Cobre economizar recursos do computador - instâncias

Por: Vinicius Paciello  

Em: 26/02/2014 20:41

Fala galera! To modelando umas pedras (um piso de pedras quadradas) e tou com uma dúvida.

As pedras são relativamente hi-poly e todas estão instanciadas. Vale a pena dar um attach em todas elas? Vai diminui na contagem de polígonos, mas vai aumentar muito o peso da cena, não vai? É melhor deixá-las separadas e instanciadas?

Segue a cena pra compreender melhor =)

https://www.dropbox.com/s/5wlxh6ug0gvshwd/captura.JPG

Valeu pessoal!
Fucei fucei fucei e o que eu fiz foi ProOptimizer em todos e agrupei normal, deixei instanciado. Consegui reduzir 80% da contagem de polys sem prejudicar a mesh!
Eu acho que agora se atachar tudo e transformar em proxy fica show. Eu tive muitos problemas esses dias com costuras, onde cada ponto era uma mesh. Testei vários modos, transformeti em proxy e repliquei, deixei instanciado, mas o que resolveu melhor foi atachar tudo e converter pra proxy.
um único objeto com milhares de poligonos é muito mais leve do que muitos objetos separados. Mesmo se a contagem total de poligonos de todos os objetos juntos for um pouco inferior ao do objeto único. Já no caso de INSTANCIA pode reduzir bastante esse peso, mas mesmo assim prefiro manter como único objeto.

O melhor que eu fiz pra conseguir reduzir dramaticamente o custo da cena foi proceder como falou o Caue acima.. Por exemplo eu tinha 4 meshes de grama numa cena de natureza la q eu tinha feito e também muitas pedras high, e distribui eles usando o particle flow, mas mesmo com o particle flow a cena fica pesada e na verdade, o PIOR não é nem o render e sim a viewport q fica praticamente inutil depois de 3 ou 4 milhoes depolys (de primeira eu fiz só com o particle flow e sem usar essa parada do proxy e tal... Então deixei toda a grama e pedras como um unico objeto numa cena separada e usei o proxy disso na cena (vray proxy) e a viewport \'destravou\' hehe...

Sobre instanciar, é muito bom também, do meu ponto de vista até agora:
-Usar proxys pra se trabalhar na cena sem o computador ter muitos milhoes de polys carregados (o que praticamente inutiliza a cena, fica patético de mexer e extremamente incomodo o lag..).

e

-Usar instancias pra reduzir o tempo do render..

Por exemplo a instancia é como a gente usar um termo numa expressão (numa expressão \'matematica\'... por exemplo como usar um \'mmc\' por exemplo, se eu tenho q fazer o calculo de iluminação, e eu sei a \'formula\' de iluminação por superficie distancia e angulação de shading eu poderia fazer o calculo de luzes numa cena, mas cada objeto teria uma \'solução\' de iluminação.. Instanciar um objeto ou luz, vai melhorar bastante o tempo de render pq o programa vai usar esses \'termos\' ao invés de repetir o calculo completo do objeto.. (por exemplo, se eu disser que (\"solução.luz.pedra1\"=(n*nL/Pi*6(unit)/vertDist^lightNormal+FDistRayTrace+(ABS=3,775439lum)\") e cada objeto vai ter um valor e variaveis unicas pra isso é uma coisa, mas se eu reduzir essa expressão pra um valor ou formula simplificada, que é o que ocorre com o uso de instancia, vai facilitar muito pra calcular..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 639, sendo 14 membro(s) e 625 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mariaalrb, Eduardo Ramos, Leonardo, Renatto, Thiago Couto, Nuno, Gabriel.C, Duda, Le_Andro, Moura, ale.bs1, Thiago, Danilo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.