Vê esses videos q vai entender direitinho a base desse tipo de rig+script..
No caso de um carro vc vai articular o rig com a superficie onde o carro vai andar... evidentemente q o personagem \'voador\' fica bem mais fácil nesse sentido XD... Mas mesmo assim, do jeito q tá a logistica desse, fica relativamente facil articular com um \'chão\', pra pousar e decolar, etc..
(Base desse tipo de script, timtim por timtim...)
http://www.mediafire.com/download/35wx8724d5ex1fp/Articulando+Motion+Capture+e+MAXScript.avi
(brincadeira com esse mesmo tipo de rig (mas só 2d, bem basico/conceitual mesmo =D)..
https://www.youtube.com/watch?v=6MncUJ89878
@Edit: No caso, esse aí q fiz esses dias é um \'remake\' daquele avião do ano passado.. (fiquei com vontade de fazer de novo, com um amigo vendo, pra ver se eu lembrava e tal XDDD..), no caso, pra vc usar com um \'avião\' (ou nave espacial, etc.. etc.. esse decola na vertical =3... XD..) seu, vc só tem q linkar seu avião/nave no model base do script, e dar hide no avião do script... q aí \'já era\', vc vai poder passear com seu avião na viewport.. Pode fazer uma animação (de um avião/nave) e clicar no botão pra \'chamar\' outro avião pra cena, pra criar outra animação (coisa facinha bem divertida de fazer com esse é fazer uma animação e depois chamar outro e tentar seguir o primeiro heuheuhueuhue XDD.. (é, é bem divertido =D... principalmente qdo c dá uma \'fininha\' num outro avião XDDD... (com esse aí vc pode criar uma animação e, caso \'aprove\', pode passar pro proximo avião, etc.. e então por varios e varios aviões voando na cena XDDD =D...))...
Uma das primeiras coisas que \'me encantou\' no 3d foi quando fiz uma paisagenzinha com o Vistapro e por cima dela (como BG) pus um aviãozinho lá.. bem no 3ds2... XD... Outro tempo, depois, peguei \'tesão\' de andar nos cenarios de game q eu tinha criado (não necessariamente um \'tesão\' sem sentido logístico, até pq eu gosto de \'andar\' realmente, ingame, nos cenarios q eu crio, girar a camera nos lugares, etc.. pra testar tanto o model quanto os materiais do mapinha de game XD...)... Qdo eu era pequeno, eu n tinha muitos brinquedos, e os meus pais n tinham muito dinheiro... Qdo eu peguei o 3ds nas antigas, peguei numas bbs e no comecinho da internet uns models de carros e tal.. e imaginava q eu tinha \'uma coleção de carros\' XDD.. Eu fazia uns \'bonecos\' e tal.. hehe.. eram tipo \'bonecos\' mesmo pq na epoca n existia \'physique\' ou \'skin\', então os personagens eram como \'bonecos\' estilo g-i-joe ou dos \'cavaleiros\', ou seja era tudo \'peças rigidas\', pq na epoca n existia esse conceito de vincular a um link um conjunto de vertices...
Então, hehe... Qdo fiz esse script aí foi bem por esse \'desejo infantil\' mesmo =D... Eu tinha feito o avião lá... E n era um model de \'game\' e tal.. ou seja eu n ia poder por numa engine de game e voar com ele... XD... Mas ainda assim eu queria poder \'voar\' com o avião, mesmo q seja na viewport do 3ds, e, principalmente, podendo renderizar minhas manobras ultra-radicais depois =DDD...
(Até porquê né... Venhamos e convenhamos... Poxa vida eu modelei o avião inteirinho com tanto esmero!!!.. E n vou poder \'voar\'?!? no avião q eu mesmo modelei?!?!?!???... Eu TENHO que poder voar, no aviäo que eu modelei XDDD....)
Aí então fiz esse script, e, realmente, foi uma das coisas mais divertidas q já fiz no 3ds... Dirigir um avião num cenario, podendo fazer qualquer manobra e inclusive podendo atirar com ele e tal XDDD...
Mas, enfim né.. =D... Caso vc queira dirigir um avião/nave/dirigivel, como se fosse num videogame, no 3ds, ao invés de articular um path constraint... Usa esse esquema.. Vc pode deletar a animação se n gostar e começar de novo (q nem \'fazer um take\'), etc.. etc... Enfim, cria uma cidadezinha basica de \'Greeble\' (q nem eu fiz no vido do avion) pra brincar com ele q vc vai entender =DDD...
@edit: Olha um exemplo mais simples desse tipo de controle (só de um lado pro outro e atirar) q o Alvaro tinha feito :)..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..