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Para Especialistas - Software que gera motion em Real time

Por: colisa  

Em: 14/08/2015 12:23

Boa tarde e todos.

Venho por meio desta solicita ajuda ou exclarecimento em um ponto que me interessa.

Para gerar animações de um objeto no max é preciso que eu mexa cameras timeline e renderize quadro a quadro (automaticamente claro)até sair o produto final.


Vamos pegar como cena para minha dúvida uma camera \"passeando\" ao redor de uma esfera estática por exeplo.


Ai vai a pergunta aos especialistas.

Existe algum software que eu exporto meus arquivos com textura pronta e ele faz isso em tempo real, tipo uma engine de jogo?



Ficou um pouco confuso, veja bem.. Uma coisa é gerar uma animação em tempo real, e outra coisa é Visualizar o 3d em tempo real..


Hoje em dia o conceito de \'engine de game\' é basicamente isso mesmo.. Não é coisa exclusiva pra se usar pra jogos e tal... Se vc manjar de programação dá pra fazer um visualizador com o OGRE, que é uma engine de codigo aberto..


Já pra se gerar uma animação em tempo real, vc vai ter q articular logísticas tipicas de rig na engine.. Um exemplo que se usa bastante hoje em dia (em games modernos) é o pé do personagem que pisa num lugar inclinado.. o pé vai se inclinar de acordo com a superfície (mas não o resto do corpo) do chão, isso é um exemplo bastante simples de se entender uma animação (ou parte de uma animação) a ser gerada em tempo real...

É uma logística de \'forças\' e \'controle\', pra se gerar uma animação em tempo real.. Imagine que eu defina logicamente a \'gravidade\', na minha engine (\'minha\' ou uma engine editada pro que eu vou fazer), se um personagem solta uma maça, a maçã vai ser mover até o chão, isso seria uma animação gerada em tempo real.. Ou seja, vc vai definir uma \'logistica do comportamento\' pro model (ou pros bones dos models) de maneira a que o model (ou os bones) responde de maneira automática às situações..

Imagina que tem \"um coração\" e \"uma menina bonita\".. E então vc configura uma contração e expansão cíclicos e matematicamente definidos pro \'coração\'.. E então na formula da frequência de expansão/contração do \'coração\' vc põe q a frequência (a rapidez do comportamento cíclico de se expandir e contrair sucessivamente) é dividida pela distancia entre o \'coração\' e a \'menina-bonita\'.. Dessa maneira, se a \'menina\' chegar perto do \'coração\' (ou vice-versa) o \'coração\' vai \"bater\" mais rápido, se a \'menina\' se afastar do \'coração\' (ou vice-versa) o coração vai \"bater\" mais devagar.... Aí então vc teria gerado uma logística de animação em tempo real pro \"coração\"... Isso pode ser pra coisas naturalísticas mais globais e simples, e pode facilmente evoluir pra algo mais pertinente a um conceito de \'inteligencia artificial\'... Apesar de que esse exemplo seria muito mais um \'sentimento artificial\'.. XDD..

É uma questão de \'estimulo e resposta\', com variáveis lógicas (do tipo \"se..então\", \"se..ou\", \"ou..ou\", etc..) e matemáticas (por exemplo dizer que \'o quanto mais perto da fazenda o cavalo está, mais rápido ele anda\', etc..).. Vc tendo elementos diferentes que influenciam o \'comportamento\' (logica e matematicamente definidos) uns dos outros, vai ter a geração de animação real time.. É quase realmente uma inteligencia artificial.. Veja o exemplo da borboleta do UE4, q é um exemplo de inteligencia artificial rudimentar e evidentemente também de animação gerada em tempo real...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Entendi... então vou ter que correr atrás de uma engine e me aprofundar nos conhecimentos sobre elas e linguagem de programação...

É que vejo o render do max, quadro a quadro... e é desanimador.. por outro lado abro o project cars e tenho uma engine rodando algo a 60fps com uma qualidade que até se confunde com o realismo, da até para pegar uma camera e gravar rsrs..

Entende, é uma comparação básica mas é só para \"iluminar as idéias\"

Acho que com uma engine gráfica e um objeto estatico modelado eu conseguiria coisas interessantes em se tratando de animações..



Obrigado ScreamingFox.
Cara se vc quiser \"passear\"por um objeto, o max faz isso(mais complicado)
Recomendo da uma olhada no Keyshot.
Agora se for ambiente, da pra fazer no max se for aquele giro de 360.
Agora se quser poassear por todos os ambientes, so usando alguma engine como o Fox falou;)
Então, eu utilizo o Keyshot.. na verdade acho ele melhor que o max para render estático, o keyshot faz isso? se eu exportar um objeto estático consigo fazer a camera \" passear\" por ele?
Vc tem que importar o seu objeto para o key shot colocar os materias lá(que é muito fácil)
e gerar o html ou .swf do objeto girando.
Da uma pesquisada no goole sobre isso. vc vai v que nao tem muito segredo.

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