Então né.. uma coisa q pelo menos pareceu pra mim também (sobre o VideoPost) é q (pelo menos pra \'glow/flare\' e efeitos de \'lente\').. Parece q n mudou nada ou quase nada.. Unico avanço q eu lembro dos mais antigos pra o de 2011 por exemplo é um \'inferno\' lá q dá uns efeitos meio diferentes, mas também nada realisticos (por exemplo aquelas coisas \'gasosas\' ou \'eletricas\' são até bonitas, mas não seria muito usado pra representar gas ou eletricidade)..
Eu acho q deviam deixar o video post \'embutido\' no proprio render padrão (ao invés de \'ter q renderizar pelo videopost\')(ou até como um modifier q dá outro passe de render, como um hair and fur do max)(ou também ou até o mais correto, é por a questão do VideoPost no menú do F10...).. Acho q se esse recurso tivesse sido historicamente mais evidencioso no programa (mais \'na cara\') teria sido muito mais usado desde o inicio e por consequente pressão dos usuarios iria ter sido muito mais melhorado do que é, q parece \'a mesma coisa\' q antigamente mesmo...
@edit: Inclusive uma coisa q eu procurei bastante quando eu tava vendo a questão do MaxScript é o controle de questões do VideoPost por script, mas n achei.. parece q n tem.. Q, por exemplo, usando um script pra aplicar e controlar um efeito de videopost daria até pra criar um \'modifier de video post\', ou até se criar um \'objeto vazio\' como \'primitiva\' pra se aplicar efeitos, etc..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..