ScreamingFox no inicio dos meus estudo eu sempre achei que existia A CONFIGURAÇÃO, algum parâmetro escondido sei la, posso te garanti que não existe, primeiro que qualidade não estar atrelada só a configuração, você tem uma boa modelagem um bom mapeamento, a criação dos materiais de forma correta, Tempo de render eu acredito cada cena tem um limite passou disso perde qualidade achar que uma imagem de sete minutos tem a mesma qualidade a de uma hora só com duas pessoas diferentes fazendo a imagem ou não entendendo o que está fazendo então vai ter perda.
Tempo x qualidade não é só o seu sonho de consumo rsrs é de toda empresa de CG é de todo profissional e a maneira mais fácil de equilibrar isso é entender qual os melhores programas para aquela determinada situação e isso pode variar dependendo do que você faça personagem e arquitetura, conhecer esses programas a fundo, resumindo é o amadurecimento na área não procure regras fixas que elas não existem só com bastante estudo mesmo. O que pesa em uma cena eu coloquei la encima equacionar isso eu uso a frase do André
\"equipamento sem conhecimento não ajuda em nada\"