Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Fernando Cunha   Porto-Portugal - PR
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
Bruno Medeiros   Porto Alegre RS

Portfólios Ver Mais

bbruschi   São Paulo - SP
Julio   ribeirão preto - sp - SP
Gui Oliveira   Telêmaco Borba - PR

Back face culling no vray 3?

Por: prata  

Em: 03/08/2014 09:52

Alguém sabe como fazer funcionar?

num seria o Double Sided que está habilitado não?
ixi!

foi mals. Tá sem material aí, né?

tá com as normais do box invertida?

aí já não sei do que se trata.

será que num é problema do v-ray não? Talvez falta de atualização de correção.
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

prata: oi Prata!! tudo bem?? Pela imagem que você postou ai, pode ser algum suposto \"bug\" do V-Ray adv. 3.0, não sei bem ao certo.

Comigo aqui também não funcionou esse recurso de \"force back face culling\". Realmente é meio complicado usar um recurso desse e não funcionar.

Não achei muita coisa nas pesquisas \"rápidas\" que fiz sobre esta opção de \"force back face culling\" do render V-Ray.

Vou postar um vídeo que achei sobre esta opção da ficha do render V-Ray -->> \"force back face culling\" que procurei pela net:

https://www.youtube.com/watch?v=0gv9bOai5-E ( camera clipping & force back face culling 3ds max ).

Neste vídeo ai em cima, o autor deleta uma face de um box, e depois aplica um modificador \"shell\" nesse box e coloca uma câmera padrão dentro do box.

O autor habilita a opção \"force back face culling\" na aba do render V-Ray e dá certo usar este parâmetro.

Mas realmente isso que você falou é estranho, porque na viewport mostra as faces invertidas do \"box\", mas no render final do V-Ray não aparece. =/

Se você obter êxito depois de testar algumas dessas opções do render V-Ray, posta aqui pra gente ver, tudo bem??

Boa sorte, \"Prata\".

Abraços e sucesso.

Prata: oi Prata! tudo bem?? Um recurso como esse de \"force back face culling\" realmente não me faz falta nenhuma, pelo menos até agora.

Porque em todos os meus trabalhos, eu quase \"nunca\" necessito inverter as normais pra poder renderizar e mostrar a face interna de qualquer objeto 3d que for. =]

Mas realmente uma opção dessa deveria estar funcionando, se infelizmente não está, mostra um descuido tremendo e de certa forma até irresponsável por parte da equipe de programadores da Chaos Group.

Porque é no mínimo, bom senso, checkar todos os parâmetros do renderizador, tanto os novos parâmetros que foram criados, como os que já existem também para que não haja nenhum problema ou erro na hora do lançamento de uma nova versão do renderizador.

** Se for um \"deslize\" ou falta de conhecimento nosso como artista gráfico e não estivermos sabendo usar este recurso do \"force back face culling\", retiro totalmente o que disse anteriormente, mas pelo que andei vendo ai pela net, até os gringos reclamaram dessa suposta falha na utilização do \"force back face culling\" do render V-Ray.

Eu testei no render V-Ray 3.0 do 3ds Max 2014- x64 e não deu certo também esta opção de \"force back face culling\", e testei também no V-Ray adv. 2.40 do 3ds Max 2013- x64 e também não obtive sucesso. =/

Ainda bem que não uso mesma esta opção, porque se usasse teria que recorrer ao render Mental Ray ou outro renderizador que não fosse o V-Ray.

Abraços e sucesso, \"Prata\".

Então véio eu uso o V-ray desde o 1.5 e desde essa versão ele não fazia essa questao aí.. Isso aí, pelo menos eu, uso mais pra uma questão de manusear a cena e tal... (ele renderiza do mesmo jeito com a normal invertida.. etc..)

Mas, veja bem q não existe realmente uma necessidade disso.. Use o Camera-Cull, que é um corte de câmera, então vc corta pro perto, etc.. No V-ray acho q isso se chama near e far clipping, mas, pro caso, é o near clipping.. Tenta dessa maneira aí..

Esse backface cull que dizem pra forçar e tal, até onde eu me lembro é pra cancelar partes q não vão ser mostradas no render, de maneira a agilizar o processo em cenas pesadas.. Por exemplo, imagina um objeto muito high e com o material que mais demora pra renderizar.. Só q esse objeto tá atrás de um predio.. ou um monte de coisas, etc.. Aí então vc usa esse tipo de coisa pra agilizar os calculos do render.. etc..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
O camera clipping não é uma boa pq ele vai cortar até coisas que não deve, já o culling se as paredes estiverem com a normal para dento a camera só não vai renderizar ela.
É, mas vc não tá conseguindo fazer isso com o V-ray, no caso..

Faz assim então.. Isso vai servir da mesma maneira que serviria o backface cull quando for uma parede típica assim vai dar normal, quando coisas complexas no proprio model da parede talvez tenha que manusear mais um pouco, etc..

-Cria um material do tipo Multi-sub.
-Deixa com 2 materiais, o primeiro vai ser o da parede, e o segundo um material pra deixar invisivel..Aplica esse material no box q são as paredes..
-Converte esse box q são as paredes pra editable poly, e deixa tudo com material ID 1.. Se vc testar por fora, vai ficar tudo escuro (preto)..
-Então, ao invés de aplicar o cull nessas faces, vc simplesmente vai deixar as faces invisiveis...(deixa com material ID 2 as faces q quer q fiquem invisiveis...)

Alternativamente, vc pode tornar essas faces q vc quer esconder outros objetos e deixar esse(s) novo(s) objeto(s) como invisivel para a câmera, o que vai favorecer questões de GI..

Mas, pensando bem, não é a melhor maneira ou a mais pratica (o backface cull).. Uma vez que se houver decorações na parede esse metodo não vai poder ser praticado de maneira imediata.. E também isso só vai poder ser praticado numa parede que não tem profundidade nenhuma, e numa situação de camera \'fisicamente correta\', não vai funcionar..

Vc pode simplesmente fazer as paredes e tetos como objetos separados também, e por todas as decorações de cada parede num layer (fazer um layer pra cada parede contendo a parede e todas as decorações dela) e fazer o mesmo com o teto, e simplesmente esconder o que for conveniente pro angulo q vc estiver fazendo..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138067

Últimos membros registrados: oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h.

Usuário(s) on-line na última hora: 978, sendo 27 membro(s) e 951 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, Fabianomonte, emersonforentin, Geraldo Nunes, Acfabbri, tsmodelagem3d, mastermax, Sergio1987, GuiToma, Roberto Movanni, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Duda, Leonardo, Daniel Monteiro, Eng Damasceno, Le_Andro, Celso Borttoloto, Fabrício, TadeuB79, Lucas Batalhoti, oxyscrema, billypaul, Gibran Farfud, Marco Rocha, Diego Dneo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.