Se for biped ou determinados outros rigs, vc pode baixar alguns arquivos gratis q tem por aí de capturas de motion captures.. Mas depois de vc usar algumas vezes vai ver q não são exatamente as melhores animações pra tudo, etc..
Caso seja um rig com o sistama do CAT (do max2011 pra cima), vc pode adicionar movimentos definidos por uma logistica matemática (animação parametrica).. Mas isso é mais pra coisas repetitivas, como o comportamento de locomoção..
Mas, geralmente quando se faz um rig original, vc vai usar o proprio rig pra animar.. Se o rig é bom, vai ser menos laborioso de se produzir a animação...
Alguns models e personagens q se vende ou se deixa pra baixar já vem com animações, seja em arquivos pra se carregar, ou em layers de animação.. Mas, em geral, digamos que um model de personagem, só o model é um valor, o model com um rig já é um valor acima, e o personagem completo com um rig bom e animações já é um valor acima dos dois primeiros também.. Não é todo model ou personagem q vai vir com animações ou até rigado..
Mas, caso realmente não tenha animação no model mesmo (procura nos arquivos do model as vezes até tem, etc..), caso o rig seja bom, tenta vc mesmo fazer a animação.. Usa o track view e o curve editor e aplica alguns conceitos de animação tradicional q vc consegue já, caso o model tenha um rig bom, fazer a maioria das coisas...
Um bom material pra vc dar uma olhada, em teoria da animação, é essa obra multimidia chamada \"The Animator\'s Survival Toolkit\":
http://www.theanimatorssurvivalkit.com
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..