Eu sempre fiz, logisticamente, a \'velocidade\' junto com o movimento e giro das rodas (e eventual velocimetro), por acreditar que seria, realmente, mais pratico..
Mas com certeza dá pra vc calcular a \'velocidade\' do giro da roda, depois de se ter feito a animação..
Primeiramente vc teria q traçar uma \'linha imaginaria\' entre o ponto inicial e o ponto final da trajetória do veículo..
Depois, vc iria aplicar a formula da velocidade (é uma formula da Fisica, mas é bem simplezinha) frame-a-frame, e multiplicado pela formula da circunferencia..
Mas vc ia ter q dar \'play\' na animação, com o seu script ativado, pra ele gerar esses keys da roda girando pra vc (faz um botão com o nome \"Simulate\" q fica chique heheheh).. No caso da roda, vai acumular o giro, no caso do velocimetro, não vai acumular.. Dessa maneira aí com certeza vc vai conseguir fazer tanto a roda quanto o velocimetro.. Controlando de maneira interativa ou não o mestre do rig...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..