diferença entre hdri e exr,e qual a melhor hora de usa-la

Por: carlão  

Em: 10/11/2013 17:50

ola pessoal,gostaria de saber a diferença entre uma imagem hdri e exr,e sem cenas que ficam melhor uma ou a outra,e ja aproveitando uma iluminação só com hdri é capas de fazer o efeito de caustic e refração,acho que é assim que se diz,de qualquer forma é aquele reflexo que o vidro projeta no chão quando tem uma luz incide sobre ele
bom é isso ai,tentei fazer uma busca no site mas o buscador tava com pau
até mais
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Carlão: oi Carlão!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!!

Com relação a sua pergunta, HDRI vem da terminologia: High Dynamic Range Imaging ( HDRI ou HDR- Imagem dinâmica de alta resolução ). Nada mais é do que um conjunto de métodos utilizados em imagem e fotografia para captar uma maior gama dinâmica entre as áreas mais claras e mais escuras de uma imagem do que os métodos padrões digitais de imagem atuais ou métodos fotográficos.

Imagens HDR podem representar com mais precisão o alcance de níveis de intensidade encontrados em cenas reais , a partir de luz solar direta ( fonte de luz primária ) a \"esmaecer\" como a luz das estrelas, e muitas vezes é capturado por meio de uma pluralidade de imagens expostas de forma diferente.

Métodos HDR proporcionam maior gama dinâmica do processo de geração de imagens. As câmeras \"não HDR\" tiram fotos em um nível de exposição com uma gama de contraste bem limitado.

Isso resulta em perda de detalhes nas áreas claras ou escuras de uma imagem, dependendo se a câmera tiver uma configuração de baixa ou de alta exposição.

HDR compensa esta perda de detalhe, pegando várias imagens em diferentes níveis de exposição e costurá-las juntas para produzir uma imagem que é representante em ambas as áreas escuras e claras .

HDR também é comumente usado para se referir a exibição de imagens derivadas de imagens HDR de uma forma que exagera no contraste para o efeito artístico.

As duas principais fontes de imagens HDR são renderings gerador por computador e a fusão de várias imagens de baixa qualiade, low dynamic range ( LDR) ou padrão -standard dynamic -range (SDR ).

Imagens HDR também podem ser adquiridas por meio de sensores de imagens especiais, como sensor de \"oversampled\" de imagem binária.

Na fotografia, o HDR é medido em diferenças de EV ( exposure value- valor de exposição ) entre as partes mais claras e mais escuras da imagem que mostram detalhes. Um aumento de um Exposure Value ( EV ) ou uma parada é o dobro da quantidade de luz.

Essa tecnologia do HDRI foi criado para diferenciar as partes mais claras e escuras de uma imagem, coisa que extensões de imagens comuns como: .JPG, .TIFF, .BMP não conseguem de forma alguma capturar.

Para resumir, as imagens HDR capturam informações precisas de \"luz\", não só de cor, contrastes e profundidades, como as outras extensões de imagens mais simples conseguem capturar.

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Exr ou simplesmente OpenEXR, é um formato de High Dynamic Range Imaging ( HDRI ) como um único e robusto arquivo de imagem, lançado como um padrão mundial de imagem pela ILM- Industrial Light and Magic ( maior e melhor empresa de efeitos especiais e de VFX do mundo ), que era do mestre George Lucas e foi comprado pela Disney.

Juntamente com um conjunto de ferramentas de software criado pela ( ILM ), lançado sob uma licença de softwares livres similar à licença BSD.

Este tipo de imagem .EXR é bastante notável para suportar valores de pontos flutuantes de 16 bits por canal ( meia precisão ), com um bit de sinal, cinco bits de expoente e uma mantissa de dez bits. Isto permite uma gama dinâmica de mais de trinta tipos de exposição.

Tanto a compressão sem perdas e com perdas de dados de alta gama dinâmica também é suportado pelas imagens .EXR.

A imagem .EXR nada mais é do que um formato de imagem \"raster\" ( que não perde qualidade ) profundo e super robusto desenvolvido pela ILM e muito amplamente utilizado na indústria de computação gráfica; é usado também nos efeitos visuais e de animação bem avançados.

Imagens .EXR suportam multi canais, canal multi- resolução e arbitrária do OpenEXR torna bem atraente o uso desta imagem para composição.

OpenEXR suporta vários elementos poderosos do processo de composição. Uma vez que ele pode armazenar canais arbitrárias, tais como: especular , diffuse , alpha, RGB , normais, e vários outros tipos de canais em um único arquivo, que tira a necessidade de armazenar canais separadas por um compositor de video.

O conceito de multi-canal, também reduz a necessidade de \"encolhimento\" nos dados para a imagem final . Se um \"composer de vídeo\" não está feliz com o atual nível de especularidade , ele ou ela pode ajustar esse canal específico em tempo real.

OpenEXR torna o trabalho dos composers de video relativamente fácil. Uma vez que quase nunca são duas linhas de produção, que são os mesmos, ferramentas personalizadas precisam sempre serem desenvolvidas para resolver problemas no processo de produção, para resolver questão de manipulação de imagem .

No geral você pode usar tanto imagens HDR como .EXR. Imagens .EXR são ainda melhores que as imagens .HDR, pois como foi falado anteriormente, elas guardam informações importantes além da luz, como reflexos, cor, refração, brilho, alpha, multi canais, tudo junto em um único arquivo.

Para se trabalhar profissionalmente com edições e composições de vídeo complexas, em que você quer ter controle total de todos os canais de uma imagem, o melhor formato para esse caso, é o formato .EXR.

Do contrário, use o formato .HDR, só isso.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

_______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
e ai danilo,ja ajudou bastante,tem muitos termos tecnicos que eu nem tenho ideia do que seja,mas o resuminho final,ja disse tudo que eu queria saber,
ja aproveitando,sabe onde baixar algumas imagens exr
até mais ,e vvaleu pela força
ha,e quando fazer o reflexo no chão ,da pra ser feito com a imagem exr,ou é melhor fazer com luz mesmo
é só estudo mesmo
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Carlão: oi Carlão!! tudo bem?? Para fazer o download das imagens .EXR, você pode acessar o site do OpenEXR e fazer o download de imagens lá.

Mas antes de fazer o download de imagens .EXR, você deve instalar um plugin do .EXR pro Photoshop, para que você possa estar trabalhando com este tipo de imagem.

Aqui está o link do OpenEXR, aonde você pode estar fazendo o download de imagens .EXR: http://www.openexr.com/downloads.html ( Site OpenEXR ).

Na parte lá embaixo tem a parte de plugins que você tem que instalar a versão correta do plugin do .EXR pro seu Photoshop, tudo bem??

Plugins

OpenEXR Photoshop plugin source code:
OpenEXR_Photoshop-1.2.1.Source.tar.gz
OpenEXR Photoshop plugin for Win32:
OpenEXR_Photoshop-1.2.1.Win.zip

OpenEXR Photoshop plugin for OS X:
OpenEXR_Photoshop-1.2.1.Mac.sit

OpenEXR Shake 3.x plugin source code:
OpenEXR_Shake-1.0.1.tar.gz

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Olha estes sites aqui, por gentileza:

http://www.openexr.com/photoshop_plugin.html ( Photoshop plugin- OpenEXR ).

http://www.fnordware.com/ProEXR/ ( Ultimate OpenEXR Plug-ins ).

http://www.openexr.com/about.html ( História e ferramentas do .EXR )

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Curiosidade:

O primeiro filme da ILM que usou a tecnologia de imagens .EXR, foi no filme \"Harry Potter\".

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Para fazer reflexos no chão, você pode fazer colocando um mapa falloff ou raytrace no canal reflection do seu material que você queira que reflita alguma coisa.

Não precisa usar imagens .EXR para gerar reflexos em um piso, por exemplo. Você só usaria imagens EXR se fosse fazer uma composição em vídeo bem complexa, em que você quer ou pelo menos gostaria de alterar todos os parâmetros físicos de uma imagem, ou que tenha total controle sobre todos os canais da sua imagem.

Usar imagens .EXR só pra controlar \"SOMENTE\" o reflexo, não seria uma boa ideia na prática, pode usar mesmo os mapas procedurais dos softwares 3d, que já vem cheios de mapas excelentes para você fazer o que quiser. Seria como se você tivesse um lançador de míssel especial e gostaria de acertar apenas uma simples mosca...rsrs.

Para fazer reflexos no piso, você vai depender de uma série de fatores: colocar algum mapa dentro do canal reflection do seu material, brincar com os valores de bright ( brilho ), IOR, e uma série de outros parâmetros.

A luz nesse caso não é a principal ferramenta pra gerar reflexo, ela ( luz ) só irá deixar os reflexos em um piso, por exemplo, bem mais realistas.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso.

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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...






ai danilo,valeu pela força,
é meio complicado pra mim,mas,to dando uma olhada nos links que voce me mandou,
acho que vai da pra me virar daqui pra frente,espero rsrsrs
nem sabia que ia precisar do photoshop,achei que era uma imagem pronta que nem hdr,mas eu vou dar uma lida pra ve no que da
até mais

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