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Luz estranha emitida por objectos

Por: jpcarvalho84  

Em: 27/11/2013 12:14

Boa tarde,

Estou com uma dúvida que talvez seja ridícula, uma vez que não consigo encontrar nada na internet relacionado com este problema, acredito que seja algum erro básico que esteja a fazer.
Basicamente, ao renderizar uma cena, alguns objectos, que não têm luzes nenhumas associadas, começam a emitir luz. Fica super estranho e já fiz de tudo um pouco mas não consigo resolver o problema.

Como podem ver na imagem anexa, surge uma luz por cima do aparelho de ar condicionado que não existe e não consigo explicar. Este é apenas um dos exemplos, mas tenho tido este problema várias vezes.

Espero sinceramente que alguém neste forum me consiga \"dar umas luzes\" sobre como resolver isto =)

Obrigado!
se disser o render que tá usando fica mais fácil para os usuários lhe ajudarem.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

jpcarvalho84: oi jpcarvalho84!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE E QUE GOSTE MUITO!! Esse problema de aparecer supostamente uma \"luz\" em cima do aparelho de ar condicionado, pode ser que seja, porque durante o seu processo de modelagem, você possivelmente deixou \"sem querer\", um espaço entre o teto e essa parede vertical que recebe o aparelho de ar condicionado.

Toda vez que \"vaza\" ou há algum tipo de \"rasgamento\" de luz, pode ser que seja alguma coisa relacionada a espaços, interstícios que você deixou na modelagem. Essa \"áurea branca\" pode ser \"photons de luz\" que estão estourando e tentando entrar pela brecha que supostamente há entre a junção do forro com essa parede vertical.

Selecione a parede na vertical aonde está apoiado o aparelho de ar condicionado, depois selecione o forro, entre no modo \"Isolate\" do 3ds Max, e veja na vista \"Perspective\", se realmente existe algum espaço entre o teto e essa parede.

Se realmente houver um espaço entre o teto e essa parede vertical, transforme-os em editable poly, e feche essa brecha entre o forro e a parede. ( de preferência usando as ferramentas de snap do 3ds Max ).

Saia do modo \"Isolate\" do 3ds Max e faça somente um render \"region\" ( por região ), exatamente neste pedaço que estava acontecendo este problema. Lembre sempre de fazer testes de render com a configuração do render baixa, tudo bem?? =]

===================================================================================

Se não for isso que falei anteriormente, pode ser alguma configuração do render, mas acho meio difícil que seja alguma coisa relacionada à configuração do render.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte, \"jpcarvalho84\".

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Antes de mais, obrigado pela ajuda.

O render é realizado no 3DS MAX 2013, com o V-Ray 2.0.

Infelizmente, como disse antes, este problema acontece-me várias vezes e, infelizmente, a resolução não é assim tão simples, uma vez que já verifiquei e não há brecha nenhuma, já fiz inclusivé um segundo tecto, acima do visível, para me certificar de que esse não seria o problema e não resolveu...

Neste caso específico, o ar condicionado foi o último elemento que coloquei no render, e antes de o ter feito, em todos os outros renders de teste realizados, nunca apareceu luz nenhuma...

De qualquer das formas obrigado pela ajuda.
Olá pessoal da 3d1...boa tarde a todos!!

jpcarvalho84: oi jpcarvalho84!! tudo bem?? Entendo agora o problema da sua cena 3d. Realmente o que acontece é o modelo 3d do seu ar condicionado. Mas acho que há sim uma solução para o seu caso.

Quando fiz uma cena com modelos 3d de vegetações usando exatamente o render V-Ray adv. 2.40 do 3ds Max 2013, apareciam manchas brancas nos arbustos das árvores, bem parecidas com essa sua.

Sabe como eu resolvi este problema?? Substitui o 2a. engine do render V-Ray de \"Light cache\" para \"Brute force\" e pronto, não apareceu mais nenhuma mancha branca, ficou tudo perfeito e bonito.

Tire tudo o que tiver de \"Light cache\" no render V-Ray e mude para \"Brute force\", tudo bem?? Acho que resolverá o seu problema.

Testa ai pra você ver se dá certo, ok??

Boa sorte, \"jpcarvalho84\".

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Vou testar então, mas nunca usei brute force, não sei quais as configurações...
Quando tiver o resultado eu aviso =)

Obrigado
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

jpcarvalho84: oi jpcarvalho84!! tudo bem?? Vou postar aqui a configuração que você deve mudar na aba do render V-Ray:

** Primary bounces = \"Brute Force\".

** Secondary bounces= \"Brute Force\".


Veja se dá certo desta forma, ok??

Boa sorte, \"jpcarvalho84\".

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
O material do tipo \"Shellac\" vai fazer isso aí no V-ray.. é inclusive muito bom (na minha opinião) pra se fazer um \'neon\'... apesar de ser meio q um \'bug\'..

Veja se na caixa de dialogo dele ele não fala q algum objeto \'retornou cores muito brilhantes\' (return overbright color, uma coisa assim)..

Mas o jeito mais facil de causar esse efeito (q no caso tá sendo como um erro) é deixar os bounces secundários num valor maior q os primarios..

Dependendo do brilho dos materiais, combinado com determinadas configurações de gamma, acontece isso também (imagine q o render vai corrigir duas vezes (na verdade a primeira vez é a propria configuração do 3ds, na segunda, no render) a dinâmica, para cima..).
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Fala pessoal! Bom, eu não tenho experiencia com Vray, mas isso pra está parecendo um rebatimento de luz do ar-condicionado. Acho que tem a ver com o material utilizado nesses objetos, como o ar e o abajour. Se prestar a atenção no abajour do fundo, vc ve que tb há um reflexo no lado contrario ao da luz.
abss
Andre Duarte www.adrdigital.net

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