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Similar de \"Apply rotation\" (blender) em 3D SMax

Por: daybson  

Em: 16/06/2014 16:10

Rotacionei um objeto em X graus, e desejo que essa rotação seja aplicada como \"natural\" do objeto. No Blender, faço Ctrl + A (Apply Rotation) e os valores de rotação se tornavam (0,0,0) mas mantinha-se a inclinação.

Como faço isso no Max?

Obrigado!
Com o objeto selecionado, vc segura o ALT e aperta o segundo botão do mouse, vai aparecer um menú, e nesse menú vc clica em \'Freeze Transform\', ou \'Freeze Rotation\'.. Dessa maneira se gera um \'ponto zero\' pros transforms do objeto, vc pode fazer apenas pra rotação, caso queria também..

(procedendo dessa maneira, vc inclusive vai conseguir fazer com que os transforms retornem pro zero, usando esse mesmo menú..)

Você também pode girar o objeto levando-se em consideração o eixo Local dele, ao invés do eixo de visão, nos menús superiores tem um dropdownlist q por padrão tá marcado como \"View\", se vc for rotacionar algo e escolher \'Local\' nessa seleção, o objeto vai ser rotacionado no eixo Local dele.. Ou seja partindo dele mesmo ao invés da visão ou mundo..

O objeto estando linkado a outro, caso este superior hierarquico se rotacione, a rotação herdada do pai, pelo filho, não vai ser contada na rotação do filho, ou seja, girando-se o pai em x graus, o filho herda, mas não tem em sí mesmo essa rotação como local, embora gire caso o superior hierarquico gire (apesar de dar pra ele não herdar, mesmo estando linkado, etc...)

Outra maneira de girar o objeto sem que ele perca o zero de rotação é girar o objeto a nivel de sub-elementos..(edit poly)..




Você vai ter ainda outras maneiras de zerar transforms nos objetos, mas suspeito que seja a questão do primeiro paragrafo a q vc busque..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Testei a primeira solução: entendi que ela gera uma referência de rotação/posição à qual o objeto pode ser recuperado no futuro, mas não é o que preciso, pois o valor de rotação continua aparecendo.

Meu problema todo é que ao exportar o modelo em .fbx para a Unity 3D, eu preciso que a rotação esteja (0,0,0), por isso que gostaria de zerá-lo, mas ainda mantendo a inclinação.
Você pode girar o objeto a nivel de sub-elementos (no Edit Poly, girar ele inteiro no edit poly, ao invés de girar o objeto por fora e tal..).. Ou então vc pode usar o \'Reset XForm\', no painel de utilidades (com o ícone que é um martelinho)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ResetXForm era o que precisava!
Muito obrigado!! :]

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