de muitos e muitos outros especificos (esses aí q eu lembro são uns mais usados pra moveis e tal.. por isso lembrei mais...)..


Enfim, gosto muito dos materiais de vidro =DDD.







A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

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