Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

EvandroGP   Paraná - PR
julioras   Curitiba
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
An3dre   Araras / SP - SP
An3dre   Araras / SP - SP

Portfólios Ver Mais

VJ   salvador - BA
Marcastle   Santa Catarina/Pomerode
alanmatos   Marília-SP - SP
diegoalex   Patos de Minas - AC

Como igualar vértices de 2 objetos?

Por: testaisso  

Em: 10/02/2014 21:21

Tenho partes dividas de formas distintas de um mesmo personagem Ex: Objeto1 e Objeto2.

Onde alguns vértice não se encontram como deveriam. Com isto no momento da animação a malha se repuxa de tal forma que cada vértice vai para um lado diferente. (Não queria ter ficar arrumando a cada frame da animação).

Existem alguma forma de alinhar estes vertesses rebeldes à malha do outro objeto?

Pensei em unir os 2 objetos em um só e a partir disto fundir os vértices problemáticos e logo depois separar o objeto já corrigido em 2 partes, como era no inicio, mas não tenho ideia de como fazer-lo. (Alguém poderia explicar como faz esta separação e união).

Sendo esta a melhor solução ou não alguém poderia me ajudar?
Bom... as ferramentas adequadas pra isso sao: Atach e Detach,
mas como se trata de animacao prefiro nao avançar em nenhum palpite de como fazer, ate porque precisaria conhecer o estado das malhas, como elas serao unidas.
Nesse caso eu atacharia os dois objetos, selecionaria os vértices e fundiria, com fuse e ou weld. Se quiser desanexar pode usar no poly o element e detachar ou não. Não sei se está certo o que entendi.
Nesse caso eu atacharia os dois objetos, selecionaria os vértices e fundiria, com fuse e ou weld. Se quiser desanexar pode usar no poly o element e detachar ou não. Não sei se está certo o que entendi.

Parece ser o que eu preciso, agora que tenho os nomes dos parâmetros para procurar como eles funcionam, acredito que consiga resolver.

-----------------------------------------------------

Caso alguem tenha mais alguma sugestão estou aceitando.

Imagens para ilustrar meu problema:

Agora imagine que cada personagem tenha de 10 a 15 pontos de vértices imprecisos e repare a imagem abaixo onde cada personagem esta dividido em 6 objetos distintos.

O que vocês acabam de ver é apenas um dos personagens e nem são todas as armaduras existente para ele, já deu para ver que vou ter trabalho para fazer todas estas partes se integrarem em uma animação composta pela infinidades de possibilidades que pode vir a ter , uma vez que eu possa ter uma parte de cada armadura em meu Player.
A principio eu faria exatamente como explicou o Byboca.
A principio eu faria exatamente como explicou o Byboca.

Como você mencionou o estado da malha:

Edição esta em low poly e as texturas com o tamanho mais reduzido possível. Pois já que o jogo será em 3º pessoa com um certo afastamento da câmera, assim não à necessidade de tanto detalhamento.

Fiz uns testes e os gráficos me pareceu muito bons.

Estou priorizando desempenho neste jogo.
Com weld você pode selecionar todos os vértices e ir aumentando a distância dos vértices a soldar, mas pode soldar alguns vértices por acidente em outro lugar e complica. Então o melhor é ter paciência e ir selecionando 2 por vez e usar o fuse (que aproxima bem mas não funde) e usa o weld imediatamente depois (que os funde). Mas pode tentar das duas maneiras e veja qual seria mais prática. Bom trabalho.
Vou testar para ver os resultados que serão obtidos.
No caso de game, imagino aí q os equipamentos (peças de armadura) devam realmente ser objetos separados, de maneira a q \'o game chame\' as peças q o seu personagem veste..

No caso então, se quando vc anima vai um vertice pra um lado e outro pra outro, provavel que se vc corrigir o skin naquela parte melhore ja...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Sim varias partes estão funcionando corretamente, mas existem algumas que mesmo ajustando os skins acabam de dispersando em contato com outras partes, pois a uma distancia maior entre os vértices de cada uma.

Armaduras individuais funcionam perfeitamente já quando começo a combinar as animações com outras armaduras e que o erro começa.

Estou usando o weld para unir os vértices equivalentes em uma mesma coordenada como sugerido acima, assim resolvendo o problema, mas são tantas partes e tantas combinações possíveis que tenho esperança de haver outras formas para resolver.

Ainda aceitando sugestões.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 558, sendo 11 membro(s) e 547 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Max Idalgo, Rodrigo, Carla Franco, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Ronaldo, Willmitnick, marcelo de moraes, Luis Antonio, Thiago Couto.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.