Algo que é \'imagem\' tem a natureza de ser bidimensional... Por exemplo, quando se faz uma cena no 3ds, e se renderiza, a imagem resultante é um ente de natureza bidimensional..
Nesse caso, seria a questão simples de sobrepor uma imagem a outra no ps e comparar, ou clicar numa e deixar a outra do lado e ir vendo as duas e comparando...
Já um model, vai ser algo que tem mais do que duas dimensões.. Um model pode ter 3 dimensões no conceito dele, ou até mais em determinados casos... Nesse caso, vc vai ter q ter renders de Wireframe, ou obter o model em sí, pra aferir a qualidade dele em diversos sentidos...
Exemplo de um model com Wire.. No caso, pra se apresentar profissionalmente, é legal ter uma pequena sequencia ou animação disso aí só q com o model dando uma giradinha.. etc..
Na escola antigamente eu tinha ouvido falar que uma \'reta\' é algo que vai até o infinito pros dois lados... Imagine que, entre uma reta qualquer, e outra reta qualquer, se faça um angulo de 90 graus, ou seja, se estabeleça uma relação de ortogonalidade... Concebendo-se as duas retas, separadamente, e, uma vez que essas retas são infinitas, vc pode dizer que cada uma delas é unidimensional.. Mas, compreendendo essas duas retas em conjunto e na relação que estabelecem uma com a outra, existem dois \'eixos\', cada reta unidimensional vai exprimir uma \'dimensão\' literal na realidade... Poderia-se chamar de X e Y, X e Z, Z e X, etc.. Mas é essa relação...
Uma imagem 2d é construida tendo-se essa relação de duas dimensões como regra.
Mas, tendo-se fixado essas duas retas que estabelecem entre sí uma relação de ortogonalidade, tendo-se centralizado ao ponto de cruzamento dessas duas retas como \'o Zero\', e, aplicando-se a ortogonalidade entre os dois, e que é a média entre as duas dimensões, como extrusão no ponto que é o Zero, se obtem a terceira dimensão, tangente perfeita das duas primeiras... A reta que exprime a terceira dimensão é ortogonal tanto à primeira quanto à segunda, e, como todos os eixos dimensionais tem relação de ortogonalidade para com todos os outros eixos dimensionais, a \'profundidade\' poderia ser X, Y ou Z, assim como a \'altura\' e \'largura\'... Isso vai \"depender de um ponto de vista\"..
Um model 3d como o é humanamente concebido, é construido se seguindo essa relação entre as funções dimensionais...
Mas, essa regra da terceira dimensão deve ser aplicada desde a concepção do programa, pra que o ente q vc vê na tela seja realmente (a expressão bidimensional (pq tá na tela, q é 2d)) um model tridimensional... Por exemplo, existem as tecnicas de 2,5d (eu pronuncio \"dois-d-e-meio\")... O ZBrush usa, pra exibição e edição, um \"paradigma do 2,5d\" e pra export o 3d mesmo, etc, etc...
Acho q deve ter dado pra entender... qualquer coisa dá um toque..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..