Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

arq.andreis   caxias - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
lima121   são luis -maranhão - AC
Antonio   SÃO PAULO/BRASIL - AC

Portfólios Ver Mais

Kamus   Petrolina PE - PE
Renato   tucurui
Cybershot   Sousel - AC

Animar câmera suave/zoom?

Por: Marilene  

Em: 04/10/2015 10:13

Gente tudo bem?
Onde eu encontro um tutorial q mostrei bem como animar esse tipo de efeito na câmera?
Estou tentando aqui um tempão e não consigo obter um bom resultado no meu projeto.
Principalmente pq no meio do movimento suave ele muda sua trajetória...
Como posso fazer isso?
Obrigada

Use uma spline pra definir a trajetória da câmera (path constraint) e use o curve editor pra regular a velocidade do movimento da câmera através da curva do % (por cento do caminho percorrido).

Obs: Mesmo sem usar o curve editor, vc pode simplesmente, a cada movimento da camera na spline definir uma tangente (se é uma diagonal reta (o movimento começa e termina com a mesma velocidade), se é uma curva (começa devagar e acelera ou vice-versa), etc..) diferente pro movimento e então pode fazer essas acelerações e desacelerações tbm sem dificuldade...
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Eu faria isso na pos!
Renderiza tudo em um um memso time, e no after vc acelera onde quer.
Oi Marilene, boa tarde!

Abaixo vou colar a resposta do André.

----------------------

Oi, tudo bem?

Veja só, a animação em si é bem simples, pois basta girar em volta do personagem ou girar o próprio personagem, a questão é como vai criar a sensação de aumento e diminuição da velocidade.
Isso pode ser feito de várias formas e a coisa mais importante do mundo é aplicar Motion Blur, que gera o reastro do movimento criando a sensação de velocidade.
Então são 3 partes, a movimentação da câmera, as variações de velocidade e a renderização com Motion Blur.

Para a parte da movimentação você pode usar uma linha como caminho, depois cria um Dummy e aplica o Animation > Constraint > Path Constraint para fazer o Dummy seguir o caminho, por fim anexa uma câmera no Dummy com o Select And Link para ela acompanhar, assim, pode virar a câmera para qualquer lado facilmente enquanto ela segue o caminho.
Porém, terá mais controle se animar manualmente lincando a câmera no Dummy e animando o Dummy com Keyframes em vez do Path Constraint, você pode habilitar o Trajectories no Object Properties para ajudar, mas neste caso é apenas uma questão de experiência.

Agora, as variações de velocidade pode ser feito de várias formas diferentes.
A velocidade é determinada pela quantidade de Frames que tem entre um ponto e outro, então, se vai se mover de A até B em 90 Frames, vai levar 3 segundos, mas se fizer o mesmo movimento de A até B em 180 Frames vai levar 6 segundos.
Nos recursos do Path Constraint no painel Motion você vai encontrar o % Along Path que permite alterar a posição do objeto no caminho, então, animando este valor você consegue aumentar e diminuir a velocidade nas partes que quiser.

O ideal é fazer essa variação de velocidade editando as curvas de animação da câmera, pois assim você tem mais controle, porém, exige mais experiência em animação porque precisará animar a câmera manualmente com KeyFrames em vez de usar o Path Constraint.
Você acessa as curvas de animação pelo Graph Editors > Track View Curve Editor.
No Curve Editor você pode usar o Retiming para aumentar ou diminuir a velocidade com facilidade.
Nesta página está o manual na Autodesk: http://knowledge.autodesk.com/support/3ds-max/learn-explore/caas/CloudHelp/cloudhelp/2015/ENU/3DSMax/files/GUID-66063B44-9F65-46A6-B878-54118546CAF7-htm.html

Este é um bom vídeo tutorial sobre o Retiming: https://www.youtube.com/watch?v=sbA-lAG8hvg
Também tem este outro: https://www.youtube.com/watch?v=RvjcTnzr43Q

Se estiver usando o Max 2016 você tem uma grande facilidade para fazer isso usando o formato Alembic.
A partir dos 30 minutos do vídeo que está nesta página o autor explica como fazer: http://www.tresd1.com.br/noticia/63930

Já o efeito de Motion Blur para criar o rastro do movimento depende do Render que estiver usando.
Se for o Mental Ray é só habilitar o recurso de Motion Blur na aba Renderer dentro da janela Render Setup, aumentando o valor do Motion Segments você melhora a qualidade dele e aumenta o tempo de render.
Porém, também é possível fazer o Motion Blur com boa qualidade no After Effects e sem gastar tempo de render, é só renderizar um passo de Motion Vector, que normalmente aparece como Velocity no Render Elements, mas se for renderizar com o Mental Ray tem um Shader próprio chamado Motion Vector Export que você aplica no Output do Camera Shaders na aba Renderer.

Abraços e tudo de bom.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 711031.

Total de membros registrados: 138504

Últimos membros registrados: optilosscream, nova10ordem, JointGlide, violecusk, ErexcelCAPrice, Crouchanthon, optiloss, Jingvu026.

Usuário(s) on-line na última hora: 468, sendo 16 membro(s) e 452 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Henrique Ribeiro, JointGlide, optilosscream, holtenodro, Thiago Couto, Moura, nildoe, Renatto, klogg, Reinaldo Silva, Luis Antonio, Leonardo, Bruno, CNC, marcio.alain, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.