Oi Saulo,
Abaixo segue a resposta do André.
---------------------------------------------
Oi, tudo bem?
A partir do 3ds max 2017 o Mental Ray e o Iray não estão mais integrados no programa, eles são Plug-ins separados igual o V-Ray e os demais renderizadores.
Na instalação do 3ds max 2017 tem as opções dos componentes que deseja instalar em conjunto e o Mental Ray está entre elas.
Mas também é possível instalar manualmente clicando no arquivo Mentalray2017.msi que está na pasta x64\\Mentalray.
O ART é uma cópia vagabunda do Mental Ray, apenas para não dizer que o 3ds max não tem mais nenhum renderizador fisicamente correto moderno, mas por enquanto o Plug-in para instalar o Mental Ray e o Iray veio junto com o 3ds max, como eu escrevi na notícia sobre isso na capa da 3D1, é muito provável que o 3ds max 2018 não venha com o Plug-in para instalar, terá que comprar na Nvidia se quiser usar.
Nesta mesma notícia eu comentei que a Autodesk comprou o Arnold e integrou no Maya no lugar do Mental Ray, portanto, posso apostar que vão fazer o mesmo no Max, se não for no 2018, será no 2019, então, em teoria as pessoas teriam acesso ao melhor renderizador do mundo por CPU, o mais rápido de todos e o que oferece mais recursos, porém, no Maya colocaram uma marca d\'água nas renderizações, portanto, apesar do renderizador estar integrado no programa, para usar sem marca d\'água tem que comprar uma licença separada.
O problema é que a renderização por CPU está morrendo, o futuro é a renderização por GPU usando a placa de vídeo e já tem placa com 4 GB de memória por 1200 reais, quando a GTX 1080 com 8 GB de memória chegar neste preço, as pessoas vão preferir migrar para um render por GPU que é muito mais rápido e interativo do que usar um render por CPU, mesmo que ele seja o melhor desta linha.
Se você trabalha com o Mental Ray poderá migrar facilmente para o Iray, pois ele é o Mental Ray para GPU, mas o renderizador por GPU com mais recursos no 3ds max é o Octane.
Na área de maquete, o FStorm tem sido muito comentado, por enquanto você pode baixá-lo de graça neste link: http://www.fstormrender.ru
Acompanhe as notícias da 3D1 que sempre ficará por dentro de tudo isso.
Sobre iluminação externa no Mental Ray, é bem simples, basta criar o Daylight com as luzes MR Sun e MR Sky, assim, vai aparecer as mensagens para criar o Physical Sky automaticamente e aplicar o Exposure Control, é só dar OK nas duas.
Nas configurações de Render você deve deixar o Preset do FG no Draft ou no máximo no Low e colocar 2 no Diffuse Bounces.
Teclando 8 você abre o Exposure Control, é só marcar a opção EV e aumentar ou diminuir o valor para clarear ou escurecer a imagem.
A melhor opção para ajustar facilmente é clicar no botão Render Preview para gerar a miniatura da imagem da cena, assim, poderá ajustar o EV vendo o resultado em tempo real, mas geralmente o EV vai variar entre 11 e 15 em dia de sol.
Quanto mais baixo o EV, mais forte fica a iluminação e mais clara fica a imagem, com EV mais alto a imagem escurece, então, tem que diminuir até começar a estourar, pois se estourar muito fica feio.
Por fim, basta aplicar materiais Arch&Design com o Ambient Occlusion habilitado, lembrando sempre de marcar a opção Exact AO.
Com estas configurações terá sombreados detalhados e tempo de render baixo.
Abraços e tudo de bom.