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Extrude edge no Maya

Por: ronaldo.n2008  

Em: 13/12/2013 11:28

e ae povo, tbm estou estudando o Maya, comecei recentemente, o problema é q não to conseguindo fazer algumas coisas q eu faço no max com ele, por exemplo, quero fazer esse extrude edge nessas duas edges bem no meio, nessa imagem eu exemplifiquei fazendo no max, mas no Maya ainda não descobri como fazer, se alguém puder me ajudar eu agradeço muito, valeu !!
Eu não sei mexer no Maya, mas tem um usuário aqui que sei que ele usa muito o Maya. É o Danilo_icf ( http://www.tresd1.com.br/social/6885 ).

Ele acho que poderá lhe ajudar. Não sei se há algum outro usuário que usa o Maya.
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!!

ronaldo.n2008: oi ronaldo!! tudo bem?? Poxa, me desculpe, só agora que vi a sua mensagem...huahuahua...rsrs... =] ^^

Olha, para fazer essa extrusão nas edges é super fácil no Maya. Criei uma figura com a mesma forma que a sua e vou te mostrar como se faz isso no Maya.

Algumas coisas no Maya são bem simples mesmo, muitas pessoas que não usam o software 3d como o Maya, tem uma ideia errônea de que ele é muito complicado, quando na verdade é exatamente o contrário.

A parte de modelagem do Maya é super \"intuitivo\". Se eu explicar pra uma criança de poucos anos de idade, ela entenderá de tão intuitivo que é a parte de modelagem, porque somente com atalhos de teclado, você cria tudo o que deseja no Maya, sem precisar acessar nenhum menu superior do programa. =]

Passo-a-passo:

1.0- Primeiro de tudo para entrar no modo de \"edges\" ( arestas ) no Maya, você tecla F10 .Selecione a primeira edge ( aresta ), depois segurando a tecla \"shift\" no Maya, selecione a segunda edge ( aresta ). Porque no Maya para juntar seleções é o \"shift\" e para desfazer seleções cumulativas é a tecla \"ctrl\" ( é o contrário do 3ds Max ).

2.0- Depois que você teclou F10 para entrar no modo \"edges\" ( arestas ) no Maya, você selecione as duas edges que você deseja. Perceba que as duas edges ( arestas ) que você irá selecionar no Maya ficam vermelhas, assim como é também no 3ds Max.

3.0- Depois que selecionar as duas \"edges\" ( arestas ) que ficaram vermelhas, você aperta o \"shift\" sem soltar + botão direito do mouse ( sem soltar ), tudo isso ao mesmo tempo, depois você pode soltar a tecla \"shift\" se quiser, porém mantenha sempre pressionado o botão direito do mouse ( sem soltar ).

4.0- Ai aparecerá o menu flutuante do [b]Maya, de acordo com a imagem abaixo:[/b]

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/801/0kla.jpg

OBS.: Escolha a opção \"Extrude edge\", mas NÃO CLIQUE NO NOME \"Extrude edge\". Clique na caixinha do lado do nome \"Extrude edge\", pois assim você poderá acessar as propriedades das extrusões das edges, como na imagem abaixo:

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/811/7w9q.jpg

Na opção \"divide\", você obviamente escolhe quantas edges quer que o Maya divida equidistantemente, em relação as duas primeiras edges ( arestas ) que foram selecionadas, tudo bem??

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/811/7w9q.jpg

5.0- No meu exemplo em anexo, eu coloquei o valor 2,00 em divide, porque eu quero que sejam criadas mais duas edges ( arestas ) equidistantes em relação as duas primeiras que eu selecionei e coloquei o valor 1,00 em offset, que é a distância que \"teoricamente\" as duas novas edges que serão criadas, teriam em relação as duas primeiras edges que foram selecionadas.

** IMPORTANTE.: A ferramenta \"extrude edge\" em muitos casos, não é uma ferramenta muito usada, pois o Maya dispõe de duas poderosas ferramentas muito robustas para criar edges automáticas, respeitando o loop de edges e a sua malha, com apenas um único clique.

Uma dessas ferramentas é o \"Insert Edge Loop Tool\". Para acessá-lo é super fácil e bem simples. Basta você segurar a tecla \"shift\" + botão direito do mouse ( sem soltar ) e clicar em cima do nome \"Insert Edge Loop Tool\", pronto.

Vai aparecer um triângulo branco no Maya indicando que a ferramenta \"Insert Edge Loop Tool\" está pronta pra ser usada. Basta dar um clique com o botão esquerdo do mouse aonde quiser, que a própria ferramenta já cria o \"loop\" de edges automáticas pra você, não importa como seja sua malha 3d.

Obviamente a sua malha 3d tem que estar com a construção dos \"loops\" das edges certinhos, pois se não, a ferramenta de \"Insert Edge Loop Tool\" irá criar uma única edge, no lugar de criar um \"loop\" completo de edges ( arestas. )

Olha essa imagem abaixo:

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/32/z9p8.jpg

A outra ferramenta muito robusta do Maya para conectar/ ligar edges ( arestas ) é a ferramenta \"connect components\". Para usar esta ferramenta, você tecla F10, depois seleciona duas ou mais edges ( quantas edges quiser ), e depois segura o \"shift\" + botão direito do mouse ( sem soltar ) e clica no nome \"connect components\". Pronto, só isso. ^^

Olha essa imagem abaixo:

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/20/0v2l.jpg

Essa ferramenta \"connect components\", só cria conexões entre as edges que você selecionou. Ela é diferente da \"Insert Edge Loop Tool\", pois esta última, já cria para você um \"loop\" automático de edges com apenas um clique, tudo bem??

Há ainda outra opção chamada \"split\" >> \"Interactive Split Tool\", que cria edges de acordo com a posição do cursor do mouse aonde você clicar. Para terminar o comando basta apertar \"enter\" e para cancelar o comando que esteja ativo do \"Interactive Split Tool\", basta apertar o botão direito do mouse uma vez.

** Opção split >> Maya 2013:

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/46/9wdq.jpg

** Sub-opção de \"Interactive Split Tool\":

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/191/2mrt.jpg

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DICA: Prefira usar mais a ferramenta \"Insert Edge Loop Tool\", pois como falei anteriormente, esta ferramenta cria um \"loop\" automático de edges com apenas um clique no mouse, aonde você quiser na sua malha 3d, e o melhor de tudo é que não precisa selecionar nenhuma edge ( aresta ) previamente para se criar o \"loop\" de edges no Maya.

Com certeza a ferramenta \"Insert Edge Loop Tool\" é uma das mais usadas durante os processos de modelagem no Maya, por causa da super rapidez desta ferramenta e da sua praticidade. ^^

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Mas nesse seu caso é uma exceção, pois esta forma circular com estas edges ( arestas ) em cima, não formam um \"loop\" de edges, e portanto somente neste caso, a ferramenta \"Insert Edge Loop Tool\" não é a mais indicada...rsrs.

Nesse seu caso em específico é bem simples. Basta selecionar estas \"edges\" ( marcadas com números vermelhos ) de acordo com esta imagem abaixo:

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/844/jvlik.jpg

Depois que selecionar todas essas 19 edges ( arestas ), você clica na tecla \"shift\" + botão direito do mouse ( sem soltar ), depois pode soltar só a tecla \"shift\", e escolhar a opção \"connect components\", de acordo com a imagem abaixo:

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/854/z9im.jpg

E o resultado final depois de usar a ferramenta \"connect components\" é o desta imagem abaixo:

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/513/12x3.jpg

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Espero ter ajudado de alguma forma, \"ronaldo.n2008\".

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...




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