Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!
Rafaellongbeach1: oi Rafaell!! tudo bem?? Realmente nós artistas gráficos ( e eu estou incluindo nisso também ) estamos muito bitolados e \"familiarizados\" em seguir tutoriais à risca, seguindo massivamente várias sequências de operações repetidas vezes, sem parar para pensar o porque estamos realmente fazendo por este lado ou por aquele lado.
Falta ainda não só nas escolas do Brasil, mas principalmente nas escolas de Computação Gráfica em todo o Brasil, ensinar as pessoas a pensar criativamente e com uma imaginação a 1000%, ou seja, a todo vapor.
Fiz muitos cursos estrangeiros pela internet, fiz milhares de cursos de Computação Gráfica pela internet, e em todas as vídeo aulas que já assisti, no final do último capítulo a dica do autor ( geralmente americano ) dos vídeos de Computação Gráfica era quase que unânime.
A dica do autor dos vídeos era a seguinte.: Esse vídeo curso foi feito/ elaborado para você, artista gráfico, \"NÃO\" repetir esta cena do zero inúmeras vezes, e sim fazer a sua própria cena, própria da sua cabeça e usar as ferramentas 3d que você aprendeu neste curso.
Ou seja, os instrutores estrangeiros sabem da importância de \"não\" decorar ferramentas, e sim usá-las nas suas próprias cenas da forma que melhor lhe convier.
O que acontece na grande maioria dos casos, é que alguns artistas gráficos não dão importância a elaboração e construção de etapas lógicas e sequenciadas, e infelizmente só seguem um tutorial para repetir muitos dos processos que são feitos ali, mas muitas vezes não entendem o porque de estarem fazendo aquilo e muitas vezes não entendem a ordem das sequências.
Isso estou falando só no mundo da Computação Gráfica. Mas isso que falei anteriormente se aplica a todas as outras áreas do Brasil, principalmente no nosso ensino público e privado.
Somos ensinados quase que o tempo todo a pensar de forma errada, muitas vezes por maus professores, muitas das vezes por estarem mal capacitados, eles ( professores ) [ não estou generalizando ] não tem a menor condição de oferecer um ensino de qualidade.
A posição do Brasil no ranking de países escolarizados e com médias boas nos Exames de ensino mundiais, é o 4a. lugar, ou seja, o Brasil ocupa o 4a. lugar de BAIXO PARA CIMA, no ranking dos países com médias baixíssimas nos Exames de Ensino mundiais.
O erro não é bem 100% dos alunos, pois são os alunos que são guiados e orientados pelos professores. Na verdade o erro é de todo um conjunto de sistemas escolares que o Brasil produziu errado durante todos esses anos.
Antigamente no Brasil o sistema de Vestibular era aquele Vestibular com 30 questões para você resolver de todas as disciplinas. Em um dia você faria várias 30 questões de várias disciplinas e nos outros dias mais outras 30 questões de cada disciplina.
Foi pesquisado e descobriram que o MEC usava um modelo francês de ensino para fazer esse Vestibular de 30 questões antigamente.
OBS.: Ai eu pergunto a vocês: Será que o Brasil não tem a capacidade de \"CRIAR\" o seu próprio sistema de Vestibular? Sistema este de ensino que DEVERIA ser baseado nas realidades: econômico, sociais, culturais e políticas deste país?
**Será que o Brasil é incapaz de criar um sistema autêntico, original e inovador de Vestibular que seja compatível com a realidade de ensino daqui?? Eu acho que não.
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Quando passa pra nossa área da Computação Gráfica não vai muito longe também não. Nós [ mais uma vez não estou generalizando ] estamos bitolados a sempre copiar o que outra pessoa criou.
Nós podemos criar as nossas próprias cenas 3d do zero, sem precisar de nenhum model 3d, sem precisar de nenhum tutorial. O tutorial está dentro das nossas cabeças.
Mas realmente quando não temos experiência em muitas ferramentas 3d, é louvável que recorrêssemos a tutoriais para aprender a usar uma determinada ferramenta \"X\" de um software 3d.
Eu mesmo vejo tutoriais quase todo santo dia, mas não é para fazer igual o autor dos tutoriais faz, é exatamente esta a questão, eu vejo os tutoriais para encontrar uma forma mais fácil e mais rápida, de eu fazer algo na \"MINHA CENA 3D\" que estou fazendo e criando da minha cabeça.
** Claro que temos referências pra todo tipo de trabalho que formos fazer, e nesse sentido a Computação Gráfica não seria diferente. Quando não temos experiência ou quando não dominamos bem uma determinada ferramenta 3d, é natural que à priori, nos agarremos a tutoriais até para aprender a usar as ferramentas mais essenciais e elementares de um determinado software 3d que estamos aprendendo.
** Mas usuários e profissionais que já são muito experientes, devem seguir tutoriais só pra tirarem uma \"suposta\" dúvida de alguma ferramenta \"X\" ou \"Y\" que gostariam de usar em suas cenas próprias.
Temos que aprender ( e eu também estou incluído nisto ) a dominar e principalmente entender as ferramentas 3d que estamos usando.
Creio massivamente que quando aprendermos a usar como, onde, por que, quando, qual forma, qual tipo de ferramenta 3d estamos usando, ou seja, quando aprendermos a responder todas essas perguntas, creio que nosso desenvolvimento será bem maior.
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Vou deixar uma contribuição minha neste tópico para os que aqui entrarem, lerem e se beneficiarem com algumas informações colocadas aqui.
Vou colocar essas informações em outra mensagem, para não sobrecarregar esta aqui, ok??
Espero ter ajudado de alguma forma, Rafaellongbeach1.
Boa sorte.
Abraços e sucesso.
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\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...