Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!
Alvaro Moreira: oi Álvaro!! tudo bem?? hehe...você tem razão, realmente pensar em \"interarions\" neste caso, não fazia muito sentido...rsrs. ^^
Li o livro de linguagem de programação em C/C++ do Luis Damas quase todo, e fiz milhares de exercícios de linguagem C. =)
A linguagem do Maxscript é quase toda em linguagem C. É óbvio que ainda tem é muita coisa que preciso aprender de linguagem C, mas o que eu souber, poderá sempre contar com minha ajuda, tudo bem?
Até os recursos de scripts via \"Mel\" e \"Phyton\" do Maya 2014 que eu uso, são em linguagem C/C++.
** Há muito tempo mesmo que me questionava o porque que a linguem C/C++ era tão usada e difundida no mundo todo. E depois de pesquisar e estudar bastante, foi que eu notei e vi que era porque era uma linguagem de certa forma moderna, de fácil uso, manuseio, principalmente muito \"eficiente\", capaz de suportar grandes mudanças e ser bastante flexível, o que é muito importante hoje em dia.
OBS.: Atualmente há uma ponte enorme entre o artista gráfico e a programação. Acho que deve ser uma coisa pelo menos \"parecida\" com a relação arquiteto/ engenheiro.
Alguns artistas gráficos não gostam muito de programar, e o que é mais interessante Álvaro, é que é muito gostoso e muito prazeroso programar, principalmente quando se está no processo de aprendizado.
É tão viciante programar e estudar linguagem de programação C/C++, quanto modelar, texturizar, rigar e animar em 3d ( Computação Gráfica ).
Quando comecei com programação em linguagem C/C++, fiquei tão viciado ( no bom sentido, é claro...rsrs ) que passei quase uns 2 meses sem nem abrir um software 3d...huahuahua.
Claro que só 2 meses não é o suficiente para aprender linguagem C/C++, precisa de muitos e muitos anos programando e estudando.
Mas essa semana eu senti muito a necessidade de dominar mais \"Maxscript\" ( sei muito pouco ) e os scripts \"Mel\" e \"phyton\" do Maya 2014.
Porque quando fui fazer uma cena de uma universidade \"Harvard\" lá pro Speed da 3d1, queria colocar árvores secas na minha cena 3d, e poderia modelá-las, mas ia dar um trabalho danado.
Até que pesquisando bastante há alguns dias na net, foi que descobri um script maravilhoso criado por um artista gráfico estrangeiro, que somente com um único clique no mouse, você cria qualquer tipo de árvore seca e ainda pode randomizá-la ( o que considero muito importante ).
É por isso que realmente todos nós devemos e podemos aprender sempre mais. Como sempre digo, a estrada do conhecimento da Computação Gráfica, é uma estrada sem fim, literalmente infinita...hehe!
Abraços e sucesso, \"Álvaro\".