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Ajuda para modelagem.

Por: mazur100  

Em: 11/11/2013 16:48

olá gostaria que alguém me indicasse alguns tutoriais ou artigos sobre modelagem ,que possa tirar minhas duvidas , de modelagem orgânica e inorganica , o certo e o errado sobre a modelagem , como modelar pra animar .
Pode ser Inglês e espanhol , ou em português também.
Gostaria principalmente que fossem arquivos para leitura , mais se tiver em vidios tb ajudará .
Agradeço desde já .
Obrigado .
Procura por \'modelando um...\' ou \'modeling a...\' no youtube q aparece varias coisas..

\"Organica\" chamam de uma modelagem com mais curvas, ou com a intenção de fazer um ser vivo. Tem gente q entende modelagem organica como \'modelagem exclusivamente high poly\'.. Mas é basicamente isso aí.. Suavizado ou com a intenção de replicar um ser vivo.. Não necessariamente high poly..


Na animação, imagina q c vai \'linkar\' vertices à bones, então, c tem q deixar \'anéis eficazes\' no seu model, de maneira a que os vertices se deformem da maneira correta.. Não existe muito uma \'formula certa\' pra isso, cada model vai se mover de um jeito.. Uma perna humana e uma pata de cachorro são basicamente o mesmo rig, mas o IK vai se comportar de maneira bastante diferente, por exemplo..


Um modelo 3d é, primeiramente, um conceito.. Um desenho conceitual num papel é, se levando até as ultimas consequencias, um modelo 3d, uma descrição verbal eficaz de algo com volume é um modelo 3d também.. Porem, evidentemente, um arquivo de um model 3d é de uma organização concreta, e uma descrição ou desenho num papel é muito mais abstrata... Na descrição o modelo 3d é a eloquencia do volume, e no model feito num programa é a eloquencia da forma. É a Arte como tendo a utilidade de descrever algo.




Pra vc saber \'se fez certo\', primeiramente, veja se o model \'tá bonito\' pra sua propria opinião..

Depois, crie um rig para o model (no caso de um personagem), se o model tá bom ele anima sem muitos problemas. (aí pra ir criando models cada vez mais praticos pra se animar são varias \'coisinhas\', dificeis de sintetizar tudo pra explicar diretamente.. no caso, é puramente pratica e experiencia também)..

E depois, o que eu acho legal pra \'tirar a prova\' é mostrar um render do model pra alguem completamente leigo em 3d.. Por exemplo, c faz um dragão e mostra pra alguem sensato e leigo, se esse alguem não reconhecer aquilo como um dragão (ou qualquer outra coisa, etc.. \'dragão\' aí é um exemplo..) já quer dizer q o seu model tá ruim.. Aí se esse alguem bater o olho e dizer que é o q vc queria q fosse, é um indicativo q o seu model tem uma qualidade boa.

Aí então \'passando nos 3 testes acima\', vc compara com models de outros artistas pra comparar tecnicas e formas gerais..

Imagino que seja assim de maneira geral..



Hehehe.. Então \'cunhei\' uma definição pra o que é um \'model bom\' (XD):

Então o model bom é aquele que:
-É esteticamente agradável.
-Tem estrutura animavel.
-É diretamente inteligivel. (se vc modelou um coelho, quem olhar pro seu model vai dizer que é um coelho, se vc modelou um coelho e quem olhar disser q é um gato, houve equivocos..)







A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

ScreamingFox: oi ScreamingFox!! tudo bem?? Acompanhei aqui a sua resposta ao nosso amigo e colaborador \"mazur100\" e gostei muito do que você disse.

Respostas muito boas e bem fundamentadas, é isso ai.

Parabéns, \"ScreamingFox\".

Forte abraço e sucesso.

_______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Valeu :>


Mas uma coisa q seria interessante de ter em video, que acho bastante pertinente e não ví muito, a não ser disperso em varios conteúdos diferentes, seriam algo como \"As boas práticas\" não só na modelagem, mas no mapeamento, rigging, cena, etc.. coisas como:

-Modelar preferencialmente começando do Zero
-Usar um sistema de medida
-Sempre nomear as coisas
-Usar layers de objetos e animação
-Evitar overlapping de polys no UVW
-Zerar os transforms linkados,
-etc..


A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
pode ser que enconte o que queira aqui:
http://www.tresd1.com.br/noticias/tag/modelagem/1.html

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