Dá pra se manusear elas de maneira a que simulem GI, mas até onde eu sei não foram criadas pra isso.. Mas estranhamente a maioria das cenas externas q eu fiz teve um tempo de calculo de GI menor q as internas (as vezes nas internas eu ponho mais luzes e tal.. pode ser isso (a quantidade das luzes, q no caso da externa geralmente é só a sunlight e tal)).
Dependendo de como tá o seu HDRI, a dome light vai dar umas sombras macias, mas isso não é GI.. e uma luz Standard com \'Area Shadows\' já dá sombras macias bem facil.. O que eu entendí do IBL (em se usar uma imagem pra iluminar a cena) é que meio que \'a iluminação da imagem vai pintar a iluminação da cena\'.. não é sempre q vai ficar bom..
Eu não uso mentalray mas sei q o pessoal gosta bastante de simular GI no mentalray com \"skylight portals\"(ou nome parecido).. No V-ray, dá pra usar as proprias luzes do V-ray também pra simular GI.. Mas o \'classico\' pra se simular GI são as luzes standard (mas em se usando V-ray imagino ser melhor usar as proprias luzes do V-ray pra simular GI)...
Dá até pra \'simular GI\' no PS, por exemplo, no caso de uma imagem parada.. Se vc renderizar com 2 iluminações diferentes, depois apagar todas as luzes e renderizar com uma camera comum (se for com a do Vray ia ficar tudo preto) e combinar essas 3 imagens dá pra simular GI de maneira bem eficaz tbm..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..