Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
mauriciod3d   São Lepoldo _RS - RS
Walter   Cascavel - PR - AC
David   João Pessoa PARAIBA
Leo Maciel   Salvador - BA

Portfólios Ver Mais

ti_roc   Mauá, SP - AC
Emilio Biscardi   Rio de Janeiro
brito   maranhão
Claudio   Vila Velha ES - AC

Efeito Morph em vídeo de qualidade. Como fazer?

Por: jr2011  

Em: 30/10/2014 16:49

No ano de 1991 vimos um dos maiores marcos em termos de efeitos visuais, o efeito morph usado no filme O Exterminador do Futuro 2 e no clipe Black or White de Michael Jackson, esse último virando referência do efeito, mas poucos se lembram que a ILM já tinha usado esse efeito em 1988 no filme Willow, e filmes que vieram depois como Gasparzinho.

Mas tirando um pouco da história desse efeito é que vem minha pergunta. Tirando os exemplos citados, nunca vi esse efeito sendo criado de uma forma espetacular. Quando vejo, é aquela tosqueira feita com foto parada, nunca em vídeo. E quando acho alguma coisa em vídeo, é uma coisa mais aterrorizante que a Annabelle.

Então pergunto. É tão difícil fazer esse efeito de forma espetacular que só a ILM consegue fazer?

PS.: Editei o tópico porque os links não saíram como eu planejava.
O do Micheal Jackson eu nunca achei muito bom realmente..

No caso do Willow, com certeza foi feito artisticamente quadro a quadro, etc..

No caso do T1000 foi usado o morph no 3d, mas acho q em todos esses outros casos foi um morph 2d, aí tem varias tecnicas artisticas de composição mesmo.. Se vc procurar vai achar varios tutoriais de morph com AE.. É tipo o efeito do \'Shang Tsung\'..

Esses morphs 2d tem bastante em filmes e até seriados.. O q vai tornar ele épico ou relevante na cena vai ser questões de direção artistica e de roteiro mesmo..
Dá pra fazer um robô se levantando do chão como um liquido, e também dá pra fazer expressões faciais simples com morphs.. Mas, um ser de metal liquido se erguendo de uma forma plana no chão é muito mais dramático...

Acho q tem até bastante, se usa de maneiras corriqueiras até.. Não me lembro agora de cabeça filmes ou cenas especificas e tal.. Mas, como na epoca era mais raro ou tecnologicamente dificil, se usava o efeito em momentos ou cenas mais dramáticas.. Talvez como hoje em dia o morph já é mais comum, não se dá tanta enfase cênica nele..

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
ScreamingFox, obrigado por participar desse tópico. Mas então... Quando eu tava me referindo ao efeito morph, tava falando do 2D mesmo, tipo o morph do clipe do Michael Jackson ou do filme Gasparzinho (ambos no tópico que criei). O caso do Willow dá para ver o efeito principalmente na hora que o tigre vai se transformar na mulher. Ali não teve nada de stop motion. Nas transformações anteriores, foi usado tanto stop motion quanto o morph gerado pelo computador.

No filme O Exterminador do Futuro 2, teve casos que teve morph em vídeo, quando o T-1000 se transforma na Sarah Connor, perto do fim do filme. Infelizmente, não achei nenhum exemplo do filme no Youtube. Nesses casos que eu tava me referindo ao morph.

Mas eu tava procurando algum tutorial para fazer esse efeito em 2D no vídeo, mas acho cada aberração que parece que só a ILM consegue fazê-lo com maestria...
É q as vezes tem uns 15 cara fazendo, e levando tipo de uma semana ou mes por take.. Ou seja, pode ser uma questão de \'capricho\' também.. Mesmo usando-se uma tecnica mais primitiva \'à la Shang-Tsung\', se fizer frame a frame numa resolução boa e caprichando bastante, vai ficar muito bom...

Pô véio eu tinha visto varios videos disso aí.. Geralmente no AE... Mas lembro q já fizeram uns programas só pra isso mesmo, q automatizam alguns processos, aí então fazem um com o programa de morph, um outro com as tecnicas do AE, juntam os dois e compõe.. deve ficar uma coisa bacana.. Mas é claro que, até pelo formato (tutorial em vídeo) não dá pra ser uma coisa muito laboriosa (ir corrigindo coisinhas frame a frame é laborioso/chato/enfadonho), então o pessoal q faz os tutoriais geralmente vai apresentar um exemplo mais low lvl mesmo, etc..

@edit: Ah, lembrei um morph q achei bacaninha em 2 filmes.. É com \'lobisomens\' e tal.. Nuns 2 filmes diferentes, o cara pula humano e no meio do pulo se transforma, essa cena tem quase igual nuns 2 filmes diferentes.. É um desses morphs 2d.. na epoca o cara até tinha dado uma entrevista/breakdown, dizendo que dar esse morph no meio de um movimento rápido é bastante facilitador uma vez que se aproveita bastante do motion blur...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710602.

Total de membros registrados: 138065

Últimos membros registrados: bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood, Guerr4h, Fusport , anjosheriberto.

Usuário(s) on-line na última hora: 747, sendo 2 membro(s) e 745 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: mandrade, bodybloom.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.