Oi Dani, abaixo segue a resposta do André, qualquer dúvida estamos a disposição.
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Oi, tudo bem?
O seu professor está correto, é muito mais fácil fazer a animação facial com imagens 2D do que realmente animar o Mesh do rosto.
Porém, nunca deve usar arquivo de vídeo como textura, pois tem compressão, pode ter diferença no Frame Rate e depende de codec, sempre que precisar de um vídeo você deve usar uma sequência de imagens, ou seja, exportar o vídeo Frame a Frame, normalmente os programas que fazem animações exportam as imagens em sequência numerada e outros programas conseguem abrir a sequência como sendo um vídeo, mas desta forma fica com qualidade total, é independente do Frame Rate e não depende de codec.
O 3ds max vai reconhecer automaticamente a sequência de imagens como vídeo assim que você selecionar a primeira imagem da sequência, em seguida vai aparecer uma mensagem pedindo para criar um arquivo IFL, é só dar OK e a sequência abrirá como se fosse um arquivo de vídeo AVI, mas sem os problemas que arquivos de vídeo causam.
OBS: Na janela que o 3ds max abre para você escolher a imagem que deseja importar tem um quadrinho com o nome Sequence, se ele estiver desabilitado não vai reconhecer a sequência de imagens como vídeo e ele só fica disponível depois que selecionar a primeira imagem da sequência.
Estou enviando em anexo uma imagem desta janela mostrando o quadrinho Sequence para você ver onde fica.
Outro detalhe importante é que será muito mais difícil você fazer isso com um vídeo, mesmo uma sequência de imagens, pois será tratada como vídeo e você não terá muito controle durante a animação em 3D para chamar a expressão facial que deseja na hora certa, poderá usar apenas os recursos do menu Time que fica dentro do mapa Bitmap onde carrega a sequência de imagens.
É mais fácil ter apenas as imagens de cada expressão facial e fazer a troca entre elas durante a animação 3D, assim, poderá trocar de expressão na hora que quiser sem ter que acertar o tempo da animação 2D com a animação 3D.
É bem simples fazer a mesclagem de duas imagens no 3ds max, tem várias formas de fazer, mas a mais prática é com o mapa Composite, pois basta criar Layers e carregar as expressões faciais em cada Layer, depois é só animar o valor do Opacity em cada Layer para fazer aparecer a expressão facial que quiser, com 0 no Opacity o Layer fica invisível e com 100 no Opacity o Layer fica visível.
Estou enviando em anexo uma imagem do mapa Composite para você ver onde ficam estes recursos.
Também existe um Script gratuito do Joe Gunn que faz este Blend automaticamente e ainda oferece uma janela para você escolher facilmente a expressão facial que deseja.
Você pode baixar o Script neste link: http://www.joegunn3d.com/Tuts/FSW_Pub.htm
E tem um vídeo tutorial sobre ele nesta página: http://www.joegunn3d.com/Tuts/FSW_Pub.htm
Abraços e tudo de bom.