software

Por: nels  

Em: 12/03/2014 12:40

Qual o melhor softer para 3d e qual o de pintura 3d
Deus escreve certo por linhas tortas
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

nels: oi nels!! tudo bem?? Não existe isso de melhor software 3d. O melhor software 3d é aquele que você o domina o máximo que puder e entende suas ferramentas, seus usos, aplicações, implicações, e se sente confortável em trabalhar com ele.

Essa questão de dizer que um software 3d é melhor que outro é muito polêmica, pois se alguém disser que um software \"X\" é melhor que um software \"Y\", vão vir os usuários dos softwares \"X\" e \"Y\" aqui e vão ficar trocando farpas.

É proibido aqui no site 3d1 comparar softwares 3d, no sentido de dizer que um é melhor do que outro. O que é permitido aqui na 3d1 é comparar o \"uso\" de uma ferramenta de um software 3d \"X\" em relação a uma ferramenta parecida do software \"Y\", tudo bem?

** O software 3d mais usado aqui na 3d1 é: 3ds Max ( Autodesk ).

** O software 2d de pintura mais usado na 3d1 é: Photoshop ( Adobe ).

** O software 3d de pintura digital e escultura mais usado aqui na 3d1 é: ZBrush ( Pixologic ).

** O software 3d de composição de vídeo mais usado é: After Effects ( Adobe ).

======================================================================================

Mas nós temos artistas gráficos aqui na 3d1 que usam o Maya, Mudbox, usavam o SoftImage ( a Autodesk conseguiu acabar com o SoftImage ), Modo- The Foundry, Sketchup, Revit, Autocad, Sculptris, Groboto, Blender ( open source ), Cinema 4D...etc.

Procure pesquisar na internet quais são os \"softwares 3d\" mais usados no mundo, ache o/ os \"software(s) 3d\" que você mais se identifique com ele(s) e o(s) estude(m) o máximo que puder e tente dominá-lo o máximo que você puder.

Outra coisa, esse negócio de usar um software 3d só porque tem mais tutoriais dele na internet é furada total. Ficar só \"repetindo\" tutoriais não vai lhe fazer ser um grande artista gráfico 3d.

Até porque se você escolher um software 3d que não tenha muitos tutoriais na internet dele, mas no site do \"fabricante\" do software 3d, há uma infinidade de tutoriais muito úteis para quem está aprendendo do zero um software 3d, tudo bem??

Procure fazer tutoriais só pra você se familiarizar com as ferramentas 3d de um determinado software 3d, depois você cria cenas 3d neste software 3d do zero, sem se prender e ficar muito bitolado a tutoriais.

** Imaginação e criatividade é muito mais importante do que ficar seguindo e repetindo tutoriais o tempo todo.

E digo mais: Imaginação, criatividade e muito mais muito estudo mesmo e dedicação total são as chaves e os segredos para se tornar um grande artista gráfico, diferenciado de todos os que já existem.

Com o passar do tempo você irá \"compreender\" tudo o que estou dizendo.

Boa jornada de trabalhos e estudos e muita boa sorte nas suas escolhas. O que precisar e nós soubermos sobre Computação Gráfica, teremos o maior prazer do mundo em ajudá-lo.

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...



A pergunta é aberta demais e há usos demais para \'o 3d\', de maneira a que o viés numa resposta descaracterizaria a veracidade imaginada por quem responde.

Ou seja, é questão de opinião e uso especifico.




@Danilo: É.. mas todo mundo sabe q o Maya é inferior ao 3ds..... (zwera heuhuehuehue XDD heheh)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

ScreamingFox: oi ScreamingFox!! tudo bem?? Bolei de rir aqui com essa sua brincadeira...rsrs...kkkkkk. =]

Adoro o 3ds Max, \"ScreamingFox\". Não tenho nenhuma paixão por nenhum software 3d, uso \"os\" que mais me identifico com eles e uso os que vejo que tem mais ferramentas 3d robustas que poderão agilizar os meus trabalhos 3d o mais rápido possível e com uma ótima qualidade, obviamente. ^^

Aliás, eu adoro tudo o que é relacionado ao mundo da Computação Gráfica. Não faço distinção entre um software X ou Y. Todos os softwares 3d para mim são importantes, sem discriminação.

Gosto de aprender tudo o que eu puder sobre todos os assuntos da Computação Gráfica. No dia que precisar migrar de uma ferramenta X para outra ferramenta Z, de outra empresa, o farei sem o menor problema do mundo.

Procuro \"tentar\" estar sempre aberto a mudanças profissionais.

E a regra mais importante do jogo pra mim é a seguinte.: \"Aprenda a ciência Computação Gráfica, e esqueça determinado software 3d/ 2d em específico\".

Ou seja, os softwares 3d são um subconjunto do conjunto maior que é a Computação Gráfica. Uso qualquer software 3d que me permita estar imerso no mundo da Computação Gráfica. ^^

Abraços e sucesso, \"ScreamingFox\".

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Danilo_ICF: Achei muito pertinente esse seu comentário sobre imaginação e criatividade. Vamos desenvolvendo algumas percepções ao longo do aprendizado e eu estou sentindo uma certa dificuldade em me \"desgarrar dos tutoriais\" e criar as próprias cenas, principalmente porque sempre fica a aquela sensação de que se seguíssemos algum tutorial para fazer o que queremos, teria uma maneira mais fácil, rápida e que traria melhores resultados, do que se bolássemos nossa própria solução. O problema é que isso cria uma certa dependência e praticamente aniquila a criatividade. Outro problema é que tenho muitas idéias, mas o processo de desenvolvimento é muito lento. No momento estou trabalhando em um mesmo projeto há alguns meses, de forma que a repetição de algumas etapas é quase nula, ou seja, vou fazer novamente um detalhamento no Zbrush não sei daqui a quanto tempo. Apesar disso tudo, cada vez mais percebo o quanto é difícil desenvolver a percepção artística, entender qual a melhor composição, iluminação, quais as melhores cores a serem usadas ou seja, entender encaixar bem os aspectos mais subjetivos de forma que a cena fique em harmonia. A propósito, fiz um post ontem sobre isso \"desenvolvimento\", fique a vontade em comentar. Obrigado!
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Rafaellongbeach1: oi Rafaell!! tudo bem?? Realmente nós artistas gráficos ( e eu estou incluindo nisso também ) estamos muito bitolados e \"familiarizados\" em seguir tutoriais à risca, seguindo massivamente várias sequências de operações repetidas vezes, sem parar para pensar o porque estamos realmente fazendo por este lado ou por aquele lado.

Falta ainda não só nas escolas do Brasil, mas principalmente nas escolas de Computação Gráfica em todo o Brasil, ensinar as pessoas a pensar criativamente e com uma imaginação a 1000%, ou seja, a todo vapor.

Fiz muitos cursos estrangeiros pela internet, fiz milhares de cursos de Computação Gráfica pela internet, e em todas as vídeo aulas que já assisti, no final do último capítulo a dica do autor ( geralmente americano ) dos vídeos de Computação Gráfica era quase que unânime.

A dica do autor dos vídeos era a seguinte.: Esse vídeo curso foi feito/ elaborado para você, artista gráfico, \"NÃO\" repetir esta cena do zero inúmeras vezes, e sim fazer a sua própria cena, própria da sua cabeça e usar as ferramentas 3d que você aprendeu neste curso.

Ou seja, os instrutores estrangeiros sabem da importância de \"não\" decorar ferramentas, e sim usá-las nas suas próprias cenas da forma que melhor lhe convier.

O que acontece na grande maioria dos casos, é que alguns artistas gráficos não dão importância a elaboração e construção de etapas lógicas e sequenciadas, e infelizmente só seguem um tutorial para repetir muitos dos processos que são feitos ali, mas muitas vezes não entendem o porque de estarem fazendo aquilo e muitas vezes não entendem a ordem das sequências.

Isso estou falando só no mundo da Computação Gráfica. Mas isso que falei anteriormente se aplica a todas as outras áreas do Brasil, principalmente no nosso ensino público e privado.

Somos ensinados quase que o tempo todo a pensar de forma errada, muitas vezes por maus professores, muitas das vezes por estarem mal capacitados, eles ( professores ) [ não estou generalizando ] não tem a menor condição de oferecer um ensino de qualidade.

A posição do Brasil no ranking de países escolarizados e com médias boas nos Exames de ensino mundiais, é o 4a. lugar, ou seja, o Brasil ocupa o 4a. lugar de BAIXO PARA CIMA, no ranking dos países com médias baixíssimas nos Exames de Ensino mundiais.

O erro não é bem 100% dos alunos, pois são os alunos que são guiados e orientados pelos professores. Na verdade o erro é de todo um conjunto de sistemas escolares que o Brasil produziu errado durante todos esses anos.

Antigamente no Brasil o sistema de Vestibular era aquele Vestibular com 30 questões para você resolver de todas as disciplinas. Em um dia você faria várias 30 questões de várias disciplinas e nos outros dias mais outras 30 questões de cada disciplina.

Foi pesquisado e descobriram que o MEC usava um modelo francês de ensino para fazer esse Vestibular de 30 questões antigamente.

OBS.: Ai eu pergunto a vocês: Será que o Brasil não tem a capacidade de \"CRIAR\" o seu próprio sistema de Vestibular? Sistema este de ensino que DEVERIA ser baseado nas realidades: econômico, sociais, culturais e políticas deste país?

**Será que o Brasil é incapaz de criar um sistema autêntico, original e inovador de Vestibular que seja compatível com a realidade de ensino daqui?? Eu acho que não.

======================================================================================

Quando passa pra nossa área da Computação Gráfica não vai muito longe também não. Nós [ mais uma vez não estou generalizando ] estamos bitolados a sempre copiar o que outra pessoa criou.

Nós podemos criar as nossas próprias cenas 3d do zero, sem precisar de nenhum model 3d, sem precisar de nenhum tutorial. O tutorial está dentro das nossas cabeças.

Mas realmente quando não temos experiência em muitas ferramentas 3d, é louvável que recorrêssemos a tutoriais para aprender a usar uma determinada ferramenta \"X\" de um software 3d.

Eu mesmo vejo tutoriais quase todo santo dia, mas não é para fazer igual o autor dos tutoriais faz, é exatamente esta a questão, eu vejo os tutoriais para encontrar uma forma mais fácil e mais rápida, de eu fazer algo na \"MINHA CENA 3D\" que estou fazendo e criando da minha cabeça.

** Claro que temos referências pra todo tipo de trabalho que formos fazer, e nesse sentido a Computação Gráfica não seria diferente. Quando não temos experiência ou quando não dominamos bem uma determinada ferramenta 3d, é natural que à priori, nos agarremos a tutoriais até para aprender a usar as ferramentas mais essenciais e elementares de um determinado software 3d que estamos aprendendo.

** Mas usuários e profissionais que já são muito experientes, devem seguir tutoriais só pra tirarem uma \"suposta\" dúvida de alguma ferramenta \"X\" ou \"Y\" que gostariam de usar em suas cenas próprias.

Temos que aprender ( e eu também estou incluído nisto ) a dominar e principalmente entender as ferramentas 3d que estamos usando.

Creio massivamente que quando aprendermos a usar como, onde, por que, quando, qual forma, qual tipo de ferramenta 3d estamos usando, ou seja, quando aprendermos a responder todas essas perguntas, creio que nosso desenvolvimento será bem maior.

======================================================================================

Vou deixar uma contribuição minha neste tópico para os que aqui entrarem, lerem e se beneficiarem com algumas informações colocadas aqui.

Vou colocar essas informações em outra mensagem, para não sobrecarregar esta aqui, ok??

Espero ter ajudado de alguma forma, Rafaellongbeach1.

Boa sorte.

Abraços e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Olá pessoal da 3d1... boa tarde!!

Pessoal, ultimamente venho seguindo e adaptando-a a minha \"realidade\", algumas regras para a interface do ensino/ aprendizagem e gostaria, gentilmente, de disponibilizar algumas coisas interessantes com vocês.

O seguir que eu falo é usar esta técnica para as coisas e os assuntos que eu estudo, não só de Computação Gráfica, mas de outras áreas também.

O nome dessa técnica é \"5W2H\":

Muitos de nós já ouviu falar de uma técnica ou ferramenta dos 5 Por quês ou 5Why?s ou 5W, certo? Esta mesma técnica também foi incrementada para \"5W2H\" ( 5 Why\'s 2 How\'s ) que é basicamente uma forma rápida de verificação de execução de tarefas a serem distribuídas aos colaboradores da empresa.

** Funciona como um mapeamento das atividades e pode ser usada de várias formas: para organizar tarefas, escrever um texto, enviar um email, escrever um relatório, criar newsletters ou escrever um artigo para o seu blog ou website.

A grande vantagem é criar um mecanismo de comunicação eficaz uma vez que, se preenchidas as questões, teremos tudo o que é preciso para em termos de dados.

O nome \"5W2H\" desta técnica ou ferramenta foi criado a partir da união das primeiras letras em Inglês de cada uma das perguntas que precisam ser feitas durante o seu uso. Vamos às frases...

What O que será feito (ação, (etapas, descrição)
Why Por quê será feito (justificativa, motivo)
Where Onde será feito (local)
When Quando será feito (tempo, datas, (prazos)
Who Por quem será feito (responsabilidade pela ação)
How Como será feito (método, (processo)
How much Quanto custará fazer (custo ou gastos (envolvidos)

Existem ainda algumas variações como o 5W1H ( exluindo o ?H? referente ao ?How much? ) que é geralmente usado por departamentos que não estão envolvidos com custos e o mais recente 5W3H ( incluindo um ?H? para o ?How many?, ou Quantos ).

Com tantas opções de uso desta técnica ou ferramenta certamente uma delas vai caber certinho no seu caso ou de sua empresa.

Outras técnicas podem ser associadas a esta antes ou depois dada a sua flexibilidade de uso.

Exemplo#1: Vamos pensar na seguinte situação em que você quer convocar a sua equipe para uma reunião e precisa passar estas informações rapidamente por email.

What: Reunião para tratar da contratação de serviços de calibração
Why: Novos produtos foram adquiridos e requerem calibração
Where: Sala de reuniões do prédio 15
When: Terça feira dia 22 de Março de 201...
Who: Gerente de Manutenção
How: Cada participante deverá apresentar propostas (5 min), debate (15min), defesa da proposta (5min).
How much: (não aplicável a este exemplo)


Neste caso mesmo você pode usar esta técnica para uma reunião com sua equipe criando fichas de 5W2H para cada assunto e assim não vai deixar de falar algo relevante para a sua equipe.

Exemplo#2: escrever uma nota sobre a visita do Presidente Barak Obama ao Brasil.

What: Visita do Presidente Barak Obama ao Brasil (44º presidente americano)
Why: Discussão de novos rumos da economia através de aplicação de recursos de empresários americanos no país. Participação do Brasil como um membro permanente do conselho de segurança da ONU, etc
Where: Brasília e Rio de Janeiro com reuniões às X horas em tal lugar, Y horas ..., etc
When: dias 19 e 20 de Março de 2011
Who: Assessoria da Presidência do Brasil
How: Cada local a ser visitado deve ter sido previamente inspecionado assim como as refeições a serem servidas. Visitação à esplanada dos Ministérios,... Já estão programadas e também ao Cristo Redentor ...
How much: US$ 800mil


Nota resultante do uso 5W2H:

Em sua visita ao Brasil, o Presidente dos EUA Barak Obama se reunirá com a Presidente Dilma Rousseff para discutir a aplicação de recursos de empresários americanos no país.

Dentre outros assuntos, discutirão a participação do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e o pré sal.

O Presidente dos EUA visitará as cidades de Brasília e RJ nos dias 19 e 20 de Março onde sua assessoria fará inspeções de segurança em cada um dos pontos a serem visitados incluindo todas as refeições da família Obama.

A visita iniciará pela ....., passando por..... Às 14:30hs farão uma visita à... No RJ o Presidente visitará a comunidade da Cidade de Deus e o Cristo Redentor sempre acompanhado de sua mulher Milchelle Obama e das filhas Malie e Sasha.

A assessoria da Presidência do Brasil informou que os gastos com a visita do Presidente Obama são da ordem de US$800mil.

O Presidente continuará a visita a outros países da América Latina seguindo para o Chile e Colômbia na segunda feira pela manhã

Este texto acima foi criado em menos de 2 minutos pelo autor deste texto e você pode até usar este mesmo formato do 5W2H para escrever artigos maiores ou até capítulos de um livro. Já pensou nisso?


OBS.: Pratique em casa, na escola ou na empresa, melhore a sua comunicação, crie textos ou emails mais bem elaborados e passe a informação corretamente.

E aí? Gostou desta técnica? Já conhecia? Informação é tudo!


Fonte: Você sabe o que é 5W2H?
Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão

======================================================================================

Espero ter contribuído de alguma forma.

Abraços e sucesso pra todo mundo.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 550, sendo 14 membro(s) e 536 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mariaalrb, Eduardo Ramos, Leonardo, Renatto, Thiago Couto, Nuno, Gabriel.C, marcola, Duda, Le_Andro, ale.bs1, Thiago, Danilo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.