Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Lucas   Campos dos goytacazes - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Deucher Jr   Jonville - SC - Brasil
Alexandro   Cascavel - PR

Portfólios Ver Mais

n3reu   Fortaleza - Ce
batboy   São Paulo - AC
Igor   Uberlândia - MG
leonardogomes   franca - sp - SP

3DsMax Expressões 2D em modelos 3D

Por: DaniiMartins  

Em: 19/03/2015 17:08

Olá, galera, sou estudante de 3D. Estou agora, fazendo um projeto da facul, que é um curta animado.
No meu curta, utilizarei um render de cellshading. Um professor, ao olhar meu personagem, disse que não daria certo fazer o morph em 3D, modelando os olhos, boca..etc (eu já achava que não funcionaria, então ele só confirmou). Por isso, estou buscando uma forma de usar expressões em 2D no personagem 3D. O problema é que não posso fazer as mudanças de expressão por meio de um software de edição de vídeo (durante a pós produção), pois haverá muita movimentação e vai ser inviável sincronizar. Eu preciso de uma forma de automatizar essas mudanças de expressão no 3DS max, para poder animar as expressões durante a etapa de animação do curta. Eu já tentei criar uma gambiarra aqui, mas me disseram que existe uma forma mais pratica de executar isso.
Já pesquisei um monte de coisa e o mais proximo que cheguei, foi um vídeo de making of, no youtube. Onde o criador utiliza uma espécie de controladores no Maya, para alterar o face morph.
Eu preciso ao menos de uma luz, para ter pelo que pesquisar, minhas pesquisas estão bem vagas e não estou achando nada realmente esclarecedor.

Brigadão.

O vídeo de que falei, olhem em 1:42 segundos.
https://www.youtube.com/watch?v=BsUIpQk568w

meu personagem:
Portfolio: http://danii-d.deviantart.com/gallery/
Primeiramente, dá pra fazer com morph, aí não é questão de \'se dá\', pq dá, é uma questão de estilo mesmo.. um olho 2d é diferente de um olho 3d..(é uma direção artistica diferente, vc usar feições desenhadas e tal, etc.. é questão de \'gosto\' de fato..)

O q vc quer é basicamente um rig de textura, vc vai rigar a textura dos olhos e boca, pra reagir com controles similar de como seria num morph..

Vc pode por exemplo vincular o movimento de uma textura de um \'olho\' pra cima e pra baixo (e pros lados), ou mudar a textura do olho em sí...

Em versões do max anteriores a 2014, vc vai usar esse tipo de rig (vc vai por exemplo fazer um wire entre um objeto controlador e o Offset de uma textura) junto com o modifier \"Material\", e então criar um material complexo... Ou, numa versão do 2014 pra cima, pode usar um PDF como textura e controlar \'paginas\' do pdf a serem mostradas na textura, o q é a mesma coisa basicamente mas adiciona um nivel a mais de controle do que seria somente controlando offset e com o modifier Material...

Um exemplo de rig de textura (mas sei q tiveram correções também, etc.. por exemplo vc poderia realmente animar na mão a textura e por pra tocar no seu material também, mas isso aí seria muito mais laborioso do que um rig (q também é trabalhoso mas seria mais intuitivo no final)) seria aquele desenho Jelly Jamm, perceba que no rosto dos personagens tem um rig de textura mas os personagens são 3d..

(exemplo do q se pode obter com rig de textura (\"Jelly Jamm\"))
https://www.youtube.com/watch?v=-Nl6mLVkaPc

Nesses casos aí o material fica meio complexo, mas vc acaba entendendo... (provavel q vc use composite com mascaras ou blend, etc.. ou até os dois no mesmo.. fica um material um pouco \'tecnico\' mesmo..)

Primeiramente tenta controlar uma bolinha de olho com o Offset da textura...

Depois, cria uma animação tosca de um sorriso, e cria um material do tipo multi-sub com a quantidade de materiais igual à quantidade de frames da animaçãozinha de sorriso, pra cada frame da animação, vc cria um submaterial... Então, põe esse material num objeto e neste objeto use o modifier \"Material\".. vc mudando o Material ID nesse modifier, vai mudar o \'frame\', etc.. Isso eu acho q vai ser bem facil de vc entender.. Aí então cria um pdf com esses 10 frames e tenta fazer com a \'viragem de paginas\' com o material... Acho q entendendo essas coisas aí vc consegue fazer isso perfeitamente, direto no 3ds..

Qualquer coisa eu faço um video disso aí e mando pro seu professor e ele te passa =D.. Mas n se intimida n q isso é bem facinho até.. é um rig meio trabalhoso ou chato de se fazer, mas não fica exatamente dificil n...

@edit: Vc pode \'mesclar\' também.. Por exemplo, renderiza a cena toda como preview bem basico mesmo, pra calcular os tempos e movimentos dos personagens.. E então vc cria a textura animada pra aplicar no personagem, já \'sincronizada\' pra cada cena.. Na pós ficaria contraproducente eu acho... Se vc tiver muita dificuldade com esse render de textura vc pode fazer isso tbm... Mas já te digo q vc vai poder mexer nesse rig de textura de uma maneira identica a mexer num rig de morph...

@edit: Imagem de exemplo q eu tinha feito a um tempo atras estudando o rig de textura e etc..

@edit: Era um gif animado mostrando isso numa carinha... mas n ta aparecendo aqui e n dá pra baixar pra referenciar de novo.. :z... Mas vê esse tópico aqui q vai te esclarecer bastante e tem esse exemplo tbm...

http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/89882

@edit: Ah, e um exemplo de personagem animado na topologia e com cel shading:
https://www.youtube.com/watch?v=6K-R-Q0YRtQ

A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá, amigo. Você ajudou bastante. Eu havia feito alguns testes que estavam mais ou menos no raciocínio que você explicou aqui:

\"Depois, cria uma animação tosca de um sorriso, e cria um material do tipo multi-sub com a quantidade de materiais igual à quantidade de frames da animaçãozinha de sorriso, pra cada frame da animação, vc cria um submaterial... Então, põe esse material num objeto e neste objeto use o modifier \"Material\".. vc mudando o Material ID nesse modifier, vai mudar o \'frame\', etc.. Isso eu acho q vai ser bem facil de vc entender.. Aí então cria um pdf com esses 10 frames e tenta fazer com a \'viragem de paginas\' com o material... Acho q entendendo essas coisas aí vc consegue fazer isso perfeitamente, direto no 3ds..\"

Eu usei pequenos vídeos do meu PC no teste, e encontrei uma opção onde vc pode indicar em qual frame o vídeo vai começar a rodar. Mas confesso que um rigging me pareceria mais atraente. Se souber uma forma de fazer esse rigging, como no video do making off de Oasis Rock, me passe por favor.

De qualquer forma, você já me ajudou bastante com essas alternativas. BRIGADÃO!

Se pudermos continuar com esse assunto no futuro, irei testar tudo que falou para ver qual opção vai se adequar melhor. Esse vídeo do sorrizinho tosco eu já havia visto, ele tem uma transição muito brusca entre uma expressão e outra, algo assim seria tranquilo de fazer. Esse do render poderia funcionar, mas eu acharia muito mais seguro que tudo ficasse funcional durante o processo de modelagem e rigging do personagem, não quero correr o risco de descobrir que n vai dar certo depois de tudo pronto, entende? O tempo é curto para esse tipo de mancada.
Vou te mandar umas prints que tenho do raciocínio que eu construí até agora.
Mais uma vez, obrigada.

Vou explicar isso mais perfeitamente pra vc até pra treinar isso tbm q faz tempo q n faço coisa do tipo mas já fiz bastante e direto e reto vc vê personagens inclusive em propagandas usando esse tipo de técnica.. Mas agora to fazendo um monte de coisa, talvez essa semana agora eu faça alguma coisa e passe pra vc..

Mas no caso do composite aí vc vai animar a mascara, por exemplo, com o efeito do pdf ou do modifier material.. usando os 2 juntos deve dar margens a rigs muito mais complexos e completos pra esse tipo de coisa, mas nunca usei os 2 juntos apesar de que teoricamente parece simples..

Pior q agora eu n lembro como deixei as duas partes independentes uma da outra (mas lembro q foi com composite mesmo, etc.. mais o modifier material pra flipar os frames do desenho)..

Então.. Tenta o q eu falei do modifier material antes, pra vc entender o conceito:

-Cria uma esfera.
-Faz uma animação 2d de n frames do rosto.
-Cria um material do tipo Multi-Sub. Tem q ter 1 submaterial pra cada frame da animação 2d.
-Aplica cada frame do desenho 2d como difuso (ou o q vc quiser) de cada submaterial, na sequencia é claro..
-Aplica o material na esfera.
-Aplique o modifier Material nessa esfera.
-Controle os frames da animação 2d com o \'material ID\' do modifier Material.. é bem facil...

Aí então vc pode vincular objetos de controle pra controlar essa animação q nem vc faria com morphs.. testa isso aí pra vc ver.. aí depois vai aumentando a complexidade..

Olha esse exemplo bacaninha aqui q usa esse conceito do modifier material de uma maneira similar, apesar de q pra coisa bastante diferentes.. Assim dá pra fazer um mostrador de numero (o primeiro exemplo) ou um mostrador de qualquer quantidade q vc quiser (pra isso usei uma formula matemática tbm mas isso é secundario nesse caso).. O \'altimetro\' é um exemplo de rig com esse conceito.. No caso do personagem poderia ser num controlador direto uma vez q vc n vai usar matemática no personagem...

http://www.mediafire.com/download/ep6wcccrpkn1a0i/disp2.zip
(no \'disp\' vc vai no helper chamado \"Contador\" e o numero q vc digitar vai aparecer no display XDD... No altimetro o display vai mostrar a altura em Z da setinha wingding.. bem bacaninha XD..)

Da uma olhada no material e no modifier Material... Isso é um exemplo bem simples.. com isso dá pra fazer um rig pra um relogio digital tbm... ou varias outras coisas, etc.. Mas creio q venha a ser didático pra vc..

@edit: Upando video dos max do zip.... (..., ..., ...)

Ó deu certinho com a musica XDD... É o do zip :)...
Entendi, daí basta fazer alguns frames intermediários entre as expressões chave. Assim consigo evitar a transição brusca. Muito bom, obrigada. Irei testar esse esquema assim que possível. Se tudo der certo, quando eu terminar te mostrarei o resulktado. Além disso, gostaria de agradecer devidamente à ajuda, nos créditos do meu projeto. Como se chama?

:)
É dá pra por quantos frames vc quiser nesse esqueminha aí...

Vou te mostrar um exemplo com o flip de pdf depois aí vc pode usar as 3 coisas no seu rig q aí fica bem ok mesmo..
Exemplo com paginas de um PDF..

http://www.mediafire.com/download/do7zx9sroz9f7v7/rabbit.rar

O material poderia ser manuseado de maneiras melhores mas fiz bem rapidinho mesmo o personagem pra ser rápido mesmo... mas até q ele ficou com um pouco de charme XDD..

Apesar de dar margens a rigs mais completos, tem varias situações q usar essa questão do pdf faz dar crash então salve varias vezes enquanto faz o seu rig aí.. vc pode usar também marcadores como \'faders\' e fazer o wire com eles, ou usar motion capture também o q seria bastante propicio mas aí um pouco mais complexo de configurar..

@edit: Na do rosto tem q clicar pra ver a animação..

@edit: É quase igual a usar o modifier Material só q nesse caso vc poderia ter varios material ID no personagem q não iria influenciar.. Mas dá pra articular as duas coisas tbm.. etc.. Nos dois casos (o da bolinha e esse da lebre) o controle do olho é independente do controle da boca.. daria pra fazer o nariz tbm, mas fiquei com preguiça.. Vê q nesse aí dá até pra vc controlar a cor do olho, etc.. Como vc vai ver no material eu ia fazer pras tres partes (o olho, o nariz e a boca, e o correto seria fazer cada olho independente do outro) mas assim já dá pra entender.. Foi feito wire entre os parametros controladores no helper e os parametros do material...Aí vc pode articular o material de outras maneiras mas a flipagem de paginas da pra fazer assim de boa.. :)..
Realmente, o resultado é muito bom.
Um super obrigada :D
Eu vou tentar logo logo. Vlw mesmo!
Bom, testei aqui seu primeiro exemplo, dos números. Até aí tranquilo, o rigzinho tbm é tranquilo de fazer.
Daí abri o seu arquivo do coelho e não consegui me achar, principalmente porque uso o slate meterial e não o compact, aí me perdi um pouco :)
Você usou uns lances de vector maps, mas eu n sei exatamente como isso funciona. Para alterar as expressões no caso, em qual parâmetro eu tenho que mexer? Me perdi um pouco, desculpe.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138057

Últimos membros registrados: REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio, ADERSONS, elasticare, Acfabbri.

Usuário(s) on-line na última hora: 826, sendo 22 membro(s) e 804 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: AlexTerra, Duda, Gabriel.C, billypaul, Reinaldo Silva, Augusto Peixoto, Max Idalgo, Eduardo Ramos, gilson antunes, renaz, Pierrejr78, mandrade, Le_Andro, Thiago Couto, Jorge Henrique, Lucas Reis, Fabio Amorim, Renatto, luciano3d, Henrique Ribeiro, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.