E ae galera, tudo bom???
quanto tempo hien.. alguém ainda se lembra de mim?? :oops:
ultimamente to totalmente off em fóruns, mas to passando por aqui para divulgar um script q to fazendo, o Character Animation Assistent :-P
ainda falta fazer umas paradinhas e ta com um pequeno-grande problema nos bones que estão rotacionando no Z dele em algumas situações, mas eu gostaria que vocês baixassem essa versão alpha para avaliar, ver como ta ficando, dar idéias, etc...
essa é uma amostra da interface.
Clique aqui para baixar.
Bom vou explicar do que se trata.
A idéia é automatizar o processo de rig de um personagem através de um assistente. Indo passo a passo para ajudar os iniciantes que não tem experiência com bones, IK, wire parameters, etc.. e também para os “preguiçosos” como eu heheh
Sobre o funcionamento:
O funcionamento é muito simples. Extraia os arquivos para dentro da pasta de script do seu Max.
No Max, clique no menu MaxScript e em Run Script. Procure o arquivo CAA_rig.ms e de OK.
Vai abrir uma janela do script, apartir daí é só ir seguindo os passos, ir colocando os points criados nos lugares corretos e clicando em avançar.
Na ultima tela clique em criar que ele vai criar os bones e Iks baseados nos points que vc criou e moveu.
Bom.. não tenho muito o que falar porque ele já é auto explicativo, ou pelo menos deveria ser, se alguém se perder, não souber o q fazer é pq não fiz direito rss
Mas se isso acontecer, pergunta aqui que eu tento ajudar.
Sobre o resultado final:
O rig criado vai ficar assim:
- Perna com IK e um helper como target do joelho
- Pé usando a técnica “pé reverso” (os controles das rotações e movimentação estão nos points abaixo do pé)
- Coluna por FK, no assistente existe a opção de escolher a quantidade de segmentos (entre 1 e 5)
- Braço: IK para controlar o ombro e outro IK no braço com target (existe a opção de usar FK no assistente), e mais um bone terminador para o twist (tem um tutorial no meu site explicando sobre essa técnica)
- Mão: por enquanto só ta criando os bones, mas ainda vou fazer os controles para rotacionar o dedo inteiro por um dummy e por segmentos individualmente (tb tem a técnica no tuto). Existe opção de escolher a quantidade de dedos (1 a 5) e segmentos (1 a 3).
- cabeça e pescoço com FK
esse é um rig básico mas q sei é funcional.. a idéia é começar com uma coisa simples e ir adicionando mais detalhes nas proximas versões.. com a ajuda de vcs =)
Eu não criei praticamente nenhum helper para facilitar o controle da animação pq depois desse módulo de criar rig eu vou criar uma interface para controlar isso... meio parecido com o que o Mr. Solo fez para o XSI, mas num primeiro momento sem mecher com animação facial.. mas isso é outra história.
Detalhes técnicos:
A interface foi toda feita em flash dar uma cara de assistente mesmo, ir por passos, o que não é possível com ms puro, e tb aproveitar todos os recursos que um programa multimedia como o flash pode oferecer.
É o máximo essa opção do Max script, ne??
Os códigos do ms não foram escritos de uma maneira muito organizada nem muito inteligente.. eu fui escrevendo sem muito planejamento pq não tinha idéia da proporção que isso ia tomar. Tem muita coisa q eu poderia escrever em 1 linha ao invés de 5.
Então vou dar uma respirada agora pra começar a dar uma enxugada e consertar os códigos, documentar melhor, etc..
Se alguém tiver alguma duvida, pergunte que vou ter maior prazer em responder.
Bom.. aguardo comentários..
Ah.. to praticamente inaugurando o site hoje tb (falta arrumar uns detalhezinhos), então se tiver sugestões ou criticas sobre ele ou o meu trabalho, fica a vontade =)
um grande abraço a todos,
AlineLima