duvida arquivo IES

Por: mauricio.martins  

Em: 10/06/2014 13:42

amigos, estou com um problema ao importar luzes configuradas para minha cena.. quando importo a luz ela automaticamente puxa o arquivo IES no distribution (photometric web)
é problema de configuração oque pode ser?
Mas tá certo isso aí, não tá não?

A meu ver está certo, se uma luz é baseada num IES, vc importando ela configurada, ela vai \'puxar\' esse IES né...

Não tira o IES da luz não q, se foi configurado bem mesmo, dá uma diferença bastante sensível de qualidade na iluminação da cena..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
O correto é assim mesmo como disse o Screamingfox.
Ah! acho q eu entendí :)..

@Mauricio: Primeiramente, os arquivos IES são funções numéricas, relativas a determinadas grandezas de intensidade de luz por espaço e dispersão, que as marcas produtoras de lampadas cedem gratuitamente, pra se testar virtualmente as luzes.. São arquivos bem pequenos, mas são como que uma \'programação\' da luz e tal.. Aquelas \'manchinhas de luz\' q tem nas paredes nuns renders arquitetonicos bonitos noturnos, são devido ao uso de IES na luz..

Um programinha bem legal e gratis é o IES viewer, ele mostra essa \'mancha\' da luz, como se fosse uma luz volumétrica e tal, n lembro mas acho q dá até pra girar a \'luz\' e tal pra ver como fica.. é um bom preview pras IES, e IES são extremamente pequenininhas, de maneira a q com uns 20 mega c já fez uma coleção muito boa..

Mas, uma coisa bastante importante é deixar a sua cena em escala real, quando for usar uma IES.. Se a sua cena não tá em escala real, muito provavel que o IES não venha a representar, na sua cena, o que o fabricante quis que fosse a luz ou o que seria aquela luz ou algo proxima a ela na sua cena..

Então, se a sua cena não está em escala real, provavel q dê um pouco de problema o IES, então, tenta re-escalar a sua cena pra algo proximo à escala real..

(Imagem: Exemplo de uma luz com IES sendo usado.. Tem uns IES muito mais \'dramáticos\', mas aí o melhor é \'casar\' com a luz q vc tá usando na cena e tal, etc.. pra luzes halógenas por exemplo acho q é praticamente mandatório se usar uma IES..:)..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 730, sendo 24 membro(s) e 706 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Victor Mendonça, Gabriel.C, geotaltal, JMDesign, Danielreis, Eduardo Ramos, Luis Antonio, cavalcantesuetam, Pierrejr78, Deems, Vladis, pjcbs_19, Esdras, Christoni, David Rodney, Baldo, billypaul, João Von Rondow, Nuno, magster, Gibran Farfud, Vlady, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.