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MR sun MR Sky Max 2017

Por: Saulo  

Em: 30/08/2016 08:20

Pessoal,

Alguém sabe o que aconteceu com o MR Sun e Mr sky /Daylight do Mental Ray no MAx 2017?

Não devemos trabalhar mais com MR e sim o o ART?

No caso trabalhando com o MR, como posso fazer a iluminação externa?

Att!
Pelo que vi no Max 2017 o Mental Ray nao vem mais instalado, vem apenas como complemento, eu instalei a parte, tive de baixa o MR e instalar manual, o ART é uma copia barata do MR.
no 3ds max 2017 você deve escolher o Mental Ray na hora de instalar o 3ds Max. Do contrário não será instalado junto.

instala o Vray ou Corona aí e boa, man.




Putz estão estragando o software...

Tive que me virar com o ART pra entregar um trabalho, vou migrar para o v-ray de vez a autodesk não sabe o que quer da vida...iray..art..mr...scanline...
Só fazem cagada! O soft nem está maduro e já entrou....
Então, depois de 10 anos usando Mental Ray, vendo que ele estava ficando para trás e também estava sendo abandonado pelo Max, resolvi ir para o V-Ray. Estou fazendo um curso na Melies, e só me arrependo de não ter ido antes para o V-Ray, e parte dessa culpa é da 3D1, que me iludia dizendo que o Mental Ray ainda tinha futuro....kkkkkkkkkkkkkkkkkk (brincadeirinha).
3dsMax 2017 / VRay / Corel
O Mental Ray tem um futuro... ... um futuro no museu. A não ser que ele seja melhorado de forma bem considerável no 3ds max (tempo de renderização e se atualizassem esse método de iluminação interna).

Oi Saulo,

Abaixo segue a resposta do André.
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Oi, tudo bem?

A partir do 3ds max 2017 o Mental Ray e o Iray não estão mais integrados no programa, eles são Plug-ins separados igual o V-Ray e os demais renderizadores.
Na instalação do 3ds max 2017 tem as opções dos componentes que deseja instalar em conjunto e o Mental Ray está entre elas.
Mas também é possível instalar manualmente clicando no arquivo Mentalray2017.msi que está na pasta x64\\Mentalray.

O ART é uma cópia vagabunda do Mental Ray, apenas para não dizer que o 3ds max não tem mais nenhum renderizador fisicamente correto moderno, mas por enquanto o Plug-in para instalar o Mental Ray e o Iray veio junto com o 3ds max, como eu escrevi na notícia sobre isso na capa da 3D1, é muito provável que o 3ds max 2018 não venha com o Plug-in para instalar, terá que comprar na Nvidia se quiser usar.
Nesta mesma notícia eu comentei que a Autodesk comprou o Arnold e integrou no Maya no lugar do Mental Ray, portanto, posso apostar que vão fazer o mesmo no Max, se não for no 2018, será no 2019, então, em teoria as pessoas teriam acesso ao melhor renderizador do mundo por CPU, o mais rápido de todos e o que oferece mais recursos, porém, no Maya colocaram uma marca d\'água nas renderizações, portanto, apesar do renderizador estar integrado no programa, para usar sem marca d\'água tem que comprar uma licença separada.

O problema é que a renderização por CPU está morrendo, o futuro é a renderização por GPU usando a placa de vídeo e já tem placa com 4 GB de memória por 1200 reais, quando a GTX 1080 com 8 GB de memória chegar neste preço, as pessoas vão preferir migrar para um render por GPU que é muito mais rápido e interativo do que usar um render por CPU, mesmo que ele seja o melhor desta linha.

Se você trabalha com o Mental Ray poderá migrar facilmente para o Iray, pois ele é o Mental Ray para GPU, mas o renderizador por GPU com mais recursos no 3ds max é o Octane.
Na área de maquete, o FStorm tem sido muito comentado, por enquanto você pode baixá-lo de graça neste link: http://www.fstormrender.ru
Acompanhe as notícias da 3D1 que sempre ficará por dentro de tudo isso.

Sobre iluminação externa no Mental Ray, é bem simples, basta criar o Daylight com as luzes MR Sun e MR Sky, assim, vai aparecer as mensagens para criar o Physical Sky automaticamente e aplicar o Exposure Control, é só dar OK nas duas.
Nas configurações de Render você deve deixar o Preset do FG no Draft ou no máximo no Low e colocar 2 no Diffuse Bounces.
Teclando 8 você abre o Exposure Control, é só marcar a opção EV e aumentar ou diminuir o valor para clarear ou escurecer a imagem.
A melhor opção para ajustar facilmente é clicar no botão Render Preview para gerar a miniatura da imagem da cena, assim, poderá ajustar o EV vendo o resultado em tempo real, mas geralmente o EV vai variar entre 11 e 15 em dia de sol.
Quanto mais baixo o EV, mais forte fica a iluminação e mais clara fica a imagem, com EV mais alto a imagem escurece, então, tem que diminuir até começar a estourar, pois se estourar muito fica feio.
Por fim, basta aplicar materiais Arch&Design com o Ambient Occlusion habilitado, lembrando sempre de marcar a opção Exact AO.
Com estas configurações terá sombreados detalhados e tempo de render baixo.

Abraços e tudo de bom.
Na realidade com 1000,00 vc compra um GTX 970 com 4GB de ram ou 3.000,00 pagando a vista uma GTX 1080...

Quanto ao MR a ultima vez que usei ele foi um teste pessoal entre velocidade de render comparando com o Vray... com florest e umas arvores no Vray + HDRi tempo estava em 40 segundos, no MR diminuindo o maximo os setings cena só daylght nao consegui menor tempo que 20 min, enfim depois de varios e testes acabei desistindo de vez do render e nunca mais usei, e quando ao Iray nao vejo muito sobre ele na internt acredito que nasceu absoleto e ha opções muito mais interresantes com render GPU.

Mais acredito que uns 6 anos ainda teremos viabilidade em render CPU.

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