Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
renato.conti   Londrina - PR
Avs   Rio de janeiro Nova iguaçu - AC
Matheus   RS - AC
Caue Rodrigues   Serra-ES - ES

Portfólios Ver Mais

Fontanetti   São Carlos - SP - SP
estebanXRK   Brasilia - DF
decaptor   Florianópolis
RenanMazzonetto   Barueri, SP - AC

Plugin pra voar na Viewport (ou locomoção em geral)

Por: ScreamingFox  

Em: 10/07/2014 20:27

Então.. Até tem.. Imagino que tenha e tal..Tirem-me essa dúvida.. Lembro que bem antigamente na epoca do MadCar eu até tinha baixado uma coisa do tipo... Então, desculpem a minha ignorância =D..

Mas, sabem se tem algum plugin/script pra se controlar um avião ou qualquer coisa voadora, no 3ds? Tipo, assim como num videogame e tal? Vc voa pela viewport, numa paisagem q vc criou e tal.. xd.. Sei que o MadCar faz isso pra carros, e eu tô fazendo um pra controlar bipedes na locomoção..

Se tiver, gostaria de saber, pq amanhã vou fazer isso aí (XD).. Aí queria ver uns exemplos existentes e tal.. Agradeço a atenção de lerem e porventura responderem =D.

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Oi Fox,

Enviei sua dúvida para o André abaixo está a resposta dele.

Att, Elis
----------------------------

Oi, tudo bem?

O Plug-in que oferece estes recursos se chama Craft Director Studio, você pode ter mais informações sobre ele nesta página: http://www.craftanimations.com/default/index.cfm/products/craft-director-studio/add-ons/speciality-editions/cds-complete-suite/

Entre as diversas ferramentas que ele oferece, uma delas é para manipular um helicóptero e outra é para avião.

Abraços e tudo de bom.

André Vieira
Agradeço o carinho por responder a pergunta.. Hoje é o meu aniversário e tal =D..

Mas já desvendei essa parada aí.. Na verdade é bem facinho (depois de se ter aprendido.. hehe..mas pra aprender é q são \'aquelas\' né .. XDD..).. Na verdade, eu tentei muitas e muitas e muitas vezes, fazes esse tipo de coisa, completamente pelo rig e sem script.. Mas infelizmente, ou até felizmente (pq um rig mais complexo só fica confortavel de se controlar com um script dele e tal) um rig puro (sem script) não é capaz de obter isso no 3ds (pelo menos com o nível de matemática que eu domino)..

Vou melhorar um pouco mais o meu sisteminha e ver esse aí.. Mas imagino que seja criptografado então vou ver mais o funcionamento e tal.. Mas a nivel de cena já tá bastante eficaz =D..

Legal vc ter falado sobre helicóptero, q eu tinha feito um video sobre controle de coisas de helicoptero.. sobre a duvida de um cara um tempo atras.. Mas na verdade o sistema \'diretão\' aplicado iria causar com que o giro \'retrocedesse\' caso vc desacelerasse o giro da helice.. o metodo correto é o que eu conceitúo como \'expressão de comportamento\', que eu descreví no rig de andar lá.. Mas é bem válido ver esse até pra fazer essa correção que é simples..

(o video do helicóptero (pensei q eu tivesse tirado XDD))
https://www.youtube.com/watch?v=HgaY8TLkzHU

Amanha vou ver se eu pego um aviãozinho meu e adapto esse sisteminha pra testar aí ponho um video aqui :)...

@edit: To revendo o video do helicoptero e tal.. heihuheuuhe.. eu sempre me lembro nesses rigzinhos com conta dessa parte q eu tinha falado que se \"é \"de zero a 4\", \"de zero a 4\", dividido por dois, \'dá\' \"de zero a dois\"\".. XD.. heeheheh...

(pior que eu disse que seria melhor por um helper, logisticamente antes, na questão de ordenamento de controle XDD..)

@edit: Mas, caso um amigo que eu tinha comentado, faça um tutorialzinho sobre matte-painting com Camera Mapping pra paisagens, vou fazer um script pra isso aí, aí deleto esse vídeo do helicoptero e faço um novo mais tecnologica e conceitualmente mais polido =DD..

@edit: Ah, ó esse, esse vai servir pra coincidir motion capture com controles de maneira a que seja possivel \'filtrar\' suas capturas com o rig (na verdade, \'usar o Rig pra controlar as capturas\').. Nesse mais primitivo, já consigo controlar um personagem com \'ganho\' (sem o script, se vc soltar o botão ele volta, etc etc..) de maneira a que já é possivel controlar um \'andar\' ou (que seria ainda mais simples) uma locomoção de uma maquina analoga a um tank com esteiras locomotivas..

https://www.youtube.com/watch?v=6MncUJ89878

:)..

Ah.. Nesse eu to fazendo com o motion capture de teclado.. Mas aí pra uma coisa mais \'pró\' seria mudar os controladores pra MIDI (pra reconhecer outros hardwares de motion capture) e pra ficar mais divertido seria mudar os controladores pra Joystick... Fiz esse com o teclado pq, caso o cara esteja num computador, ele vai ter um teclado né =D.. Aí pensei com um camarada um scriptzinho pra controlar uma camera numa cena (como se vc fosse um \'cameraman\' hehehe)... vamos ver isso aí essa semana tbm =D...

Nos que agradecemos por participar da comunidade Fox.

Feliz aniversário, desejo tdo de maravilhoso pra você.

Quando vc postar o vídeo do avião dou uma olhada.

Att, Elis
Valeu Elis :) Na paz o mundo se cria, e de amor se sustem..

Por enquanto fica com esses vídeos.. Um é uma musiquinha do Beach Boys q fala sobre eu respondendo perguntas (XD), e o outro eu esquecí enquanto digitava (mas vou por \'I Get Around\', pq jajá vou dar um rolê heuheuheuheu euhuehu XDD) .. pq to fazendo uma \'receita\' aqui.. um bolinho de abóbora com carne-seca XDD...

Quase =D

Agora é só fazer os outros controles (flaps e trens de pouso) e melhorar um pouquinho os materiais (vou por também um limitador editavel pra determinar \'o chão\', etc..).. :)

Ele quase bate num momento, e no final ele acaba batendo, causando grande calamidade.. O video tem emoções fortes então não é adequado pra menores de 16 anos.. (brincadeira huehueuheuhe XD)
rsrsrs... bacana Fox.
Valeu :)..

Uma coisa q eu tentei ontem e n consegui de maneira satisfatória é o controle de particulas com o Motion Capture.. de maneira a q eu consiga \'atirar\' com as metralhadoras dele.. Aí tem duas coisas de particulas a serem controladas pelo Motion Capture, q são os tiros da metralhadora, e os jatos das turbinas.. :).. Mas n tô conseguindo ainda controlar a questão da emissão da particula com o Motion Capture (imagina q, apertando um botão no teclado, vai \'emitir\' balas das metralhadoras,e se eu não estiver apertando, não sai bala, etc..)..

No video parece q ele vira muito rapido no começo, mas na verdade ele não vira tão rápido não (eu até batí né, hehe).. xd.. A cidade q tava muito longe no começo hehe.. No video, parece q ele gira esquisito, como se tivesse preso num palito e sendo girado.. Mas isso é pq a camera tá linkada no rig, aí dá esse efeito de \'camera presa em capacete\'.. Da hora q no esqueminha q eu fiz desse do video, ele vira igualzinho a num jogo mesmo.. Fazia um tempão q eu n via ou jogava jogos de avião, aí dei uma olhada agora a pouco e (tirando os flaps) já tá girando de uma maneira similar de se ver..

Apesar de q a camera lá q eu mostro eu não vejo muito como algo a ser renderizado, é mais pra controlar mesmo e tal.. Aí o render ia ser em outra condição e tal.. Vou também fazer um esquema (preparar nomes, etc..) pra dar pra por 2 aviões desse na tela, tipo 1 com joystick, outro com teclado ou MIDI.. Aí separa o layout da viewport pra ficar só duas, e com uma tela grande dá pra brincar de batalha aérea com um camarada XDD.. Preciso ver umas questõezinhas aí mas tá quase :)..

@edit: Olhei de novo agora o video e tal e \'ahhhh\'... XD.. Fiquei tão feliz de voar na viewport =DDD (mas (\'e\') aprendí tambem q se salvar cena com algo com greeble aplicado pode causar falha numa abertura posterior do arquivo hehehehe..).. :3... :).. Talvez eu faça um plugin de \'cameraman\' hehehe.. Mas aí ia ser \'comercial\' (pago, mas bem baratinho.. só pra eu poder fazer meus bolinhos-de-arroz as vezes =D).. Depois q eu ví o valor do plugin q vc tinha mencionado pensei nisso =D.. Legal quando a gente faz essas coisas aí q o pessoal vende por caro.. Q aí a gente se sente valorizado tbm heuheuhuehuehueuheuheuheuheuheuhue XDDD...

@edit: \"Vai bater, vai bater, vai ish-uuuuuh\"... Sempre racho o bico nessa parte.. É basicamente esse \'tesão\' eu queria possibilitar, com esse rigging =DDD..

@edit: É claro que, modelar um avião, é coisa um tanto que \'canônica\' no 3d (se um cara diz que \'manja de modelagem 3d\', muito provavel q ele manje de maneira comercialmente eficaz, como se modela qualquer carro (ou avião, nesse caso..)).. Mas, sempre tive essa \'briza\' né.. de não precisar por num game o personagem, pra \'emitir os comportamentos típicos dele\' (ex: um bípede tem o seu andar costumeiro como um comportamento típico na locomoção..).. Controlar um personagem como num game, dando pra \'corrigir\' (na verdade adicionar) coisas posteriormente (a animação \'game-like\' seria mais um esboço da animação final) questões da animação, pra mim, parece uma coisa \'cinematográfica\' =D.. Então fiquei, talvez excessivamente, feliz devido a isso =DDD..

Aí então, quando eu vejo esse ultimo video (o demons do avión) fico, talvez excessivamente, feliz por esse feito =DDD...

@edit2: =D... Teoricamente, atravéz da mesmissima lógica (só q em Python, ao invés de no MAXScript..) dá pra fazer a mesma coisa no Blender =DDD.. Aí caso de eu discorrer eficaz e verbalmente sobre o \'comportamento\' e o python-man manjar legal de lógica =D... Legal do Blender é q ele é \'aberto\' nesse sentido..

Agora gravando e sem leg =D.. Fiz tambem um motion capture com a camera, pra ela ir ao contrário do giro do avião (pra cima e pra baixo, vou fazer pros lados também q aí vai ficar quase igual a um game mesmo XD).. E agora dá pra fazer \'parafuso\' ou virar o avião pra fazer uma curva longa (alem da curva brusca com os flaps), e também dá pra virar o rig sem ele girar, pra \'taxear\' (dirigir o avião no chão) ou pra fazer manobras específicas no voo.. :)

(obs: Ultima manobra realmente espetacular =X)

Agora (tirando os trens de pouso) só vai faltar controlar a emissão de particulas com o motion capture (as metralhadoras e os jatos)..
Bacana Sreamingfox, m´s para mim é muito complicado, pois não sei nada sobre animação.
Abração

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138060

Últimos membros registrados: Guerr4h, Fusport , anjosheriberto, REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio.

Usuário(s) on-line na última hora: 913, sendo 22 membro(s) e 891 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Duda, billypaul, Ronaldo, Guerr4h, Felipe Duarte, Max Idalgo, Joao Barreto, Eduardo Ramos, claro_lima, Frederico Wagner N. R., Thiago Couto, Nuno, Luana Chen, anjosheriberto, Eber.Silva, Renatto, Henrique Ribeiro, Fusport , marcelo de moraes, Pierrejr78, Lucas Reis, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.