O melhor que eu fiz pra conseguir reduzir dramaticamente o custo da cena foi proceder como falou o Caue acima.. Por exemplo eu tinha 4 meshes de grama numa cena de natureza la q eu tinha feito e também muitas pedras high, e distribui eles usando o particle flow, mas mesmo com o particle flow a cena fica pesada e na verdade, o PIOR não é nem o render e sim a viewport q fica praticamente inutil depois de 3 ou 4 milhoes depolys (de primeira eu fiz só com o particle flow e sem usar essa parada do proxy e tal... Então deixei toda a grama e pedras como um unico objeto numa cena separada e usei o proxy disso na cena (vray proxy) e a viewport \'destravou\' hehe...
Sobre instanciar, é muito bom também, do meu ponto de vista até agora:
-Usar proxys pra se trabalhar na cena sem o computador ter muitos milhoes de polys carregados (o que praticamente inutiliza a cena, fica patético de mexer e extremamente incomodo o lag..).
e
-Usar instancias pra reduzir o tempo do render..
Por exemplo a instancia é como a gente usar um termo numa expressão (numa expressão \'matematica\'... por exemplo como usar um \'mmc\' por exemplo, se eu tenho q fazer o calculo de iluminação, e eu sei a \'formula\' de iluminação por superficie distancia e angulação de shading eu poderia fazer o calculo de luzes numa cena, mas cada objeto teria uma \'solução\' de iluminação.. Instanciar um objeto ou luz, vai melhorar bastante o tempo de render pq o programa vai usar esses \'termos\' ao invés de repetir o calculo completo do objeto.. (por exemplo, se eu disser que (\"solução.luz.pedra1\"=(n*nL/Pi*6(unit)/vertDist^lightNormal+FDistRayTrace+(ABS=3,775439lum)\") e cada objeto vai ter um valor e variaveis unicas pra isso é uma coisa, mas se eu reduzir essa expressão pra um valor ou formula simplificada, que é o que ocorre com o uso de instancia, vai facilitar muito pra calcular..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..