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Começar a fazer no Max ou no Zbrush

Por: Malyster  

Em: 09/06/2014 01:03

Posso criar um personagem no Zbrush e exportar para o Max e rendenizar com o V-ray? Ou precisa necessariamente começar no Max ir para o Zbrush depois para o Max de volta? quais as desvantagens de começar a fazer pelo Zbrush?
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

Malyster: oi Malyster!! tudo bem?? Veja bem, você pode começar de qualquer software 3d, ou de escultura digital ( Z-Brush, Mudbox, 3dCoat ) que achar melhor e necessário.

Não existe uma regra \"única\" que tem que ser sempre seguida. Cada artista gráfico trabalha de uma forma independente dos outros, e usa os softwares 3d ou de escultura digital que tiver \"maior\" conhecimento. =]

O que tem acontecido realmente nos grandes estúdios de C.G ( Computação Gráfica ), é que começam a modelar geralmente, logo tudo de início ( incluindo a \"base mesh\" ) direto pelo Z-Brush, ou Mudbox, pois as facilidades são imensas de se gerarem detalhes maiores e mais fáceis, com as ferramentas de escultura digital do Z-Brush ou outros softwares de escultura digital.

Só em você não ter que ficar dando connect, weld, chamfer, loop, ring toda hora em edges nas malhas, já que é um processo muito demorado e tedioso também.

Com as ferramentas de escultura digital do Z-Brush, Mudbox, 3dCoat, não existe essa necessidade de ficar toda hora e toda momento dando connect, weld, chamfer, loop, ring toda hora em edges nas malhas 3d.

** Outra coisa também: Existe uma ótima ferramenta de escultura digital que é a \"modelagem por voxels\", que torna muito mais rápido a modelagem de formas orgânicas, deixando da forma exata que você deseja, e muito mais rápida que as ferramentas nativas de escultura digital.

Essa modelagem por voxels, existe no 3dCoat, e é exatamente por este motivo, que é ótimo modelar fios de cabelo de pessoas nele ( 3dCoat ), pela robustez das suas ferramentas de escultura digital.

Essa imagem dessa personagem mulher feita no Z-Brush por uma artista gráfica ( Bojana Nedeljkovic ), mostra como os cabelos dela foram bem caprichados.

Pois bem, os cabelos dessa mulher ai embaixo, foram modelados com a tecnologia de \"modelagem por voxels\" do 3dCoat.

1.0-

2.0-

Basta puxar as formas de uma única vez, sem se preocupar se a malha está quad ou não. É como se fosse um oleiro fazendo um vaso em argila, sem se preocupar com medidas milimétricas, e sem se preocupar se a malha está quad ou não, entendes??

** Depois de modelado todo o personagem high poly ( grande quantidade de polígonos ) usando o Z-Brush, ou Mudbox, os grandes estúdios fazem o processo de \"retopology\" ( retopologia ), que nada mais é do que o processo de transformação da malha high poly ( grande quantidade de polígonos ) gerada pelo Z-Brush, para uma malha low poly ( pequena quantidade de polígonos ).

Esse processo de \"retopologia\" pode ser feito direto pelo Z-Brush com as suas ferramentas nativas, mas também pode ser feito usando as ferramentas do 3ds Max, Maya 2014 ( tem ferramenta agora nativa para fazer retopologia eficiente ), Modo-The Foundry, Blender, LightWave, 3dCoat, Cinema 4D...etc. ^^

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Tem muitas e muitas coisas de Computação Gráfica ( C.G ) que não são prontas e nem mecânicas, como uma receita de bolo.

Apesar da Computação Gráfica ( C.G ) ser uma ciência exata, o processo de uso de softwares 3d e de escultura digital, é algo muito subjetivo, ou seja, cada artista gráfico segue a sequência que achar melhor, e que tiver o maior conhecimento possível, obviamente.

Portanto tem alguns estúdios que usam só softwares como Maya, Z-Brush, tem outros estúdios que só usam 3ds Max, Mudbox, Photoshop, há alguns outros que usam Blender, Gimp, mas a grande maioria dos estúdios usa uma \"gama\" muito grande de softwares 3d e 2d.

Seja como for, você ( Malyster ) tem que usar o software que tiver o maior conhecimento possível, o maior treino possível e que atenda as suas necessidades profissionais como artista gráfico, da melhor forma possível.

** A única \"desvantagem\" ( se é que se pode chamar de desvantagem ) de você começar pelo Z-Brush, é que a malha gerada por ele será extremamente \"high poly\" ( pesada ), com uma grande quantidade de polígonos, e por isso, o processo de \"retopologia\" deverá ser necessário, até para você poder criar o sistema de rig do seu personagem 3d, para só depois poder animá-lo.

Até porque a malha 3d para receber o sistema de rig e animação, tem que estar toda quad ( formada por polígonos de 4 lados ), que na verdade é uma malha mesh ( com a diagonal do triângulo retângulo escondida ), pois tudo se resume a uma malha mesh no final das contas.

Espero ter ajudado de alguma forma.

Boa sorte.

Abraços e sucesso.

______________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...





Vc pode começar pelo Zbrush e depois retopologizar, como o dito pelo Danilo.. A vantagem de se começar pelo Zbrush é pelo jeito de modelar/esculpir.. É uma questão de gosto também, vc pode começar por um ou outro (soft de modelagem/hard/lowpoly ou escultura/soft/highpoly). Se vc gosta ou tem mais jeito com escultura, vai ser melhor pra vc começar com o Zbrush.. Mas, caso vá animar, necessáriamente vai ter q fazer a retopologia..

Começar pelo 3ds tem, assim como começar pelo Zbrush, a vantagem preferencial de quem tem a pratica com modelagem poly.. Uma vantagem bastante sensível de se começar com o 3ds é que, se procedendo de acordo com as \'melhores praticas\', vc vai poder subdividir seu model a vontade no 3ds sem perda de detalhes, e exportar para o Zbrush apenas pra fazer detalhes mais finos, e depois trazer de volta esse model high pro 3ds e projetar os detalhes dele no model low, usando bump/normal bump..(e, evidentemente, vc não iria precisar retopologizar, uma vez que o model já estaria bom, uma vez q foi originalmente modelado no poly)..


Ou seja, tem uns workflows diferentes aí, se o cara tem a pratica de escultura e o jeito/paciência de retopologizar, seria melhor começar pelo Zbrush/Mudbox/Meta3d.. E se vc tem conforto modelando no poly, seria mais adequado começar no 3ds.. Acho q não tem prejuízo entre um e outro (dizer q uma maneira seria superior a outra).. É uma coisa meio q \'de duas vias\' e talvez devido a isso seja logicamente mandatório que haja mais do que uma maneira perfeitamente viavel de se proceder..(inclusive essa ultima frase faz bastante sentido XDD)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Eu geralmente começo no no zbrush:D

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