Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

An3dre   Araras / SP - SP
Max Idalgo   são paulo - MG
thilima3d   Brasil - AC
jimmy ribas   curitiba pr - PR
Edson   Salvador-Bahia - BA

Portfólios Ver Mais

Rene   Pedro Leopoldo MG - MG
Edumac   Taubaté - São Paulo - AC
Beri   RJ, Rio de janeiro - RJ
Carretel3D   Rio de Janeiro - AC

Vray Camera Phisical x Camera do max !!!!

Por: Juliano Kloss  

Em: 19/10/2014 21:14

Boa noite,

Faz um tempao que nao apareço por aqui rs, to igual a parente só aparece quando precisa de alguma coisa hsuahsuahsuahus

Vamos la, estou migrando pro Vray e estou com um baita problema com a camera do Vray, segui varios tutorias e sempre da na mesma, com a camera fisica a iluminação fica pessima, ou escura ou estourada, ja usando a camera do max e ajustando a exposição pelo Envarionment iluminação fica mais suave.

Antes que gaste essa cena de tanto renderizar gostaria de uma ajudinha do pessoal que manja do Vray.

Uma observação no color maping, fiz alguns teste alternando entre os gammas 1 e 2.2 e outras opçãoes e nada acontece hsauhsuahu, enfim a setagem da cena segue em base como nas imagens.

Um abraço e desde ja agredeç oa ajuda de todos [:p]


não sei se seria certo isso, mas vc está usando o controle de exposição duas vezes.
um no environment do 3ds max
e outro na camera física do vray

Acho que nao, porque quando mudo uso a camera do Vray uso o Mode For Vray Camera...
Boas Juliano, eu também estou a migrar para o vray e utilizo do seguinte modo.

Ligo sempre o Vray frame buffer com o botão Srgb desligado

No Color mapping - coloco o gamma em 2,2 - Afect color mapping and gamma.

Utilizo sempre a Vray physical camera, e nunca utilizo o exposure no environment só na camera do Vray.

Uma coisa que reparei no seu post é que no render mais claro você tem o shutter speed a 20 e no escuro a 200 e isso faz toda a diferença.
Tem que ajustar estes parâmetros que o Freenando falou... Quanto ao color map, pode deixar o gamma em .1 que não faz diferença... A vray camera tem todos os controles de uma camera de verdade, vc tem que ajustar foco também. Fiz um curso da melies recentemente e achei incrível esta camera, mas ela é bem independente dos parâmetros do max.
Bom dia pessoal, valeu pelas dicas e era aquilo que o New tinha dito :P
Amigo na câmera do vray tem algumas opções na qual vc deve ajustar pra renderizar como F-Number que normalmente diminuo pra 4 e o shuter speed que diminuo pra 100 e desativo o vray control exposure no enviroment and effects so o da câmera já da certo.
Espero ter ajudado.
Bom dia!

Também faz muitooo tempo que não apareço neste fórum... hehe... mas o tema do post do Juliano me chamou a atenção.

Devo ressaltar que uma Vray Physical Camera trabalha como uma câmera real, com todos os recursos e configurações que ela possui. Não existe uma configuração padrão universal dos atributos pois varia de acordo com a cena que você está retratando, quantidade de luzes, se está usando Vray Sun ou Direct Light para simular o sol, dentre outras variáveis que podem pedir ajustes nos settings da câmera.

Portanto seria bem interessante, para aproveitar o 100% dos seus recursos, que saibamos ao menos o básico do funcionamento de uma câmera com ajustes manuais para ajustarmos as configurações na Vray Physical Camera. Me ajudou (e muito!) quando comecei a utilizar uma câmera com tais possibilidades de ajustes a entender como configurar corretamente a Câmera do Vray.

Sugiro que utilizem, para simular a luz do Sol, a Vray Sun ao invés da luz standard do Max quando utilizarem a Vray Camera. A necessidade inicial de ajustes na configuração da Câmera é bem menor quando se utiliza a Vray Sun. Sobre o Frame Buffer do Vray, utilizo ele sempre pois os recursos que ele oferece são excelentes e muito superiores aos do 3dsMAX.

O gamma no Color Mapping deixo sempre 2,2 e utilizo o HSV Exponential, pois conclui nos meus estudos que ele oferece maiores nuances de tonalidades, cores menos estouradas e contrastes mais equilibrados, obtendo muito mais controle na Pós Produção.

Caso prefiram controlar a exposição pelo enviroment ao invés da câmera, creio que basta desligar o Exposure da Vray Physical Camera, mas não vejo muitas vantagens neste método, irei estudar sobre o assunto! ;)

Um grande abraço a todos!
Arthur Henrique - Arquiteto e Designer de Maquetes Eletrônicas http://www.designdemaquetes.com.br
Pois é, agora em outra cena externa a camera fisica fica escura iluminação pessima ;( o color maping tanto faz o que coloque la nao muda nada, pelo menos pra mim rs voltei a usar a camera do max mesmo hsuahsuh

Assim que descobri o que ta acontencendo posto aqui
porque tu num olha no help online do vray?

vray frame buffer
http://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3/V-Ray+Frame+Buffer

vray environment
http://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3/Environment

color mapping:
http://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3/Color+Mapping

vray sun
http://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3/VRaySun

vray exposure control
http://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3/VRayExposureControl

vray physical camera
http://docs.chaosgroup.com/display/VRAY3/VRayPhysicalCamera

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707762.

Total de membros registrados: 135349

Últimos membros registrados: Luffe22, lemos1504, Cerioli, diego henrique, mcarval, Giovanni Avanzo, santos3231, Danielblackse.

Usuário(s) on-line na última hora: 462, sendo 26 membro(s) e 436 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Adalberto Rocha, Sergio1987, Eng Damasceno, Luffe22, slavazarkeov, zuanon82, Eber.Silva, cristianofigueredo, Daniel Monteiro, Vladis, Abilio, Victor Mendonça, TadeuB79, hawph, Le_Andro, JMDesign, lemos1504, Fabio Catelleno, Matheus Gouvea, cretz, alej0, Ronaldo Junior, robisonfalco, ricardo duarte, dallest91, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.