Com o objeto selecionado, vc segura o ALT e aperta o segundo botão do mouse, vai aparecer um menú, e nesse menú vc clica em \'Freeze Transform\', ou \'Freeze Rotation\'.. Dessa maneira se gera um \'ponto zero\' pros transforms do objeto, vc pode fazer apenas pra rotação, caso queria também..
(procedendo dessa maneira, vc inclusive vai conseguir fazer com que os transforms retornem pro zero, usando esse mesmo menú..)
Você também pode girar o objeto levando-se em consideração o eixo Local dele, ao invés do eixo de visão, nos menús superiores tem um dropdownlist q por padrão tá marcado como \"View\", se vc for rotacionar algo e escolher \'Local\' nessa seleção, o objeto vai ser rotacionado no eixo Local dele.. Ou seja partindo dele mesmo ao invés da visão ou mundo..
O objeto estando linkado a outro, caso este superior hierarquico se rotacione, a rotação herdada do pai, pelo filho, não vai ser contada na rotação do filho, ou seja, girando-se o pai em x graus, o filho herda, mas não tem em sí mesmo essa rotação como local, embora gire caso o superior hierarquico gire (apesar de dar pra ele não herdar, mesmo estando linkado, etc...)
Outra maneira de girar o objeto sem que ele perca o zero de rotação é girar o objeto a nivel de sub-elementos..(edit poly)..
Você vai ter ainda outras maneiras de zerar transforms nos objetos, mas suspeito que seja a questão do primeiro paragrafo a q vc busque..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..