Então.. até onde eu sei, o storyboard já vai pegar esse aspecto do enquadramento de camera...
E, alem de outras coisas evidentes, é uma das questões mesmo do storyboard.. Pra cada cena vai ter um storyboard, e nele mesmo vai estar escrito a mudança dos takes (escrito mesmo, q nem num rascunho de um gibí).. Poderia-se dizer que é um interstício entre o \'storytelling\' e o \'screenplay\'... O storyboard vai dar em linhas gerais questões de angulação de camera e enquadramento, luminosidade da cena, e inclusive o tônus emocional das tomadas... Imagina um livro.. Aí um especialista de \'storytelling\' (pra filmes, e isso é uma questão de \'\"conhecimento\"\' também é claro, hehe..) criaria meio q como um \'gibí\' do livro, só q bastante detalhado (na questão do \'tempo\' das cenas).. E então o diretor e o diretor-de-arte (podem ser a mesma pessoa) escolhem as cenas boas e mandam ser pensadas de tal ou outra maneira as cenas q não gostaram.. E então com essas correções e palpites da direção-geral é criado o storyboard de fato..
Todos os storyboards q eu ví, não precisaram necessariamente de um programa, geralmente (dos q eu ví... aí vc pode criticar a minha ignorancia e eu até acharia bom..) tinham uma questão de \'ordenamento-e-categorização\' bastante determinadas, e isso em papel mesmo, por exemplo ter um cabeçalho no topo da pagina, e quadrados determinando cada tomada ou angulação de câmera... Mas é claro que, com um tablet de graficos (sei pq uso um de mouse (coisa de vagal, não faça isso mawaheuheuhe XDD)) vc poderia desenhar no PS ou outro programa de 2d o seu storyboard..... Não sei se teria um programa típico de storyboard (aliás, imagino q não exista.. mas se vc souber de um fala aí que gostaria de saber também se houver.. q as vezes aí teria determinadas utilidades q não teriam sido pensadas pra um PS por exemplo, etc..)..
Pelos storyboards terem uma natureza de \'dispensáveis\' (ou seja, pra um filme \'fódão\' vc faria varios e varios storyboards pras cenas, aí o diretor-geral e o diretor-de-arte decidiriam o rumo das filmagens de fato) geralmente são feitos em esqueminha de \'esboço\' mesmo... Dando pra mostrar o personagem, a angulação de camera, e o aspecto emocional da cena no GERAL... Ou seja, não seria no storyboard q vc teria q desenhar todos os golpes de um filme de luta (os diretores iriam contratar gente pra interpretar o storyboard, preferencialmente gente com bagagem de artes marciais, etc.. isso é só um exemplo banal...), mas vc poderia, no storyboard, simplesmente escrever num cantinho o estilo de luta, ou um estilo de luta que se parece com o do pergonagem q vc imaginou, e isso iria ajudar os diretores, etc.. etc...
Mas, por exemplo, pra uma animação em 3d, vc pode também fazer um esboço da animação, veja esse exemplo, é de uma cena que foi julgada como sendo a melhor cena de luta de sabres de luz da historia do Star Wars (e isso, pra quem gosta de Star Wars (não é o meu caso, apesar de eu gostar, mas n sou fã e tal,etc..) vale muito mas muito mesmo XDD..)..
Veja que a animação é bastante tosca, e deveria ser assim mesmo, até pq seria dificil vc fazer uma animação a nivel de \"Yip Man\" só pra ter q fazer tudo de novo e com golpes diferentes, pq vai ser os diretores a decidirem finalmente a sequencia de ação, etc..
Enfim.. Veja esses 2.. (inclusive tem partezinhas q eu gostaria q fossem passadas pro final, mas.. né.. questão de direção geral e de arte... talvez o George Lucas n tenha gostado dumas partes q nem eu gostei, etc..)
O \'preview\' (digamos q seria como que um \'storyboard\' da animação.. Mas veja bem, q certamente esse preview foi composto baseado num storyboard dos classicos com certeza (os storyboards de quadradinhos e esboços..):
https://www.youtube.com/watch?v=YxrMEQlTMvs
(bacana de ver, veja q as animações são toscas... é q nem um storyboard, só q a outro nivel de desenvolvimento... vê q as cenas são baseadas no storyboard simples, mas um storyboard não tem questões como o tempo-e-movimento (o \"comportamento\", que leva um tempo pra ser emitido) entre outras.. )
E, é claro, que deve haver, naturalmente, a interação entre quem fez o storyboard e os artistas 3d e a direção-de-arte/ou geral, bem como, no caso do preview 3d, uma reunião entre os artistas e a direção.. São coisas que envolvem \'conversa\' por assim dizer...
Enfim... Vê a versão completa da cena.. Veja q é bastante diferente do preview (esse preview foi vazado, não era pra estar em publico, etc.. xd..).. A cena de preview da animação foi como um tipo (um pouco mais elaborado ou proximo do final (até por ser uma animação 3d..) de storyboard..), ou seja, houveram reuniões aí, pra decidir o \'pique\' ou o \'estilo geral\' das coisas, no geral, e reuniões com mestres de artes marciais ou congeneres, pra decidir os movimentos de luta em sí... Isso é um resumo.. É coisa artistica e de bom senso... Coisa bastante intelectual XDD..
Enfim.. O video da cena completa:
https://www.youtube.com/watch?v=-7hBZNsPnyg
@edit: \"Storyboards\" (pq um desenho, de fato, quando é criado, não tem necessariamente um \'lastro\' ou algo que lhe diga \'oh, vc é storyboard\' ou \'oh, vc é arte-completa\', etc..), mas veja vem... storyboards sendo aproveitados e aperfeiçoados de uma maneira excelente... Isso é coisa do Bakshi... Ele fazia isso bastante... é uma animação \'pós-moderna\' digamos assim XDD...
Enfim.. Veja pelo menos o comecinho desse filme, e o final, há, é realmente um final q ninguem imaginaria (pelo menos eu não pude prever.. e eu sempre me gabo de dizer como vai acabar o filme, hehehehe...).. mas é um filme bastante \'fofinho\' tbm :3...
(questão estética de aproveitamento de storyboard excecivamente excelentes, no começo do filme..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..