DUVIDA SOBRE UVW

Por: antoniosobreira  

Em: 30/09/2014 07:52

Primeiramente obrigado a todos que me responderam .

Vou tentar mostrar passo a passo o que estou tentando fazer. COMO CRIAR DUAS TEXTURAS COM UNWRAPUVW E APLICA-LA A UMA SÓ MALHA?
1- Selecionei primeiramente os polígonos da cabeça e dei Hide (escondi) o restante da malha.(Fig.1).

2-2-Apliquei o UnwrapUVW so na cabeça, e extrai o mapa e salvei, para mas tarde fazer a textura no photoshop.(fig.2).

3-Depois apliquei um outro Edity Poly para selecionar o corpo (Vi que precisava inserir o Edit Poly senão perdia o mapeamento da cabeça).
>Apliquei um novo UnwrapUVW. E salvei o mapa do mesmo referente ao corpo. fig.3. A pilha ficou assim: Fig.4.

4-Depois disso, usei o poly select para selecionar cada parte para aplicar as texturas referentes a cada parte. fig 5.

5-Apliquei a textura do corpo, tudo certo. fig.6.

6-Depois selecionei a cabeça e aplico a textura corresponde a mesma.
Ai acontece um problema, a textura da cabeça acaba se espalhando pelo corpo destruindo o mapeamento do corpo. fig.7.

Como observaram o probelma maior não é em obter os mapas separados, mas sim na ora de aplica-los , ai surge o problema eles não respeitam o mapeamento original das pastes.

Faz dois dias que estou quebrando a cabeça com isso. Rsrrsr.
Obrigado a todos.

YESSSSSSSSS. Finalmente consegui.

Era mais simples que imaginava. Não sei como não deu certo antes.
1-Dividi a malha em dois ID, um para a cabeça outro para o corpo.
2-Apliquei o material multisub-object, deixei com dois canais para os materiais.
3-Apliquei o UnwrapUVW por ID.
4.Fiz as texturas no photoshop e apliquei cada textura no seu canal do multi e apliquei a malha.

Deu tudo certo..

Obrigado a tods. Vossas contribuições ajudaram muito. abraço.

cuidado com malha espelhada, se tiver normal map fica invertido.
Valeu Diego, obrigado pela dica. Abraço.
ScreamingFox,

Era exatamente o que vc estava tentando me passar. Valeu Abraço.
Antonio, há uma forma muito simples de realizar isso, no modificador Unwrap UVW, escolha o Polygon (3Ds Max 2014) / Face (3Ds Max 2013), vá na opção Point-To-Point e comece a fatiar seu personagem, após fatia-lo, clica numa face dele e vá na opção Expand Polygon Selection To Seams, ele vai selecionar toda a área fatiada, então vá na opção Pelt Map, vai abrir uma janela do UVW e uma janela do Pelt Map, clique em Start Pelt e depois vai aplicando um Relax, faça isso com todas as partes fatiadas e vá ajustando de acordo desejar.

Espero ter ajudado, qualquer coisa me avisa.

Abraços
Bom, para que você possa entender melhor, fiz um vídeo mostrando como que faz ^^

Abraços!
Olá Senjaxus,

Obrigado. É impressionante a disposição do pessoal deste site em querer ajudar. Não é a toa que é o melhor do Brasil.

Abraço a todos..
Ah, só um ultimo comentario. O detalhe que estava impedindo de conseguir criar os mapas separados era que eu não estava selecionando o ID na malha com o POly Select. Estava selecionando através do Editable Poly. Assim não da certo. Precisa usar o Poly Select.

Abraço.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710604.

Total de membros registrados: 138067

Últimos membros registrados: oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h.

Usuário(s) on-line na última hora: 955, sendo 28 membro(s) e 927 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: gilson antunes, Fabianomonte, emersonforentin, Geraldo Nunes, Acfabbri, tsmodelagem3d, mastermax, Sergio1987, GuiToma, Roberto Movanni, Eduardo Ramos, Frederico Wagner N. R., Duda, Leonardo, pedroluiz, Daniel Monteiro, Eng Damasceno, Le_Andro, Celso Borttoloto, Fabrício, TadeuB79, Lucas Batalhoti, oxyscrema, billypaul, Gibran Farfud, Marco Rocha, Diego Dneo, dallest91.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.