Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

palat   Rio de Janeiro
CLEBER BA   Salvador/BA - BA
georgeluisnunes   Rio de Janeiro - AC
Max Idalgo   são paulo - SP

Portfólios Ver Mais

marcopalma   florianópolis-sc
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
Flaviano Oliveira   Belo Horizonte - MG

DUVIDA SOBRE UVW

Por: antoniosobreira  

Em: 30/09/2014 07:52

Olá pessoal tudo bem,
Bem minha dúvida é como extrair com o UnwrapUVW mutiplos mapas ou materiais. Ou seja três materiais para um único objeto. Exemplo um material (feito com UVW) so para a cabeça; outro material para as roupas. Criar um único material com UVW e aplicar a todas as partes do personagem eu sei fazer.OK? Eu quero saber como fazer mais de um material fatiando as partes de um personagem.
Como na imagem abaixo.
Fiz varias tentativas criando ID diferentes, usei o poly selection selecionando separadamente os ID, apliquei mais de um UVW e nada. Alguém pode me ajudar?

Att.Antonio
Refaz a textura, e aplica um unwrap, ai vc vai la e posiciona as malhas encima da textura pronta que tem tudo na mesma. Como vai estar cada um dentro de um mapa, seleciona as regioes e move. Ai voce pode usar o SELECT ID pra pegar os materiais certos.
Vc deve aplicar um material do tipo \"Multi-Sub\"..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá Diego, obrigado por me responder.
Você acha que com essas instruções vou conseguir criar texturas individuais? Como mostradas na imagem acima? Uma textura para a cabeça outras para outras partes do corpo?
A minha ideia é ter texturas individuais para melhorar a resolução de algumas parte do personagem. Essa técnica é muito utilizada para mapear personagens de games.
Eu sei que posso criar uma textura unica feita com o UnwrapUVW e compor todas as partes do personagem. Mas o que eu quero é fazer duas ou três texturas individuais, e depois aplicar separadas uma das outras nos slotes (esferas) dos materiais.
Muito agradecido.
Separe Material ID\'s, e use um material do tipo Multi-Sub..
Olá ScreamingFox, muito grato por responder.

Mas eu já tentei esse caminho e não deu certo.

Resumindo minha questão: como criar duas ou três texturas individuais usando o UnwrapUVW. Aplicando estas texturas em slotes individuais dos materiais.

Como criar uma textura (com todas as partes do personagem com todos os seus detalhes variados de pele, tecido, etc) para um personagem usando o Unwrap, eu sei fazer. O que eu não sei é obter mais de uma textura individuais(como mostrada na imagem acima).

Muito agradecido.
Tive uma ideia,

Vou dar um Detach (desagrupar) as partes do meu personagem, ai em vez de uma malha unica, terei três partes. Depois disso seleciono cada parte como elementos individuais, e aplico para cada elemento um UnwrapUVW individual. Assim vou gerar três mapas de UnwrapUVW sob os quais criarei as três texturas.

Será que vai dá certo? Vou tentar.
Vc quer usar mais de um bitmap (\'mais que uma textura\') num só objeto, ou, mais de um material por objeto, por exemplo um material pra cabeça, outro pra região do torso, e outro pra região da calça e pés é isso?

Se for isso, é, realmente, o q eu disse nas respostas anteriores..

O personagenzinho lá q vc mostrou as texturas é um exemplo disso, por exemplo, vai ter um material ID pra cabeça, outro pra região do torax, e outro pra região da calça e tenis (se é q ví direito as texturas, etc..).. Por exemplo a cabeça vc deixaria no material ID 1, e iria por a textura de \'cabeça\' no submaterial 1, e por aí vai... Que eu saiba, só dá pra fazer assim (separando material ID\'s) ou dexando tudo na mesma textura mesmo (mas isso te forçaria a praticar uma resolução menor).

Ou eu acho q eu n to entendendo o q vc tá querendo dizer XD... Mas testa aí com Multi-Sub material...

@edit: Sobre a sua ultima postagem (A gente tava escrevendo na mesma hora quase), não precisa fazer isso não... Só separa os polys nos ID\'s convenientes, e então escolhe por material ID e ainda no nível de sub-elementos (não no objeto inteiro) aplique o UnwrapUVW..
Ah, então seria o inverso do que eu falei ali. Que é o que o fox falou.
@Diego: É.. pior q depois q eu relí q eu entendí direito.. Ele quer o render de template do UVW, pra cada peça, separadamente..

No caso, ele quer dar detach nas partes e então aplicar o unwrap pra mapear separadamente e gerar um render de template, em separado, pra cada um..

Dessa maneira, até que dá, mas tem pouca praticidade e pode gerar problemas..

Então, teria que se aplicar um material, e dar attach de volta ticando pra ele condensar os materiais, o que vai gerar um material do tipo Multi-sub... Mas então, teria que também dar weld nos vertices, o que vai poder ser contraproducente em alguns casos...

@Antonio: No caso, pra obter o template do uvw ou editar o mapeamento de uma parte em especifico (por exemplo uma ID) vc seleciona os polys (as faces) e então, deixando essas faces selecionadas (vai ficar um quadradinho do lado de onde tá escrito os modifiers), aplica o UnwrapUVW... No caso, vc vai selecionar por material ID (depois de ter separado), e então fazer isso... Aí vc mapeia e gera o template, etc..

Pra ficar ainda melhor a separação, vc pode mover no UVW cada mapeamento (de cada materialID) em +1 (numero inteiro), só pra não ficar dando overlap nos UVWs (overlap das coisas é meio q um \'tabu\')... Mas não tem muita necessidade (alem de organizar, etc..), se for de material ID\'s diferentes, pode deixar um (mapeamento) em cima do outro q n vai ter nenhum problema..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710603.

Total de membros registrados: 138066

Últimos membros registrados: ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport .

Usuário(s) on-line na última hora: 655, sendo 6 membro(s) e 649 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: CNC, mandrade, ennecopro, Rodrigo, Deems, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.