Ah! acho q eu entendí :)..
@Mauricio: Primeiramente, os arquivos IES são funções numéricas, relativas a determinadas grandezas de intensidade de luz por espaço e dispersão, que as marcas produtoras de lampadas cedem gratuitamente, pra se testar virtualmente as luzes.. São arquivos bem pequenos, mas são como que uma \'programação\' da luz e tal.. Aquelas \'manchinhas de luz\' q tem nas paredes nuns renders arquitetonicos bonitos noturnos, são devido ao uso de IES na luz..
Um programinha bem legal e gratis é o IES viewer, ele mostra essa \'mancha\' da luz, como se fosse uma luz volumétrica e tal, n lembro mas acho q dá até pra girar a \'luz\' e tal pra ver como fica.. é um bom preview pras IES, e IES são extremamente pequenininhas, de maneira a q com uns 20 mega c já fez uma coleção muito boa..
Mas, uma coisa bastante importante é deixar a sua cena em escala real, quando for usar uma IES.. Se a sua cena não tá em escala real, muito provavel que o IES não venha a representar, na sua cena, o que o fabricante quis que fosse a luz ou o que seria aquela luz ou algo proxima a ela na sua cena..
Então, se a sua cena não está em escala real, provavel q dê um pouco de problema o IES, então, tenta re-escalar a sua cena pra algo proximo à escala real..
(Imagem: Exemplo de uma luz com IES sendo usado.. Tem uns IES muito mais \'dramáticos\', mas aí o melhor é \'casar\' com a luz q vc tá usando na cena e tal, etc.. pra luzes halógenas por exemplo acho q é praticamente mandatório se usar uma IES..:)..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..