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Simuladores de Computador para treinamento

Por: Rafaellongbeach1  

Em: 24/04/2014 13:22

Pessoal, boa tarde!

Na empresa onde trabalho, existe uma equipe que está estudando novas abordagens para treinamento, inclusive com a utilização de simuladores que tenham características de simulação física.

Como atuo em uma área totalmente diferente na empresa, vi aí uma oportunidade de poder utilizar meu conhecimento em CG e trabalhar com algo mais voltado para o que quero fazer. Não sei exatamente qual é a proposta mas sei que tem haver com simuladores de treinamento, então gostaria de saber se alguém de vcs tem algum conhecimento sobre o assunto e que possa me dar uma dica do que usar, quais softwares são utilizados, experiência profissional, etc. Qualquer coisa será de grande valia.

Acredito que os simuladores usam engines para uma utilização mais iterativa. Mas acredito que deva existir softwares específicos para esse tipo de aplicação.

Enfim, comentem!

Muito Obrigado!
Rafael

Olá Rafaellongbeach1,

Eu não posso dizer com propriedade, pois nunca trabalhei nessa área. Mas posso falar superficialmente, pois tenho alguns amigos e conhecidos que trabalham no Centro de Tecnologia Automação e Simulação SENAI, aqui no Rio de Janeiro.

Eu sei que lá eles usam um vasto conjunto de ferramentas, mas as ferramentas-chave são 3ds Max para criação de conteúdo 3D (modelos, rigging, animação), Photoshop para criação 2D (texturas, botões, interface gráfica) e Unity para interatividade e navegação. Lá eles fazem um uso avançado de Unity, e criam os próprios scripts em C#. A vantagem da Unity é que ele possui muitos recursos de interatividade e suporte a dispositivos de entrada e saída tais como joysticks, óculos de ralidade virtual, entre outros. Lembrando que nem todos os recursos estão implementados na Unity, no entanto podem ser implementados com a ajuda de scripts e plug-ins.

Abraços.
Olá chrisrezende,

Obrigado pelo comentário, principalmente pela dica do SENAI!
Vou procurar saber mais sobre o que tem sido produzido por aqui. A questão da realidade virtual é bem interessante mesmo

Abraço!
A simulação pra treinamento é parecida com games, principalmente no sentido do viés artistico.. Por exemplo um jogo muito excelente de combate tático (FPS) com integração de hardware externo como \'pistolas virtuais\' e \'captura de movimento\' pode ser tido como um simulador bom de combate.. Ou seja, toda a questão da fisica é feita para um nivel artistico de percepção..

Já uma simulação fisica é mais complexa e demanda computadores diferenciados e tal..



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