Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luisrosenstock   Joinville-SC
Millow   São Paulo - AC
bender   Lajeado-RS - RS
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC

Portfólios Ver Mais

robsonvgg   joao pessoa - AC
Nego7   Teresópolis,rj - RJ
master_3d   Rio de Janeiro - RJ
erculesc   Ponta Grossa - Pr - PR

Qual a técnica recomendada para modelar um terreno ?

Por: SBurnett2012  

Em: 01/02/2014 19:08

Pessoal

O software que uso é o 3DS max 2014.

Penso em modelar o terreno de um planeta que servirá de cenário para animação futura. Não é uma esfera (planeta), e sim uma área ampla do planeta (tipo planície desertica).

Já me falaram que devemos utilizar o modelo em tamanho real por causa do renderer. Então em tese isso seriam alguns quilômetros. Confere?

Já vi vários tutoriais na internet e gostaria de saber:
-Qual a técnica (se possível com sugestão de link), em que o terreno fica bem detalhado, mas leve para animar?

- Em se tratando de quilômetros, utilizar um noise vai gerar um objeto com malha muito pesado dificultando a animação?

- Usar o scatter, numa área tão ampla colocando zilhares de pequenas rochas sobre o plano, não fará o objeto final ficar pesado dificultando a animação?

Não gostaria de utilizar nenhum plugin.

Obrigado desde já.

SBurnett
.....bom, eu faria da seguinte forma:
(Não seria usando plugins, mas eu usaria dois outros programas além do 3DS MAX: WORLD MACHINE e ZBRUSH)

1- No world machine eu criaria o terreno de acordo com as minhas necessidades, depois exportaria o arquivo targa/tga que ele gera.
2 - No max, criaria um plane com uma resolução MUITO GRANDE, e com o modificador displacement, importaria o arquivo com a \"imagem\" do terreno.
3- Depois, exportaria esse modelo em obj. Isso geraria um arquivo MUITO GRANDE....
4- Importo no Zbrush, e faço um decimation para diminuir a resolução tentando uma perda mínima possível dos detalhes da malha. Agora, exporto-a para o max.
5- Pronto: é só usar na animação dentro do max.

Observações:
1- Se você tiver habilidade com o Zbrush, nem precisa do world machine. Você pode modelar o terreno direto no zb.
2- Ainda que o objetivo seja ter mostrar um terreno de muitos quilômetros, ACHO que você não precisa gerar um com essas dimensões.....
3- Se o terreno for coberto com plantas, rochas e etc, acho que ele não terá de ser tão detalhado assim não é? afinal, os elementos vão ocultar grande parte da malha....
4- Outro detalhe: Se você tiver de pôr uma textura nesse terreno, pode ser que no final perca mais detalhes do terreno ainda.....

....espero ter ajudado. Até mais.
JC 3d modelling and concept art student. https://www.artstation.com/artist/juliocampos
eu faria primeiro o planejamento de como a câmera iria se movimentar em um terreno teste só com noise básico no displace modifier já no tamanho final.

depois eu iria montar apenas as partes que realmente estariam muito próximas com geometria detalhada.

e depois faria alguma composição em matte painting para os fundos que não fossem ser utilizados.

depois faria um camera mapping com tudo.

Só em um último momento, faria a composição dos objetos e partículas animadas com o plano de fundo.

É o que tenho visto o pessoal produzir em situações profissionais para cinema.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 434, sendo 10 membro(s) e 424 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, Rodrigo, Carla Franco, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Ronaldo, Willmitnick, marcelo de moraes, Luis Antonio, Thiago Couto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.