Extração das coordenadas da câmera de um video para a animação 3D

Por: Travel  

Em: 10/07/2014 16:30

Oi gente,
Tem alguma forma de eu extrair as coordenadas de movimento e posição da câmera de um video real que eu não produzi, inserir essas coordenadas numa câmera de uma animação no 3Ds Max e depois juntar os dois( video real e render da animação 3D ) num programa de composição?

Abraços

Faz uma busca por tracking tem vários programas e muito material disso, Bonjour é um deles.
Arquiteto & Urbanista
Exatamente como vc tá querendo, acho q não existe =D.. Aí seria proceder como o Apoema disse..


Mas, eu tive esse dúvida, quase igual, mas seria com vc fazendo a gravação da câmera.. Dei uma pesquisada e tal... É possivel e é bastante praticado, a gravação do angulo da câmera.. Em câmeras cinematograficas modernas (na verdade cameras \'cinematográficas\' realmente, q não é qualquer um q vai ver de perto realmente :z..) vc consegue gravar digitalmente isso como dados.. Pesquisei também e descobrí que o pessoal tecnico do cinema também \'adapta\' uns \'potenciômetros-escondidos\' em tripés de cameras por exemplo, e então consegue gravar como dados a questão da rotação da câmera com relação ao tripé..

Inclusive, nessa rápida pesquisa que fiz, ví um vídeo que é parte de um documentário no youtube (pior q eu não acho de novo.. tentei uns 20 minutos aqui e n achei :z)).. de um cara q tinha feito os efeitos visuais antigamente, e esse cara meio q teve a ideia de analisar os angulos das cameras e tal, o cara teve a ideia simples de adaptar \'esquadros\'(circulos coloridos marcadores de angulo) nas articulações dos tripés das cameras, pra conseguir combinar gravações consecutivas de tal maneira específica..



Aí então, caso não se tenha o dominio dessa questão tecnológica, e também caso tenha pegado a gravação de câmera de outros (seu caso), vai ser mandatório q vc articule as tecnicas de \'Match Moving\' ou \'Camera Tracking\', etc.. Programas ajudam a fazer isso devido a reconhecerem as semelhanças entre elementos proximos às bordas nos frames e então os interpolam gerando uma inferência da movimentação real da camera.. \'Na-Mão\' vc também consegue fazer esse tipo de coisa, apesar de ser mais laborioso, e impossivel com uma camera \'tremida\', etc.. E também vc vai ter problemas com dolly e zoom de camera, etc.. Isso é um tópico rico, sobre fotografia também, etc.. Caso vc goste de animação é uma ótima pedida pra se estudar de maneira mais aprofundada.. (Principalmente se gosta de juntar os takes de camera com 3d e tal, etc.. =D)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Obrigado Apoema e ScreamingFox! To estudando a questão pelo Bonjou mesmo. Tem bastantes tutoriais por aí com videos feitos com câmeras amadoras mesmo ou videos de terceiros. Depois dos meus estudos e testes, eu posto se tive sucesso ou não.
Valeu!

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