Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

luis.omar   São Paulo -SP - AC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Renanmenendes   Araçatuba - SP - AC
Danilo   Teresina-PI - PI
DogaWeb   Brasil - Sampa - SP

Portfólios Ver Mais

DANUBIO   FORTALEZA-CE - CE
damorim1   Diadema-sp - AC
kblopsa   Novo Hamburgo RS

Plugin pra voar na Viewport (ou locomoção em geral)

Por: ScreamingFox  

Em: 10/07/2014 20:27

O craft tem carro,aviao,helicoptero,tanque,moto:D
Esse script vc q fez?
Esse aí do vídeo foi eu q fiz.. eu fiz um outro grátis quase igual se quiser te passo... (esse script (o meu) é só pra avião, q pra carro seria diferente por ter q levar em consideração varias questões do chão, etc..)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Vê esses videos q vai entender direitinho a base desse tipo de rig+script..

No caso de um carro vc vai articular o rig com a superficie onde o carro vai andar... evidentemente q o personagem \'voador\' fica bem mais fácil nesse sentido XD... Mas mesmo assim, do jeito q tá a logistica desse, fica relativamente facil articular com um \'chão\', pra pousar e decolar, etc..

(Base desse tipo de script, timtim por timtim...)
http://www.mediafire.com/download/35wx8724d5ex1fp/Articulando+Motion+Capture+e+MAXScript.avi

(brincadeira com esse mesmo tipo de rig (mas só 2d, bem basico/conceitual mesmo =D)..
https://www.youtube.com/watch?v=6MncUJ89878

@Edit: No caso, esse aí q fiz esses dias é um \'remake\' daquele avião do ano passado.. (fiquei com vontade de fazer de novo, com um amigo vendo, pra ver se eu lembrava e tal XDDD..), no caso, pra vc usar com um \'avião\' (ou nave espacial, etc.. etc.. esse decola na vertical =3... XD..) seu, vc só tem q linkar seu avião/nave no model base do script, e dar hide no avião do script... q aí \'já era\', vc vai poder passear com seu avião na viewport.. Pode fazer uma animação (de um avião/nave) e clicar no botão pra \'chamar\' outro avião pra cena, pra criar outra animação (coisa facinha bem divertida de fazer com esse é fazer uma animação e depois chamar outro e tentar seguir o primeiro heuheuhueuhue XDD.. (é, é bem divertido =D... principalmente qdo c dá uma \'fininha\' num outro avião XDDD... (com esse aí vc pode criar uma animação e, caso \'aprove\', pode passar pro proximo avião, etc.. e então por varios e varios aviões voando na cena XDDD =D...))...

Uma das primeiras coisas que \'me encantou\' no 3d foi quando fiz uma paisagenzinha com o Vistapro e por cima dela (como BG) pus um aviãozinho lá.. bem no 3ds2... XD... Outro tempo, depois, peguei \'tesão\' de andar nos cenarios de game q eu tinha criado (não necessariamente um \'tesão\' sem sentido logístico, até pq eu gosto de \'andar\' realmente, ingame, nos cenarios q eu crio, girar a camera nos lugares, etc.. pra testar tanto o model quanto os materiais do mapinha de game XD...)... Qdo eu era pequeno, eu n tinha muitos brinquedos, e os meus pais n tinham muito dinheiro... Qdo eu peguei o 3ds nas antigas, peguei numas bbs e no comecinho da internet uns models de carros e tal.. e imaginava q eu tinha \'uma coleção de carros\' XDD.. Eu fazia uns \'bonecos\' e tal.. hehe.. eram tipo \'bonecos\' mesmo pq na epoca n existia \'physique\' ou \'skin\', então os personagens eram como \'bonecos\' estilo g-i-joe ou dos \'cavaleiros\', ou seja era tudo \'peças rigidas\', pq na epoca n existia esse conceito de vincular a um link um conjunto de vertices...

Então, hehe... Qdo fiz esse script aí foi bem por esse \'desejo infantil\' mesmo =D... Eu tinha feito o avião lá... E n era um model de \'game\' e tal.. ou seja eu n ia poder por numa engine de game e voar com ele... XD... Mas ainda assim eu queria poder \'voar\' com o avião, mesmo q seja na viewport do 3ds, e, principalmente, podendo renderizar minhas manobras ultra-radicais depois =DDD...

(Até porquê né... Venhamos e convenhamos... Poxa vida eu modelei o avião inteirinho com tanto esmero!!!.. E n vou poder \'voar\'?!? no avião q eu mesmo modelei?!?!?!???... Eu TENHO que poder voar, no aviäo que eu modelei XDDD....)

Aí então fiz esse script, e, realmente, foi uma das coisas mais divertidas q já fiz no 3ds... Dirigir um avião num cenario, podendo fazer qualquer manobra e inclusive podendo atirar com ele e tal XDDD...

Mas, enfim né.. =D... Caso vc queira dirigir um avião/nave/dirigivel, como se fosse num videogame, no 3ds, ao invés de articular um path constraint... Usa esse esquema.. Vc pode deletar a animação se n gostar e começar de novo (q nem \'fazer um take\'), etc.. etc... Enfim, cria uma cidadezinha basica de \'Greeble\' (q nem eu fiz no vido do avion) pra brincar com ele q vc vai entender =DDD...

@edit: Olha um exemplo mais simples desse tipo de controle (só de um lado pro outro e atirar) q o Alvaro tinha feito :)..

Muito show!! Me passa o script q vou fazer uns testes aqui;)
Pra usar ele:
-Copia o diretório \"Screamingfox\" do Zip pro diretorio raiz do seu max.
-No editor de script, vc executa ele, ou, copia todo o texto (ctr+A) e clica e arrasta pra um lugar da sua preferencia nos painéis superiores (vai ser criado um botão, pra vc n ter q abrir o editor de script qdo quiser usar ele).
-Clica no botão pra dar merge no avião.. Pro caso de vc usar um model seu, linka o seu model no avião do script e dá hide no avião do script (depois vou fazer um com um \'desenho\' tipo uma spline, aí facilita um pouco nesse sentido xd..)..
-Caso for usar com um model seu, apaga todos os models de efeito (tem um layer deles) pq ele atira raio-da-morte e tiros verdes de \'energia\' com uns botões tbm.. xd.. Depois faço um sem as armas tbm xd... Esses models de efeito são interessantes caso queira dar uma olhada tbm...
-No painel de utilidades, vá em \'Motion Capture\', e deixe pra gravar um tempo confortável (deixe sua linha de tempo bem grande caso queira brincar ou treinar o controle, etc..)
-Caso seja pra testar, deixe ticado \'play during test\' no Motion Capture e deixe apertado o botão (na janela do script) \"Drive On/Off\". Esse botão vai fazer com que o avião se mova.
-No caso de vc testar, qdo vc saír do teste do motion capture (aperta ESC) o avião vai estar movido, pra voltar ele pro zero, clica em \"Reset Transform\".. Caso vc queira deixar um \'ponto inicial\' pra gravar seus takes, cria um objeto nesse lugar e linka o \'Rig Root\' nele, e então vc clicando no \'Reset Transform\' ele volta praquele lugar...
-Caso seja pra gravar, deixe os botões \"Drive On/Off\" e \"Key Rec On/Off\" apertados.
-Aí depois de gravar, desativa os botões drive e key-rec.
-Se aprovou a animação, legal, se não gostou e quer fazer de novo aperta em \"Clear Keys\" e \"Reset Transform\".
-Caso queira por outro avião na cena, depois de ter gravado um primeiro, clica de novo em \"Merge\", mas vc vai perder o controle interativo do primeiro, então só traga outro se tiver certeza q a animação do primeiro tá ok (embora vc possa editar coisinhas na mão tbm.. mas geralmente vai ser mais fácil criar a animação \'dirigindo\' mesmo..).
-Aí então, com esse segundo é a mesma coisa q o primeiro.. Acho divertido fazer uma animação, depois trazer outra nave e seguir a primeira.. XD.. Ele aguenta vários ao mesmo tempo.. já fiz uma com uns 8 aviões desse (criei a animação de um, e trouxe o proximo, etc..)

O link:
http://www.mediafire.com/download/cp56f6tit2flipr/ScreamingFox-WASP+Spaceship.rar

Tem umas coisinhas q eu vou mudar, e tem q por um movimento \'pros lados\' tbm, q aí dá pra usar com helicoptero legal tbm... Mas vc vendo dá pra editar pra outro movimento q vc quiser tbm.. vendo o script fica relativamente simples de entender...

OBS: Caso for usar o \'blaster\' (dá um tiro verde) ou o \'raio-da-morte\' (solta um raio) deixa invisivel o layer dos \'Effect Meshes\' (são os jatos, o raio e o tiro) pq pesa muito na hora de fazer o motion-capture, por causa do pflow e do mesh dos jatos.. Mas invisiveis eles funcionam tbm.. Eu deixei um box cuja altura expande pra 1000 qdo vc aperta o botão de tiro, então dá pra gravar a cena mesmo não vendo os meshes de efeito e tal (fica bem mais praticavel e fluido, mas se vc tiver um \'pc da nasa\' aí pode andar com ele com os meshes de efeito tbm XDD)

@edit: Deixei o botão pra decolagem vertical como o mesmo do raio-da-morte.. XDD.. Mas geralmente pessoal n vai usar o raio-da-morte... Caso forem usar edita o motion-capture dele... só muda o botão... xd..

@edit: A nave do script e seus efeitos de mesh xd (deixa o layer desses efeitos em hide qdo for dirigir ele, ou, caso for usar um model seu, apaga os meshes de efeito)..

@edit: Eu atirando com o avião do ano passado (nem da pra ver o avião... Pus as balas bem poderosas na arma dele heheh....)

O pFlow do tiro caso queira ver a questão dos tiros... No caso de tiro n tem necessidade de script...

Show!! Vou testar aqui!!
Da hora.. Caso vc queira usar as armas direitinho talvez vc tenha q editar elas..

Por exemplo o raio-da-morte pode ser configurado pra desde destruir infra-estrutura de naves inimigas a eletrocutar a nave inimiga ou simplesmente convergir as particulas de maneira a causar o \'fenomeno-tunguska\' (uma explosão).. O \'blaster\' verde pode ser configurado como explosivo ou como carga de impacto perfurante ou meramente concussivo.. Talvez nesse caso vc tenha q deixar a velocidade dele maior, no pflow, e talvez gerar um evento de colisão pra ter um efeito qdo bater em alguma coisa...

Olha uns exemplos de uns testes q fiz com as armas (e jatos) XDD
http://www.mediafire.com/download/cb3csn8vb2qc7tn/demon.flv
http://www.mediafire.com/download/o12wja7fu4bvasu/weapon4.flv

...

...Voltar aos \"17\", depois de viver um Século..
É como decifrar símbolos, sem ser sábio competente..
É voltar a ser, de repente, tão frágil quanto Um Segundo..
É voltar a sentir-se \'profundo\', assim como uma criança frente a Deus.

E foi assim que eu me senti, neste fecundo instante...

Se vai enredando, enredando, como ante o muro a trepadeira..
E foi brotando, brotando,
Como os mosquitos na pedra...

Como moscas numa pedra, oh, sim sim sim =D...

O meu passo, a retroceder,
Enquanto o seu, Avança...
É o Arco-das-Alianças, a penetrar em meu âmago..
Com Todo seu Colorido, a passear por minhas veias...
E ante aos duros desígnios, que a nós propôs o Destino..
És como um Diamante-Fino, que alivia minha alma Serena...

(E que vai) Se vai enredando, enredando, como ante o muro a trepadeira..
E vai brotando, brotando,

\"O que eu poderia com o Mero Sentimento\"..
Eu Jamais poderia saber...
Nem com meu mais perfeito proceder,
Nem com meu mais claro pensamento..
Pois qualquer coisa é capaz de se alterar ante os momentos...
Por mais incrível que se possa parecer..
A Docemente aleijar-nos..
De Rancores e Violências...
Mas somente apenas o Amor, com sua Ciência,
Nos torna assim tão \"inocentes\"...

E Se vai enredando, enredando, como ante o muro a trepadeira..

Esse puro Amor é como um Turbilhão,
De Purezas Originais..
Até o mais feroz animal, sussurra seu doce canto,
A deter os Peregrinos,
A libertar aos prisioneiros,
É esse Amor, com seus esmeros,
Que ao velho torna menino...

E ao \"mau\", somente o Carinho,
O tornaria Puro e Sincero...

E Se vai enredando, enredando, como ante o muro a trepadeira..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711037.

Total de membros registrados: 138504

Últimos membros registrados: optilosscream, nova10ordem, JointGlide, violecusk, ErexcelCAPrice, Crouchanthon, optiloss, Jingvu026.

Usuário(s) on-line na última hora: 661, sendo 25 membro(s) e 636 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Pedro Juliato, Eduardo Ramos, Adalberto Rocha, jjuniorgoncalves, Paulo Rodrigues Lima, Henrique Ribeiro, Lucas Reis, gago, Junior, renaz, Victor Mendonça, Rodrigosouza3D, Fabio Catelleno, holtenodro, Leonardo, Duda, marcola, jessicatorres, Willmitnick, Vladis, Reinaldo Silva, Le_Andro, gilson antunes, Marco Rocha, Vlady.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.