Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
Vinicius Luiz   Teresina - PI
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Juliano Kloss   Blumenau - SC - SC

Portfólios Ver Mais

rogeriodec   Ponta Grossa - PR - AC
Leandro Malheiro   São José do Rio Preto - AC
ken3   brasil
pepiart   Piracicaba

Problema com multiplas camadas de UV

Por: WesleyBarreira  

Em: 13/12/2013 18:04

Olá pessoal!
Estou trabalhando com múltiplas camadas de UnwrapMap para conseguir boas resoluções em detalhes como adesivos.... sem colocar tudo na mesma UV
tive sucesso com os resultados tirando o fato que quando aumento o tamanho da UV para diminuir o tamanho de um símbolo nesse processo ele fica com uma margem branca por fora do que seria a textura.. é como se o software interpretasse que o que está fora da textura quando duplicada pelo tamanho da uv, ele coloca-se um cinza médio, por isso fica essa cor esbranquiçada o problema é que não sei onde configurar essa cor que o software coloca... alguém poderia me ajudar?

O que eu entendí foi o seguinte.. Vc deixou o mapa do seu model maior do que \'o quadrado do UVW\', pra, na verdade, obter o efeito de esticar uma textura, e aí ocorreu um artefato de iluminação, é isso?..

Eu não lido com os materiais desse jeito aí, mas acho interessante até, pelo que eu percebí vc usou algo como um environment e outros mapas aplicados no seu model.. Imagine que, pra fora do \'quadrado do UVW\', é como se a textura simplesmente repetisse.. pra determinados efeitos de iluminação não realistica, é quase como duplicar a intensidade da luz, etc..

Então.. tenha preferencia de deixar tudo dentro do \'quadrado do UVW\' (a area de edição do Edit do Unwrap UVW).. E não vai ter esse problema... Se quiser esticar uma textura, edite o tiling da textura pra menos, por exemplo, e nem vai precisar mexer no UVW.. Se vc usar um mapa do tipo Composite, com um bitmap de madeira e um outro com o logo por cima, em \'overlay\', também imagino ser mais facil, etc...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Esse sistema é muito bom pra conseguir resolução em determinados mapas, quem me passou esse conceito foi um amigo que trabalha com Maya, na verdade o software era pra interpretar a área fora da textura dentro da UV como preto, mas na verdade ele interpreta como um cinza médio por isso da essa cor esbranquiçada...... trabalhando dessa forma no Maya vc desabilita a repetição da textura e regula essa cor que o software da pra textura no hypershade em color balance (no max seria dentro do mapa Bitmap, mas ele nao tem essa opção do color balance).... e toda a cor fica uniforme..... mas valeu pela ajuda, obrigado mesmo

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 548, sendo 18 membro(s) e 530 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Cledson, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, fabriciostm, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Duda, Pedro Juliato, Thiago Couto, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.