Prezado Bruno
Irei lhe passar um roteiro indicando como fazer o AO simples dentro do mental ray.
1- Selecione o objeto que irá receber a sombra \" ambient Oclusion\". Coloque uma luz com o \" shadows\" ativado;
2- Vá no editor de materiais. Deixe um slot ativo e vazio( sem textura ou imagem). Abaixo tem-se um retângulo, escrito ao lado, \" standard\". Clique nessa expressão.
3- Surgirá novo menu, com várias opções. Escolha \" mental ray\" , dando 2 cliques rápidos. Abrirá novo quadro. Nesse quadro, abaixo, verá a opção \" surface- none\"( escrito dentro de um retângulo . Clique em \" none \".
4- Aparecerá novo menu com várias opções. Escolha \" AMBIENT/REFLECTION/OCCLUSION, dando 2 cliques rápidos.
5- Abrirá novo quadro. Esse quadro mostrará as opções que usará no AO.
Poderá alterar o \" sample \" , de 16 para 32 ou 64 ( alteração da granulação da sombra). Além disso, poderá alterar o \" Bright\". Ao lado da expressão \" Bright \", existem 2 quadrinhos vazios. O 1° quadrinho , ao ser clicado, mostra opções para colocar côr no objeto que receberá a sombra. O 2° quadrinho ( pequeno), ao ser clicado abrirá opções para acessar o bitmap, colocando texturas do seu arquivo.
6- Se quiser alterar a dispersão ou concentração da sombra AO, mexa na opção \" spread\", alterando o valor 0,75 ( padrão) para mais ou para menos. Em seguida, com o objeto selecionado, clique em \" assign material to selection\".Ver o efeito, após renderização.
Espero ter ajudado