Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
rafaelboliver   Goiânia - AC
Vinicius Paciello   São Paulo - AC
Daian   Belo Horizonte - MG

Portfólios Ver Mais

Antonio   São Paulo - AC
Moises3d   suzano - SP
picsimstudio   Portugal - AC
netinho muniz   Itaperuna/RJ Brasil - RJ

Ajuda com Wireframe e fundo.

Por: tK  

Em: 07/06/2014 17:51

Galera, pesquisei bastante mas não consegui achar algo que me explicasse duas coisas:

1 - Aquelas imagens em que o wireframe sofre um gradiente até desaparecer, ou seja, 50% da imagem com wire e 50% o render normal. Como faz isso? É possível renderizar assim ou o render wireframe é feito à parte e editado no Photoshop? Se for, como renderizo apenas o wire para editar corretamente no Photoshop?

2 - Estou fazendo um quiosque e por possuir janelas, necessito de um fundo. Como poderia construir esse fundo? Seria colocando uma imagem de background?

Se puderem me passar tutoriais do gênero ficarei muito agradecido, pois estou procurando e não acho nada que consiga me ajudar

Muito obrigado !

No video por exemplo, quando mostra o wire e tal.. Até onde eu sei, imagino q tenha sido feito compondo duas animações no AE, no caso de uma imagem parada, duas (ou mais) imagens, no PS/Gimp... Até q daria pra fazer direto no Max, aí vc rigaria os materiais num controle.. Vc iria usar um material do tipo Blend, com um mapa Gradient controlando onde vai ser o material normal e onde vai ser o material wire.. Aí por exemplo, vc iria controlar o gradient com um objeto iria fazer Wire de parametros do objeto controlador pra esse Gradient.. Usando também um terceiro material e aplicando nele um displace com falloff, vc vai inclusive conseguir obter algo semelhante ao morph da Mistica dos filmes do X-men xd.. Aí pra uma coisa mais complexa seria melhor usar o Reaction..

Sobre o \'2\' lá, geralmente se aperta 8 e põe uma imagem de fundo lá.. Em determinadas situações especificas, tem gente q gosta de por coisas como planos ou planos curvados com texturas de \'céu\' (ou etc..) atras das janelas, por exemplo vc põe esse plano com imagem atras das janelas e logo na frente deles uma luz plana que vai ser invisível... Mas essa de por um plane com imagem eu não considero o melhor.. Mas é praticavel.. tem varias tecnicas de environment.. Pesquisa por environment q vai achar muito sobre isso e tal..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
cara,

é só vc configurar o material para ter um render em WIREFRAME e depois configurar outro material para que obtenha um outro render em CLAY.

aí no mais é feito em PHOTOSHOP.

Nesse caso aí o que vc precisa conhecer são as ferramentas do PHOTOSHOP para obter o resultado desejado.

se no caso como o do vídeo do dragão aí é a mesma coisa. Só que aí tu faz em AFTER EFFECTS (ou software do genero).

o fundo tu pode colocar uma imagem e boa. Mas depende do que vc quer fazer com este quiosque.
Muito obrigado pela ajuda!
Oi Tukith,

Abaixo vou colocar a resposta do André.

Att, Elis
-------------------------------------------

Oi Tukith, tudo bem

Para criar a imagem metade em Wireframe e metade com a renderização realista você precisa fazer dois renders, um apenas do Wireframe e outro da imagem normal para depois compor no Photoshop, assim, basta usar um Gradient para deixar metade da imagem em Wireframe transparente e colar sobre a imagem normal, também pode usar a borracha para apagar manualmente e fazer uma transição mais disforme entre as duas imagens.

Tem várias formas de renderizar em Wireframe e depende um pouco do renderizador que estiver usando.

Segue abaixo vários tutoriais na 3D1 explicando formas diferentes de renderizar com efeito de Wire.

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/render-em-wire-com-o-modificador-lattice

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/render-wire-no-scanline,-mentalray-e-v-ray

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/material-wire-com-mental-ray

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/como-renderizar-em-wire

Sobre a criação de fundo, você pode usar uma imagem aplicada num Plane, mas para ficar bom terá que criar um material com Self-Illumination (auto-iluminado) para a imagem ficar intensa e parecer um exterior, pois se apenas aplicar a imagem num material normal, provavelmente ela ficará mais escura do que deveria devido as sombras e posição da luz, então, fazendo um material com auto-iluminação, o Plane com a textura sempre ficará bem intenso sem sombreado como deve ser a imagem do exterior.

A opção ideal é aplicar uma imagem HDR panorâmica no Background para dar a volta em toda a cena e respeitar a exposição, porém, será difícil encontrar uma imagem HDR com o aspecto que deseja, com boa resolução e ainda terá que ajustar a área que aparece no fundo apenas rotacionando a imagem, enquanto que, usando uma imagem normal, pode ser uma foto comum qualquer e estará exatamente na posição que deseja, já que você mesmo pode fotografar, além de ter muito mais fotos disponíveis na internet do que imagem HDR.