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Problema ao girar bitmap como reflexo no 3ds Max.

Por: jr2011  

Em: 19/05/2014 22:06

Estou usando um bitmap para simular reflexo num OVNI, mas não consigo girar a imagem em outros eixos a não ser o W (nunca entendi porque a Autodesk não usa X/Y/Z, mas enfim...). O que estou fazendo de errado?

Estou usando 3ds Max 2014 e render Mental Ray.

Desde já, agradeço a ajuda de todos.
Todos os programas 3d usam o XYZ.. Esse \'W\' q vc diz é componente do espaço da textura, ao invés do \'Z\', que é componente do espaço do mundo..

O \'mundo\' é mapeado em XYZ e a \'textura\' é mapeada em UVW..

O termo \'UVW\' é usado pra descrever as dimensões relativas de textura, são usadas essas letras U V e W pq estão logo atrás de X Y e Z..


Aplique o bitmap como reflexão num material, ou então use uma reflexão no seu material e use um background pra refletir.. No caso, c vai girar o objeto em sí, ou a camera.. não precisa girar a imagem pra produzir efeito de reflexividade, etc..


Vê se a imagem tá sendo usada como textura ou como environment.. No caso (de estar no material) deve ser usada como environment, etc...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Estou usando uma foto como bg (uma foto da base aérea de Santa Cruz - RJ) e outra imagem 360 seamless como reflexo (HDRI). Essa imagem como reflexo é a mais próxima da foto, por isso que eu queria usá-la como mapa de reflexão. Acho que a solução será criar uma Geoesfera gigante e aplicar esse mapa de reflexão nela por dentro, e girar a esfera conforme minha necessidade.

Não acho uma solução muito elegante, mas parece ser o único meio de conseguir o resultado que preciso.

ScreamingFox e aos demais, obrigado pela ajuda e por tirar minha dúvida sobre o UVW também :-)
Boas jr2011, se estou a entender, o que você precisa é de colocar o environment background switcher lá no background (tecla 8)e depois arrasta ele para o slot de materiais como instância dai é só colocar a imagem que quer no background e nas reflections.

Espero que entenda senão pergunta de novo que faço ai uma imagem para lhe mostrar, só não faço agora pois estou sem tempo
Está ai uma explicação rápida depois se tiver tempo eu faço um exemplo para você, mas acho que já deve dar para entender.

Abraço
freenando, obrigado pela atenção. Isso resolveria se eu tivesse usando a mesma imagem para environment e reflexo. Mas estou usando uma imagem para environment (em Screen, pois não é uma imagem 360) e outra para reflexo (essa é 360). E é justamente essa imagem de reflexo que não consigo girar nem em U nem em V, somente em W.

Como você pode ver na imagem em anexo, estou usando arquivos direrentes. E é o mapa de reflexo que não condigo girar.

Mesmo assim, obrigado mais uma vez pela ajuda.
Mano, c não vai poder girar nas 3 dimensões nunca, uma vez que é uma imagem bidimensional (é uma imagem 2d).. =D..

Fala q q c tá querendo fazer q fica mais facil de ajudar :)..



@edit: Ah, e se estiver uma imagem pra refletir, no material, ele vai refletir essa imagem mesmo, e não a do environment.. Se vc quiser q reflita a imagem do environment+as outras coisas da cena, vc tem q usar uma reflexão do tipo Raytrace (\'raytrace\' do Scanline ou as reflexões padrão do V-ray, por exemplo).. Ou então c iria ter q rigar o material lá pra fazer uma transição...



@edit:Ah, talvez seja no Offset q vc queira mexer, na verdade :)..



@edit: Ah, vc pode usar mais de uma reflexão também, por exemplo, mais q um mapa de reflexão, um acumulando sobre o outro.. Pra isso vc poderia usar mapas pra controlar a reflexão, ou usar um material do tipo \'Shellac\' =D.. Qualquer coisa se não souber te passo um exemplo aqui e tal..:)




A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ScreamingFox, era justamente o Offset que eu tava precisando. Como eu queria girar o mapa, pensava que era no Angle.

Obrigado pela ajuda.
Talvez, se vc tiver um objeto com uma cena sendo iluminada por um environment de uma imagem, e quiser refletir a mesma imagem, usar, no mapa do material do objeto, o mapeamento do tipo \'shrink-wrap\' :)..


Ah é né.. e no caso de se estar usando uma imagem plana como screen, ou uma \'imagem-esférica\' como spherical-environment, se vc for usar uma reflexão sem-viés (\'Raytraced\' ou as reflexões tipicas do V-ray, Cycles, Corona, etc..) vai parecer q o objeto é transparente, então em se usando esse tipo de reflexão vai convir usar uma técnica não-realistica nos componentes da composição da reflexão...


Ah é né.. e, no caso de se usar a imagem lá como environment, vc \'movendo\' a imagem (mexendo no Offset dela), equivale a vc \'girar\' a imagem na tela lá do render.. na verdade não é um \'giro\', é um \'deslocamento\' de fato, um offset realmente.. É como se vc tivesse pintado uma bola de normal invertida com essa textura do bg, aí fazer o offset equivaleria a girar essa bola, por dentro, etc.. XD..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

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