Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

jmb   Santa Catarina - SC
Weverson M   Guarapari - ES
renatoconti   Londrina - PR - AC
dpi3d   Recife - PE
Marcelo Guarrata   Maringá - PR

Portfólios Ver Mais

J3D   Saúde - AC
fabiospinasse   Vitória - AC
Alcione Almeida   Goiânia Goiás Brasil - GO

Displacemente MUITO, mas MUITO pesado. E agora?

Por: Vinicius Paciello  

Em: 27/11/2013 15:25

Bom dia galera! Td tranquilo?

Vamos lá:

Estou trabalhando no meu projeto pessoal e tenho uma parede enorme que será tijolo branco, no interior da casa. Ok.

Segue o material - embora no preview ele não esteja muito bem, ele tá bem legal no render (também segue o render, as vezes a galera acaba curtindo e poder fazer no deles também ;)

O problema é que na hora de mandar um render de uma área grande, ele pesa e começa a dar unloading geometry - inclusive outro dia deixei o render rolando enquanto fui dormir, e quando acordei ainda tava calculando luz. Quando tento renderizar cenas pequenas não acontece, acho que porque o light cache e o IM só renderizam a partir do POV, algo assim. Mas o problema é que realmente preciso desse displacement (tijolo com bump não dá né :P) e ele está bem pesado.

Recentemente descobri uma rollout de displacement do vray (noob é f*da hehehehe) e diminuí as dubdivs de 256 pra 120...

Tem algo que pode ajudar mais? Valeu pessoal!

Abraço!

EDIT: esqueci das specs do PC:
i7 3770 3.4Ghz
8GB Ram Kingston
HD500GB
3DS Max 2013 - 64Bits
VRay Adv 2.30
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Vinicius Paciello: oi Vinicius!! tudo bem?? É isso mesmo que você acabou resolvendo o seu próprio problema e era justamente o que eu ia comentar...rsrs.

O problema de renderizar cenas muito grandes com displacement, é por causa do peso da sua cena 3d, principalmente se você tiver uma parede tão grande e extensa de tijolos como essa que você comentou.

O problema de demorar tanto no render do displacement do vray, Vinicius, é porque o valor do subdivis do displacement do V-Ray ainda está muito alto.

Diminua de 120 samples de subdivis para algo em torno de 32 - 64 samples ( máximo, use 64 samples ).

Verá que seu render irá bem mais rápido, tudo bem?? Outra alternativa para você, seria usar um mapa de \"normal map\" também no lugar do mapa de displacement, apesar de serem mapas diferentes, mas nada impede que você use um mapa diferente do outro em um canal diferente também.

Espero ter ajudado de alguma forma, Vinícius.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

Danilo, valeu! Não sabia que 120 ainda era alto, tava com medo de ter tirado muito até!

Eu tentei usar uns mapas de normal + bump normal (tenho o pixplant aqui, ele faz o de normal bem legal) e tentei também fazer uns esquemas como aumentar o blur da textura, o problema é que sem relevo físico não fica realista né, não tem jeito, tem que ser displacement...

Parece que deu uma melhorada aqui, hein!? Vamos ver agora se vai dar certo, qualquer coisa volto a postar! Abraço! Valeu mesmo!

Vinicius Paciello: oi Vinicius!! tudo bem?? Não é muito recomendado usar o \"blur\" em texturas, porque alguns parâmetros e/ ou filtros tiram muito o realismo das texturas, tudo bem??

inclusive aqui na 3d1, um tutorial de um leitor muito interessante, que fala exatamente sobre isso. Toda vez que carregamos qualquer textura no 3ds Max, o software 3d acaba meio que deixando a textura com \"blur\".

Então temos que acessar as propriedades dessa textura dentro do material editor do 3ds Max, e alterar o \"filtering\" dela ( se não me engano ), pois o valor padrão vem com 1,00 e o ideal para textura ficar realista, ou seja, com o mínimo de \"blur\", seria usar algo em torno de 0,10.

Espero ter ajudado de alguma forma, Vinícius.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso.

Sieben.Sieben: oi Sieben!! tudo bem?? Estava sentindo falta dos seus comentários e também dos comentários do nosso amigo e colaborador \"Apoema\" ( aquele que voa alto )...rsrs.

Que bom rever você por aqui pela 3d1, estava sentindo falta da sua presença por aqui. Deve estar com muito trabalho...rsrs.

Parabéns pelo seu comentário. Tinha me esquecido desse detalhe excelente que você comentou sobre o modificador \"vraydisplacementmod\", é verdade...rsrs. =]

Obrigado pela ajuda ao nosso amigo e colaborador, \"Vinicius Paciello\".

Forte abraço e sucesso, Sieben.

Oi Danilo! Então, eu deixei o blur só na textura do displacement porque ia suavizar... mas é, não adiantou muito! Quanto ao blur padrão, quando a imagem tem a resolução bem alta eu deixo até em 0,01! :P

Sieben, boa ideia! O problema é que essa textura está em um multi-sub object, aí não rola... mas excelente idéia! Valeu!
Oi Danilo! Então, eu deixei o blur só na textura do displacement porque ia suavizar... mas é, não adiantou muito! Quanto ao blur padrão, quando a imagem tem a resolução bem alta eu deixo até em 0,01! :P

Sieben, boa ideia! O problema é que essa textura está em um multi-sub object, aí não rola... mas excelente idéia! Valeu!

Detacha o objeto, afinal, melhor fazer isso que não renderizar não é?? rsrsrsr
Cara, pode ser besteira mas vc já olhou em quanto está o \"Dynamic memory limit\" do v-ray? Geralmente aparece \"unloading geometry\" por falta de memória. Como seu pc tem 8Gb de RAM, libera pelo menos 5Gb pro V-ray. É só ir nas configurações do V-ray em settings/system e alterar o valor do \"Dynamic memory limit\" pra 5000MB.
Espero que ajude.
Abraço!!
http://www.archiview.com.br

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 506, sendo 13 membro(s) e 493 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Frederico Wagner N. R., Alessandro.Marcos, Eduardo Ramos, claro_lima, Hot, Gabriel.C, Max Idalgo, Duda, Danielreis, Thiago Couto, Felipe Duarte, Henrique Ribeiro, Fabrício.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.