Como fazer este efeito de textura?

Por: Simbjji  

Em: 29/10/2014 17:14

Pessoas lindas, vi esta animação:
https://www.youtube.com/watch?v=dY_3ggKg0Bc

Gostaria de saber como eu faço para ter um efeito de textura gasta no texto como mostra nos tempos:
0:17 - 1:26 - 2:24 - 3:16 ......

Onde a textura lisa brilha ou reflete e a gasta não reflete

Obrigado
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Tá dando uns travão aqui a internet :z..


Mas, por exemplo, um metal.. Imagina uma espada, e imagina o chão e tal, etc.. E então, imagine q vc crave a espada no chão e o chão tá bem duro, ou crava a espada numa pedra, etc...

E então vc retira essa espada da terra ou da pedra, depois de uns anos... As partes do metal q tá melhor misturado/forjado vão ter menos oxidação que as partes que tem o metal de qualidade menor (embora quase identica).. Isso vai afetar o acabamento da lâmina da espada, sendo que, onde o metal é mais resistente às intempéries, o acabamento vai brilhar mais, e, onde o metal é menos resistente às intempéries, vai ter um aspecto mais \'terroso\' do que \'metalico\'...

Então, vão ter partes da lâmina que serão mais lustrosas que outras, no render...


É esse efeito em particular q vc tá falando (não sendo, óbviamente, necessariamente numa lamina duma espada, etc.. xd..)?..

(os \'floquinhos\' de um metal-galvanizado.. Os veios de minérios mais brilhantes que os outros, na composição alquimica de um marmo... Esse tipo de coisa é perfeitamente obtenivel articulando-se o canal de Glossiness...(ou outro bastante correlato.. mas tenho certeza quase absoluta que é no glossiness mesmo =D...vê aí.. q a proximidade do absoluto tá bastante \'forte\' pra essa certeza.. xd..)


No caso (caso seja afirmativa a resposta à pergunta diretamente acima)... Imagine que existe a textura do difuso, que é o desenho da cor do material objeto.. E também pode haver uma textura para o brilho, chamado bastante de \"Glossiness\".. O gloss vai ser o brilho, no material...


Lembro, que certa vez ouvi umas mocinhas pos-modernas comentando sobre cosméticos.. E então estavam falando desse \'gloss\'.. É um cosmético que dá (ou deveria dar) brilho a uma parte do corpo da mulher.. Isso é interessante também.. Ou seja, vc pode ter \"gloss\" como sinônimo de \"brilho\" pro material...

(imagino q uma mulher q mexe com 3d deva ter rido desse ultimo parágrafo.. Mas um texto sobre 3d, deve ter também um aspecto divertido né... Então o texto pode ser divertido pra mulheres q usam maquiagem XDD.... Mas, \'passar um gloss\', ou \'uma base na unha\', equivaleria, em termos de materiais, no 3ds, a se aplicar um material do tipo \'Shellac\'...)

Se vc usar uma textura pro glossiness, vai poder obter esse efeito mencionado da espada desenterrada, por exemplo.. No caso, a maioria dos renderizadores vai analogizar o brilho como especularidade, então, por exemplo no V-ray falando-se em mapas de brilho, onde for branco, seria como um espelho, e, onde for preto, é como uma borracha...



Ou seja, vc pode controlar o brilho de maneiras dinâmicas usando mapas, no canal \"Glossiness\" (ou equivalente) dos materiais...




Tem um marmo/granito q eu tinha feito numa cena q tem isso aí... Mas tinha feito rapideño essa cena e tá dificil aqui de achar a imagem dela xd.. (foi um trampo barato de 1 dia só pra render de um movel em especifico)..






@edit: Imagem com um marmore (objeto em marmo) com essa aplicação de textura no glossiness.. Na verdade, deveria ser bem mais complexa essa textura.. Mas fiz extremamente rápido esse trampinho aí... Perceba q tem \'manchas\' onde o material é bem mais reflexivo q em outras partes... Obtive esse efeito na epoca com a articulação de mapas com o canal de glossiness.. :)..


(e obtenho ainda hoje.. só q com mapas mais elaborados =D...)





A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Sr fox, seu texto esta muito bom, mas não achei a solução nele, tipo, como crio isso? no standart ou no mr ?
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Cria no Material Editor. Pra qualquer renderizador vai ter esse parametro.


Olha um exemplo, fiz agora no max antigo..



No caso fiz do jeito q eu tinha falado lá.. No caso aí puz um mapa Noise no Glossiness.. Isso foi com Scanline, mas com os outros renderizadores seria ainda mais facil..

Vc pode também usar um material do tipo blend, dependendo de como vc articular, vai ficar quase a mesma coisa.. Mas talvez vc entenda mais facil.. Imagina q tem um material que é brilhante, e um material que é fosco.. Com o material do tipo Blend vc vai poder usar os dois num mesmo objeto, sendo que vc aplica um mapa de mascara (onde é branco é aplicado um material e onde é preto é aplicado o outro material..)..


@edit: Exemplo com material do tipo Blend... Os materiais do tipo Blend dão uns dos materiais mais bonitos e eficazes q tem.. Usei o material do primeiro como base e criei outro pra ficar mais desgastado, etc.. Esse aí tem uma luzinha só pra dar um charme e ver melhor o material tbm..

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Obrigado irei tentar aqui.
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Se vc tem pouca prática com materiais, pode também usar os materiais prontos (quase prontos) lá da \'autodesk/etc\' q tem no mentalray e editar um pouco e combinar com o Blend..

Poderia até baixar, por exemplo vc pode baixar um material aí de \'metal galvanizado\' e baixar um material de \'ferrugem\', e então combinar esses dois materiais com um material do tipo Blend.. Aí vc usa um mapa q deixe legal os materiais e as transições, etc.. Pode usar texturas ou também mapas procedurais...

No caso, como eu havia feito essas no Scanline, a reflexão pra tudo tá como \'Raytrace\', e tem uma HDR no environment.. Pra um renderizador mais avançado nem teria a necessidade de por um raytrace q o proprio material já faz isso, etc..

No caso, no segundo exemplo ali, no segundo material, é uma cor (meio amarronzado) com speckle no bump, sem glossiness nenhum e com shader oren-nayar-blinn.. O mapa de blend é uma combinação de speckle, smoke e noise..
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Faz horas q estou tentando fazer, o efeito, ele fica uns 60% daquilo oque quero, mas se eu fizer o composite.
Tentei o blend, ele não fica como quero, e nem o mask, procurei tutoriais, e nada.

Agradeço pela ajuda.
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Começa tentando por um mapa simples, como por exemplo um noise, no glossiness de um material..
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